Atividades de Linguagem oral e escrita


FALAR E ESCUTAR

1.Relato do final de semana na Rodinha

2.Reconto de historinhas

3.Faz-de-conta

4.Transmitir recados

5.Exposição de suas idéias nas conversas durante a rodinha

6.Dramatizações

7.Conversas

8.Exposições de idéia durante a rodinha

9.Ciranda de livro onde os alunos escolhem a história de sua preferência

10.Brincadeira livre

11.Conversas informais com os colegas

12.Relação das habilidades trabalhadas em sala com experiências pessoais

13.Contos de historinhas. Ao término da história incentivar os alunos a fazerem questionamentos

14.Interação com a professora e funcionários

15.Solicitar que as crianças argumentem algum desenho feito por eles

16.Trabalhar com a linha do tempo, desenhando os momentos mais significativos em ordem

17.Jogos de contar histórias observando imagens e seguindo sua seqüência

18.No final da aula fazer a avaliação do dia, seguindo a ordem de acontecimento do dia

19.Pedir que as crianças façam um relato da historinha que mais gostam

20.No final de um conto solicitar que as crianças descrevam as características do personagem que mais gostou

21.No término de uma história solicitar que os educandos façam o reconto

22.Através de desenhos fazer recontos de histórias

23.Aprender e reproduzir músicas relacionadas com os temas desenvolvidos e outras, canções folclóricas e populares

24.Realização de jogo musical

25.Brincar de Mímica

26.Fazer a dramatização de um poema

PRÁTICAS DE LEITURA

1.Leitura freqüente, pelo professor, de vários tipos de texto

2.Atividades com diferentes textos e suas funções na sociedade: carta, bilhetes, documentos, convites, listas, textos literários, receitas culinárias, manuais, regras de jogo, jornais, enciclopédias, história em quadrinhos.

3.Conto e reconto

4.Faz-de-conta

5.Fazer trabalho com recorte de jornal levados pelos alunos para socializar a notícia

6.Criar o jornalzinho da turma com informativo diário

7.Criar um projeto de correspondência entre as turmas da escola e/ou entre escolas da mesma comunidade

8.Solicitar que as crianças levem para a escola embalagens de produtos em que haja letras de alimentos que comem ou bebem normalmente e de que gostam

9.Trabalhar com gravuras de placas que encontramos facilmente na comunidade

10.Adivinhas

11.Cantar músicas conhecidas utilizando a letra impressa ainda que os alunos não leiam de forma convencional

12.Trabalhar com receitas

13.Chamadinha: usar pedaços de cartolina com o nome das crianças e fazer diariamente a chamadinha

14.Mostrar o nome e ler

15.Mostrar o nome e deixar as crianças descobrirem a quem pertence

16.Pedir para que cada criança pegue seu cartão

17.Pedir para uma criança distribuir os cartões para seus colegas

18.Bingo e dominó dos nomes

19.Atividades no cantinho da leitura

20.Levar as crianças para uma atividade na biblioteca do bairro e/ou sala de leitura da escola

21.Pedir para as crianças levarem para a escola vários tipos de materiais impressos que tem em casa

22.Criar projetos de leitura

23.Dramatizações simples

24.O mundo da leitura: pesquisar histórias que tenham sido utilizadas para grandes produções em cinema e TV (filmes, novelas, etc.)

25.Criar na turma um projeto de empréstimo de livros (Ciranda de livros), onde as crianças poderão levá-los para casa e devolver depois.

PRÁTICAS DE ESCRITA

1.Elaboração de lista de acordo com os temas abordados;

2.Familiarizar com a escrita através do contato e manuseio de livros, revistas, etc. Escrita do nome com auxilio da ficha de identificação;

3.Confecção do jornalzinho coletivo;

4.Confecção de murais

5.Montar e desmontar: propor que as crianças recortem o seu próprio nome, separando letra por letra, misture e remonte;

6.Cruzadinha utilizando os nomes das crianças;

7.Carteira de Identidade: fazer o modelo e pedir para que as crianças levem uma fotografia ou façam um desenho e assinem seu nome;

8.Caderno de Endereços: Propor a organização de um caderno com os nomes e endereços da turma.

9.Mostrar às crianças objetos para que elas criem historinhas a partir deles e o professor copie no quadro

10.Mostrar às crianças seqüência de figuras e a turma irá contando a história à medida em que as figuras são mostradas, a professora anota.

11.Troca de atividades;

12.Fazer exposição com a produção dos alunos;

13.Produzir murais em conjunto;

14.Relato do final de semana e escrever espontaneamente sobre ele;

15.Fazer um painel com gravuras em seguida pedir para que escrevam o que estão vendo;

16.Trabalhar com receitas oralmente e escrita;

17.Trabalhar com imagens e pequenos textos;

18.Pedir que as crianças desenhem e escrevam sobre o que desenharam;

19.Fazer comparação entre o desenho e a escrita.

20.Trabalhar com índice e paginação;

21.Identificar no dinheiro as letras e números;

22.Dominó de letras e números;

23.Placas de veículos.

24.Ler o jornal do dia e contar para as crianças noticia que lhe interessem;

2 comentários:

  1. Seu blog está maravilhoso...que Deus continue sempre abençoando você...beijos.Leidi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog fica feliz com sua participação volte sempre!!!

      Excluir

Comentários são bases para uma grande construção: