quarta-feira, 13 de março de 2013

Atividades para o momento do diversificado


Nível: Educação infantil

Faixa etária: 3 a 5 anos

 

Objetivos:

·        Exercer a autonomia, onde as crianças consigam realizar atividades sem ajuda ou intervenção contínua do professor;

·        Interagir e cooperar com os colegas.

·        Evitar o tempo de espera;

·        Oportunizar o trabalho individual e/ou em grupo;

·        Propiciar a livre escolha das atividades que deseja realizar;

·        Utilizar um procedimento aprendido;

 

Orientações Didáticas:

 

·        Planejar esse momento

·        Providenciar e disponibilizar os materiais necessários

·        Manter as mesmas propostas durante uma semana para que cada criança tenha oportunidade de experimentar todas

·        Apresentar os materiais e os procedimentos adequados

·        Definir o número de crianças em cada cantinho ( aqueles que não estão na mesa)

·        Permitir a livre escolha das atividades pelas criança

·        Os alunos irão escolher com quem querem trabalhar, mas cabe à professor a mediação, evitando exclusões

·        Cada criança passa por 1 ou 2 cantinhos a cada dia conforme o tempo que leva para realizar a proposta, as vezes ainda pode ter que concluir no dia seguinte se for uma pintura ou desenho mais elaborado

Atividades

·       2 mesinhas com desenho

·       2 mesinhas com pintura

·       2 mesinhas com massinha de modelar e acessórios variados (espátula, forminhas)

·       2 mesinhas de recorte e colagem

·       Canto de leitura com livros organizados e em ótimo estado de conservação

·       Canto de Faz de conta: cozinha, castelo, supermercado, pet shop, quarto do bebê.

·       Desenhar na lousa

·       Jogos de encaixe tipo lego

·       Jogos de matemática confeccionados para a turma: de percurso, de preenchimento, bingo de números,batalha, etc

·       Quebra-cabeça

·       Jogos de escrita
 

Fonte de pesquisa: Nova Escola

Um comentário:

  1. Gostaria de parabeniza-la pelo blog amei as postagens.Um abraço Prof Simeia

    ResponderExcluir

Comentários são bases para uma grande construção: