Especial Psicomotricidade


O que é psicomotricidade? Qual sua importância?



Entendemos a psicomotricidade como a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Desse modo, a psicomotricidade como ciência da educação, procura educar o movimento ao mesmo tempo em que desenvolve as funções da inteligência.

O desenvolvimento da psicomotricidade faz-se através da evolução da criança, na sua troca com o meio, numa conquista que aos poucos vai ampliando sua capacidade de adaptar-se as necessidades comuns.

Destacamos assim, alguns fatores da psicomotricidade que são de importância para o professor: a percepção, esquema corporal e lateralidade.

O brincar como atividade livre e espontânea é responsável pelo desenvolvimento físico, moral e cognitivo, e os dons dos brinquedos como objetos que subsidiam as atividades infantis.

Sendo assim, é importante ao educador ter consciência de que o “brincar” é uma necessidade interior da criança e, por conseguinte, a necessidade de brincar é inerente ao desenvolvimento.

O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo. A educação da criança deve evidenciar a relação através do movimento de seu próprio corpo, levando em consideração sua idade, a cultura corporal e os seus interesses. A educação psicomotora para ser trabalhada necessita que sejam utilizadas as funções motoras, perceptivas, afetivas e sócio-motoras, pois assim a criança explora o ambiente, passa por experiências concretas, indispensáveis ao seu desenvolvimento intelectual, e é capaz de tomar consciência de si mesma e do mundo que a cerca.

SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PSICOMOTORES:



·        Engatinhar,

·        Rolar,

·        Balançar,

·        Dar cambalhotas,

·        Se equilibrar em um só pé,

·        Andar para os lados,

·        Passar debaixo de cadeiras

·        Brincar no cavalinho balançando o corpinho pra frente e pra trás,

·        Subir nos degraus e escorregar no escorregador

·        Assoprar e encher balões

·        Manter os balões no ar dando tapinhas e jogando para cima,

·        Equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão

·        Andar em caminhos com obstáculos, latinhas, almofadas ou garrafas pet com água.

·        Desenhar um caracol no chão e andar seguindo o caminho do caracol,

·        Caminhar sobre materiais variados (passeios ao ar livre), etc.....

Atualmente a psicomotricidade ocupa um lugar importante na educação infantil, sobretudo na primeira infância, em razão de que se reconhece que existe uma grande interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais. A psicomotricidade é a ação do sistema nervoso central que cria uma consciência no ser humano sobre os movimentos que realiza através dos padrões motores, como a velocidade, o espaço e o tempo.

Objetivos:

   Trabalhar a educação a partir do próprio corpo.

   Perceber o corpo e seus movimentos.

 Justificativa:

"O brincar" na educação infantil, quer seja como recreação psicomotora orientada ou livremente, aponta sempre para resultados positivos para a criança. Oferece inúmeras oportunidades educativas: desenvolvimento corporal, desenvolvimento mental harmonioso, estímulo à criatividade, à socialização, à cooperação.



Atividades:

·         Rolar no colchão.



·         Dar cambalhotas.



·         Pedalar como se estivesse andando de bicicleta.



·         Passar debaixo de cadeiras.



·         Equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão.



·         Andar em caminhos com zig zag.



·         Andar com as pernas abertas.



·         Entrar dentro de caixotes.



Avaliação: Avaliar se as crianças participaram das atividades orientadas ou se algumas tiveram "resistência" em participar. Sabemos que dificuldades vão ser encontradas porque até "alguns adultos" possuem dificuldades em dar cambalhotas, rolar, andar em zig zag... No entanto, é importante que todos participem das atividades.



DICAS BIBLIOGRÁFICAS

CHICON, José Francisco. Prática psicopedagógica integrada em crianças com necessidades educativas especiais: abordagem psicomotora. Vitória: CEFD/UFES, 1999.

FONSECA,Vitor. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem.  Ed.Ancora,2006

LAPIERRE, André; AUCOUTURIER, Bernard. A simbologia do movimento, psicomotricidade e educação. São Paulo: Manole, 1986.

LE BOULCH, Jean. Educação psicomotora: a psicomotricidade na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

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