segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Atividades para Berçários


1- CHUVINHA DE PAPEL

IDADE: De 8 meses a 3 anos.
TEMPO: De 15 a 30 minutos.

ESPAÇO: Sala de atividades e/ou pátio.

MATERIAL: Revistas e jornais velhos.

Orientação Didática: Relaxar de forma ativa (e não apenas em posição de repouso) e interagir de maneira lúdica com o educador e os colegas. Sente-se com a turma no chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais velhos. Deixe que todos manipulem e rasguem as páginas livremente. Junte os papéis picados num monte e jogue tudo para o alto. Vai ser uma festa! Depois, o papel picado pode ser aproveitado em colagens ou modelagem de bonecos.



2- BRINCAR COM FANTOCHES OU LUVA

IDADE: De 4 meses a 3 anos.
TEMPO: De 15 a 30 minutos.

ESPAÇO: Sala de atividades.

MATERIAL: fantoches com personagens e/ ou luva

Orientação Didática: Com essa luva você pode iniciar as aulas saudando as crianças como se cada dedo tivesse um nome ou para outras brincadeiras de saudação à turma. Existem músicas infantis que expressam o movimento com as mãos, use e abuse da imaginação. Por exemplo: “Os dedinhos” (Eliana). No caso de fantoches apresentar os personagens e brincar com as crianças.


3- CARTÃO DAS EXPRESSÕES FACIAIS - BRINCADEIRA DE IMITAÇÃO

IDADE: De 6 meses a 3 anos.
TEMPO: De 15 a 30 minutos.

ESPAÇO: Sala de atividades e/ ou pátio.

MATERIAL: cartões com imagens diversas com expressões faciais

Orientação Didática: A educadora irá mostrar um cartão de cada vez com a expressão sugerida e as crianças irão imitá-la correspondendo com a expressão que observar. Para as crianças maiores pode deixá-los escolher o cartão para representar a expressão facial para os demais colegas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bases para uma grande construção: