sábado, 22 de junho de 2013

Sequências de atividades do 3º Bimestre: Maternal, Pré I e Pré II.

Maternal

LOE- Histórias infantis, contos de fadas e histórias sem textos
Ouvir a História do CD Clássicos Inesquecíveis
O.D- A professora colocará o CD Clássicos Inesquecíveis com a História da Chapeuzinho Vermelho.
Roda de conversa
O.D- Em roda de conversa, a professora questionará os alunos a cerca da história: Quais histórias vocês conhecem? Quem já conhecia a história da Chapeuzinho Vermelho? Onde escutaram pela primeira vez? Etc.
Apresentação do livro
O.D- Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações. A professora contará a história mostrando as figuras.
Reconto oral e manipulação de histórias infantis
O.D- A professora disponibilizará no meio da roda diversas histórias infantis para os alunos manipularem, escolherá alguns alunos para recontar a história e os demais recontarão nas próximas aulas.
Dialogo sobre contos de fadas
O.D- A professora irá dialogar com os alunos sobre os contos de fada e que uma das fadas da bela adormecida deixou um presente. Dentro da caixa estará uma varinha. A professorá abrirá a caixa com os alunos e tirará a varinha mágica. Os alunos irão fazer seus pedidos e a professora registrará no blocão.
Apresentação da história sem texto : Ida e volta
O.D- A professora irá apresentar o livro e perguntará as crianças se há alguma diferença entre este e os outros livros, para que observem que não há letras e após pedir para que contem a história de acordo com as imagens do livro.



Pré 1

LOE- Parlendas


Brincando com a parlenda: Cadê o toucinho?

O.D- A professora irá convidar as crianças a brincarem com a seguinte parlenda: Cadê o toucinho? , dividir a turma em dois grupos para brincar com esta parlenda, por exemplo: as meninas perguntam e os meninos respondem, na proxima vez os meninos perguntam e as meninas respondem.
- Cadê o toucinho que estava aqui?
- O gato comeu.
- Cadê o gato?
- Fugiu pro mato.
- Cadê o mato?
- O fogo queimou.
- Cadê o fogo?
- A água apagou.
- Cadê a água?
- O porco bebeu.
- Cadê o porco?
-Virou toucinho.
Leitura da Parlenda: Cadê o toucinho?

O.D- A professora fixará a parlenda: Cadê o toucinho? na lousa escrita fará a recitação para as crianças ouvirem em seguida, os questionar, o que nós acabamos de ouvir? Era uma história? Uma receita culinária? Uma notícia? Vocês já ouviram este texto em algum lugar. Onde? Quem recitou? Logo após explicará o que é uma "parlenda". Depois a professora irá propor que todos ouçam novamente a parlenda e repitam a recitação.
Leitura da parlenda escrita
O.D- a professora fará a leitura da parlenda: Cadê o toucinho e distribuirá uma folha Impressa para cada aluno, pedirá aos alunos que façam a leitura acompanhando com o dedo em cima de cada palavra, em seguida deverão fazer a ilustração da mesma (interpretação com desenho)
Leitura e escrita da parlenda “Cadê o toucinho”
O.D- A professora previamente escreverá a parlenda na lousa e lerá várias vezes com o grupo. Após apagará a palavra gato e escreverá 3 palavras com a mesma sonoridade, como por exemplo pato, mato,gato,as crianças deverão ler para identificar qual é a palavra que completa a parlenda.
Produção escrita coletiva
O.D- Os alunos deverão criar parlenda de acordo com as imagens já recortadas, junto com a professora farão as reformulações necessárias e reescrita da parlenda no sulfitão, tendo a professora como escriba



Pré2

LOE- Parlendas e Adivinhas

Apresentação do livro com cantigas, adivinhas e outros versos
O.D- A professora apresentará a capa, autora e editora do livro e os alunos conhecerão as adivinhas depois propor a confecção das adivinhas que serão colocadas no mural da sala.  Cada adivinha será realizada por um grupo de 3 crianças
Adivinha - O QUE É QUE CAI EM PÉ E CORRE DEITADO? RESPOSTA CHUVA.
O.D- Confeccionar um envelope com a adivinha . Realizar a escrita da resposta
e depois fazer o desenho correspondente a resposta
Descubra a adivinha em grupo
O.D- A professora colocara as adivinhas em uma mesa e cada grupo irá retirar uma adivinha tentando descobrir a resposta.
Brincando com parlendas no boliche
O.D- Faça os pinos do boliche com garrafas plásticas recicláveis e a bola de boliche, de borracha, um pouco mais pesada que a de plástico. Coloque dentro das garrafas versos infantis rimados, que são as PARLENDAS. Divida a turma em dois grupos. A brincadeira consiste em cada componente do grupo derrubar, um de cada vez, somente a garrafa plástica que tiver a tampinha da mesma cor sorteada pelo seu grupo. Caso o aluno acerte, abre a garrafa que derrubou, retira uma parlenda e passa para o final da fila. Caso contrário, ele retira uma parlenda da garrafa do professor e, assim, sucessivamente. Ao final da partida, forme uma roda com os alunos e peça para cada um ler o verso que retirou da garrafa.
Parlendas a serem trabalhadas:
Parlenda:
Dedo mindinho,
Seu vizinho,
Pai-de-todos,
Fura-bolo
Mata-piolho.

Parlenda:Era uma bruxa
Era uma bruxa
À meia-noite
Em um castelo mal-assombrado
Com uma faca na mão
Passando manteiga no pão
Passando manteiga no pão.

Parlenda:
Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem
- Seu lobo está pronto?
- Não, ele está tomando banho.
- Não, ele está comendo.
- Não, ele está dormindo.
- Tá!

Parlenda:
Com quem você
Pretende se casar
Loiro, moreno,
Careca, cabeludo,
Soldado ou ladrão
Qual é a letra do seu coração?
A, B, C, D......

Parlenda:
Meio dia,
Macaco assobia
Panela no fogo
Barriga vazia.

Parlenda:
O rei mandou me chamar
Pra casar com sua filha
Só de dote ele me dava
Europa, França e Bahia.
Me lembrei do meu ranchinho
Da roça, do meu feijão
O rei mandou me chamar
Ó seu rei, não quero, não.

Parlenda:
Um homem bateu em minha porta
E eu abri
Senhoras e senhores
Dá uma voltinha,
Senhoras e senhores
Pulem de um pé só,
Senhoras e senhores
Põe a mão no chão,
E vai ... pro olho ... da rua!

Parlenda:
Quem cochicha
O rabo espicha
Come pão
Com lagartixa
Quem escuta
O rabo encurta
Quem reclama
O rabo inflama
Come pão
Com taturana.

Parlenda:
Pisei na pedrinha
A pedrinha rolou
Pisque pro mocinho
Mocinho gostou
Contei pra mamãe
Mamãe nem ligou
Contei pro papai
Chinelo cantou.
Parlenda:
O tempo perguntou para o tempo:
Quanto tempo o tempo tem?
O tempo respondeu para o tempo
Que o tempo tem tanto tempo
Que nem o tempo poderá dizer
Quanto tempo o tempo tem.
Leitura e ilustração de parlendas
O.D- Cada dupla recebe a sua cópia da parlenda Era uma bruxa para ler e depois ilustrar. Durante a atividade o professor vai passando pelas duplas observando como procedem na leitura, solicitando que leiam acompanhando com o dedo, tendo cuidado para que o dedo acompanhe o que o olho vê e o que a boca fala. Ao chegar junto a uma dupla que já realizou a leitura da parlenda, o professor pode questionar a respeito de como fizeram para descobrir o que o texto conta. Pode também aproveitar este momento para solicitar que as crianças indiquem onde se encontra alguma palavra do texto, indagando-as como sabem que naquela parte está escrita a palavra indicada.
Parlenda enigmática
O.D-.  Colar imagens de acordo com as parlendas trabalhadas na lousa e distribuir uma folha ofício A4 para cada criança. A professora pedirá que as crianças reescrevam a parlenda, substituindo o desenho pela palavra correta. 



Avaliação: Observação e participação dos
 alunos nas atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bases para uma grande construção: