sexta-feira, 7 de junho de 2013

Quadrilha Junina



Objetivos:

- Montar uma coreografia para ser apresentada na festa junina.
- Desenvolver a noção espacial (do aluno em relação a ele mesmo, em relação aos outros, em relação ao espaço de apresentação e em relação à platéia) e a noção rítmica (respeitar o andamento da música, acompanhar o grupo, dançar dentro da melodia musical).

Procedimentos:

-Escolha uma música brasileira bem animada. Ela pode ser instrumental ou cantada. Caso seja escolhida uma com letra, verifique o conteúdo para saber se é adequado à turma. Determine com que passo os alunos irão se deslocar durante a coreografia.
-Depois que os alunos estiverem relativamente confortáveis na estrutura coreográfica fazendo o passo básico no andamento da música, acrescente movimentos dançantes para as outras partes do corpo, incrementando a coreografia e criando "elementos surpresa" para a platéia, como por exemplo, fazer gestos com os braços, bater palmas em determinado momento, dar pulinhos que façam o corpo girar, fazer movimentos com a cabeça ou com o quadril, agachar ou ajoelhar, que  façam parte do repertório dos alunos. Lembre a todos que esta é uma dança coletiva, onde se dança com o(s) outro(s) e para a platéia.

Avaliação:
Estabelecer critérios objetivos a serem observados, tais como musicalidade, memorização da coreografia e noção de grupo. Levante com os alunos o que deve ser feito para sanar os eventuais problemas ou dificuldades. 
Esta atividade avaliativa deve ser feita com tempo suficiente para que ainda haja vários ensaios antes da apresentação. 

Produto Final:
Apresentação de uma Quadrilha Junina à comunidade escolar.

Exemplo de quadrilha:

Caminho da festa: Os pares seguem atrás dos noivos, ini­ciando a dança e parando em determinado momento no centro, formando duas colunas.
Os cavalheiros cumprimentam as damas: eles se aproximam das damas, cumprimentando-as. Flexionam o tronco, mantendo a cabeça erguida, e voltam a seus lugares, caminhando de costas.
As damas cumprimentam os cavalheiros: elas repetem a evolução dos cavalheiros.
Saudação geral: tanto as damas como os cavalheiros andam para a frente e, quando se encontram, cumprimentam-se.
“Balancê” e “tur” (balanceio e giro): damas e cavalheiros fazem o passo no lugar, balançando os braços naturalmente, e giram dançando juntos.
Grande passeio: as damas colocam-se à direita dos cavalheiros e os dois dão-se os braços. Do lado de fora o outro braço continua balanceando ao longo do corpo. Formam um círculo e seguem dançando. Quando o marcador anuncia nova evolução, a progressão cessa e os participantes fazem o que foi ordenado.
Olha o túnel: os noivos, que estão na frente, param e elevam os braços internos para cima e, de mãos dadas, fazem o ­túnel. O segundo par flexiona o tronco, passa pelo túnel, coloca-se à frente dos noivos e eleva os braços, e assim sucessivamente, até que todos passem. Executa-se o passo no lugar durante essa evolução.
Segue o passeio: é a voz de comando para que o grande passeio continue.
Caminho da roça: as fileiras de damas e cavalheiros fundem-se, formando uma só coluna. O primeiro segura, com as mãos à altura dos ombros, as mãos de quem está atrás. Os demais colocam as mãos nos ombros de quem está à sua frente. A coluna progride, fazendo curvas para um lado e para outro, como se fosse uma serpente. O marcador da quadrilha continua dando voz de comando.
Olha a chuva!: todos dão meia-volta.
Já passou!: todos dão meia-volta novamente dizendo “ehh!”.
Olha a cobra!: as damas gritam e pulam, os cavalheiros procuram segurá-las em seus braços.
É mentira!: os “caipiras” ou “ matutos” continuam o passo e gritam “uhh!”.
A ponte quebrou!: todos dão meia-volta novamente.
Já consertou!: voltam a dançar no outro sentido.
Olha o caracol!: em coluna e com as mãos ainda sobre os ombros de quem está à frente, todos obedecem às ordens do marcador, que começará a descrever um percurso cheio de curvas que fazem lembrar o casco de um ca­racol. Quando o marcador disser “desvirar”, o guia deverá fazer as curvas em sentido contrário, voltando a dançar em linha reta.
Formar a grande roda: os participantes da quadrilha dão as mãos formando uma grande roda e, ao ouvir a voz de comando “à direita”, “à esquerda”, deverão se deslocar no sentido determinado pelo marcador.
Olha o grande passeio!: repetem a formação descrita anteriormente.Vai começar o grande baile.
Olha a valsa dos noivos!: os noivos entram no centro da roda e dançam juntos.
Olha os padrinhos!: os padrinhos dançam no centro da roda.
Baile geral!: todos os pares dançam no centro da roda.O grande baile está acabando.
Vamos nos despedir do pessoal!: todos executam a evolução do grande baile e se retiram circulo, despedindo-se das pessoas que estão assistindo.

Um comentário:

Comentários são bases para uma grande construção: