quarta-feira, 23 de maio de 2012

Sequência de atividades - Situações-Problema

Nível: Ensino Fundamental I


Objetivo: Analisar, interpretar e resolver  situações- problema envolvendo operações matemáticas.

Atividade 1: Painel de Hipóteses


Inicie a aula com uma roda de conversa e faça algumas questões problematizadoras para pensar sobre algumas situações-problema com os/as alunos/as. Para isso, faça perguntas como: Quantos somos hoje? Quantos meninos e quantas meninas? Pergunte à turma se alguma criança já teve algum problema. E se sabem o que significa a palavra problema. Converse com os/as alunos/as sobre os possíveis problemas enfrentados por eles/elas no dia-a-dia, tais como: pneu de bicicleta furado; brinquedo quebrado; conflitos entre colegas; dentre vários outros que possam surgir durante a conversa. Após esta sondagem, descubra as hipóteses dos/as alunos/as sobre o que significa a palavra problema. Aproveite este momento para fazer um painel com as hipóteses das crianças sobre o significado da palavra problema. Sugerimos que você professor/a utilize uma cartolina e na medida em que os/as alunos/as falem você escreva na cartolina construindo um painel. Neste momento, os/as alunos/as terão contato com a construção da escrita bem como com as idéias iniciais sobre o tema trabalhado. Faça uma exposição na sala de aula do painel.

Atividade 2:  Acróstico


A partir do que cada aluno/a levantou como hipótese sobre o que significa problema, aproveite para montar com a turma um cartaz com a fala de cada criança. Utilizando as hipóteses das crianças sobre o significado da palavra problema organize um acróstico. Para isso, sugerimos que você professor/a pergunte aos/às alunos/as se sabem o que é como se faz um acróstico. Caso os/as alunos/as não saibam, faça uma explicação e demonstre com exemplos o que é um acróstico. Tente instigar as crianças a dizerem uma palavra para cada letra da palavra problema que esteja relacionada com a temática.

Atividade 3: Situações-Problema do cotidiano da turma


Nesta atividade você professor/a precisa observar sua turma e descobrir uma situação-problema que pode ser tirada das observações. Elabore um problema que faz parte da realidade observada e leve para a turma resolver. É importante que a turma tenha oportunidade de realizar atividades com diferentes tipos de problema: de lógica, de enredo, com mais de uma solução, dentre outros, ao elaborar o problema coloque nome dos/as alunos/as da turma. Um exemplo de situação-problema que pode ocorrer no cotidiano de uma turma é:

Aline chegou à escola usando 5 pulseiras coloridas. Sua amiga Caroline lhe presenteou com mais 6 pulseiras. Vamos ajudar a Aline a descobrir quantas pulseiras ela tem no total?

Decida se o problema será resolvido individualmente, em dupla ou em grupo, sugerimos que você promova momentos diferenciados ao longo do ano para que o/a aluno/a possa vivenciar trabalhos individualmente e outros que possibilitem interação. Fale para a turma como você pensou a situação-problema e que cada aluno/a poderá resolver da forma como achar mais interessante. Por meio de desenhos, operações matemáticas, escrita, dentre outros. Entregue para cada criança uma folha com o problema e estimule a turma a resolvê-lo. Após a turma terminar, peça que cada criança, ou cada dupla ou grupo, caso a atividade tenha sido desenvolvida desta maneira, apresente para a turma como pensou para resolver a situação proposta e depois monte um varal, utilizando cordão e pregadores de roupa, com as atividades de cada aluno/a. Monte um varal na sala de aula para que as crianças possam visualizar os diferentes registros. Estimule a turma a perceber e analisar as diferentes formas de resolver um único problema.

Atividade 4: Elaborando Problemas


Com a turma organizada em grupos de quatro ou cinco crianças, explique para a turma que nesta aula cada grupo deverá tentar elaborar um problema, com seu auxílio professor/a, para que o outro grupo resolva. Retome com as crianças, oralmente, como resolver um problema. Quais etapas seguir, por exemplo, ler o enunciado com atenção, tentar imaginar a situação, dentre outras. Esta construção é importante para que as crianças percebam a relevância dos dados de um problema. Para esta atividade, distribua uma folha em branco para cada grupo e dê um tempo para a criação do problema. Depois de terminarem a elaboração do problema, os grupos trocam as folhas de atividade e tentam responder a questão proposta pelo outro grupo. Após todos os grupos encontrarem uma possível resposta, os problemas retornam aos grupos que os criaram para correção. Após, cada grupo que elaborou o problema deverá apresentar para a turma a avaliação dos resultados obtidos.

Atividade 5 : Situações problemas com operações

A PROFESSORA DE MARCOS PASSOU AS SEGUINTES SUBTRAÇÕES PARA ELE  RESOLVER:


 




Ao terminar de fazer, a professora pediu para registrar quantas subtrações foram pedidas para ele resolver?________.

Sugestões para o professor:
A leitura dos problemas com alunos no início da alfabetização
Quando os alunos ainda não são leitores o professor lê todo o problema para eles e, como leitor auxilia os alunos lendo o problema, garantindo que todos compreendam, cuidando para não enfatizar palavras chave e usar qualquer recurso que os impeça de buscar a solução por si mesmos. Mas há outros recursos dos quais o professor pode se valer para explorar alfabetização e matemática enquanto trabalha com problemas.

Um deles é escrever uma cópia do problema no quadro e fazer com os alunos uma leitura cuidadosa. Primeiro do problema todo, para que eles tenham idéia geral da situação, depois mais vagarosamente, para que percebam as palavras do texto, sua grafia e seu significado.

Propor o problema escrito e fazer questionamentos orais com a classe, como é comum que se faça durante a discussão de um texto, auxilia o trabalho inicial com problemas escritos:
·         quem pode me contar o problema novamente?
·         há alguma palavra nova ou desconhecida?
·         do que trata o problema?
·         qual é a pergunta?
Novamente o cuidado nessa estratégia é para não resolver o problema pelos alunos durante a discussão e também, não tornar esse recurso uma regra ou conjunto de passos obrigatórios que representem um roteiro de resolução. Se providenciar para cada aluno uma folha com o problema escrito, o professor pode ainda:
·         pedir aos alunos que encontrem e circulem determinadas palavras;
·         escrever na lousa o texto do problema sem algumas palavras, pedir para os alunos em duplas olharem seus textos, que devem ser completos, e descobrirem as palavras que faltam. Conforme as palavras são descobertas os alunos são convidados a ir ao quadro e completar os espaços com as palavras descobertas.
Em todos esses casos o professor pode escolher trabalhar com palavras e frases que sejam significativas para os alunos ou que precisem ser discutidas com a classe, inclusive aquelas que se relacionarem com noções matemáticas. Os problemas são resolvidos após toda a discussão sobre o texto, que a essa altura já terá sido interpretado e compreendido pela classe uma vez que as atividades que sugerimos aqui contemplam leitura, escrita e interpretação simultaneamente.



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