terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Jogos Matemáticos nas aulas de Reforço Escolar

           
           Entrar em uma sala de aula e lidar com os desafios que se apresentam no processo de ensino-aprendizagem: é esse o cotidiano dos professores em todas as escolas do país. Ao desempenhar tal tarefa, eles se veem diante de diversas questões: “Como ensinar melhor e desenvolver aquela habilidade que o aluno demonstra dificuldade em aprender? Que atividades propor a fim de atrair a atenção das crianças e jovens e auxiliá-los a aprender cada vez mais?”
            Para realizar um ótimo trabalho com alunos de reforço entre o terceiro e o quinto ano do Ensino Fundamental, a Professora Rosimeire Pacheco, que atua na área da Educação Básica, na Rede Municipal de Jacareí, por cerca de mais de 20 anos, buscou inovação em sua prática com os jogos matemáticos. Ela disse sobre a prática desses jogos serem “essenciais na sala de aula" e que percebeu o avanço de suas turmas com essa proposta de trabalho.

            Os jogos trabalharam a quantidade, números, ordenação entre outros que facilitaram no aprendizado da matemática. Eles podem ser facilmente adaptados e utilizados na Educação Infantil favorecendo o educando desde sua infância a desenvolver seus raciocínios lógicos de forma lúdica.
                           
                             Jogo Ordenando números
                                                - Colocar os números na ordem;
                                                - Preencher os números que faltam, entre outros....

Jogo do Pareamento
                                         - Parear conforme tamanho, cor e forma

                                               
                             Jogo de Correspondência um a um

2 comentários:

Comentários são bases para uma grande construção: