sábado, 2 de março de 2013

Sequências de LOE 1º Bimestre : MATERNAL , PRÉ I E Pré II


Maternal

LOE- Brincadeiras cantadas

Apresentação da brincadeira cantada: Conheço uma raposa
A professora cantará com os alunos a música: Conheço uma raposa
Que gosta de comer capim
De tanto comer capim,
Sua cabeça ficou assim
Assim, assim, assim, assim
- perna...
- barriga...
Nesta brincadeira, as crianças cantam a musica e na parte da cabeça remexe, mostrando como ficou, depois fazendo com a perna e a barriga.
 
Registro da música no blocão: Conheço uma raposa
 
  A professora irá escrever no blocão para os alunos acompanharem a brincadeira cantada: Conheço uma raposa
Leitura da brincadeira cantada no blocão: Conheço uma raposa
 Os alunos irão ler em coletivo a música Conheço uma raposa no blocão e depois irão acompanhar em sua folha de texto da brincadeira cantada.
Ilustrando a brincadeira
Os alunos irão ler novamente acompanhando no blocão e farão a ilustração.

 

Pré 1

LOE- Nomes

 Apresentação dos cartões com os nomes das crianças.
Em roda utilizando um quadro de pregas, apresentar cada nome devidamente identificado por sua foto. Será proposto que cada criança faça um desenho no cartão.
 Fazendo a chamada
Mostrar a ficha de chamada para os alunos. O dono da ficha deverá pegar a sua ficha e retornar para o seu lugar. Serão mostradas para a turma as fichas dos alunos ausentes.  
 Ouvir músicas que envolvam o nome do aluno. (Varias aulas).
 
Cantar música envolvendo o nome da criança com o apoio do cartão.
As músicas serão variadas:
A canoa virou,
Mamãe é uma bola;
Comeu pão na casa do João;
 Onde está meu nome
Distribuir os cartões na roda, todas as crianças deverá senta-se onde está o seu nome. Essa brincadeira deve ser realizada com música.
A Canoa Virou.
Formar uma roda com as crianças e colocar no centro da roda os cartões com os nomes. Cantar a música “A Canoa Virou...”. Ao ouvir seu nome a crianças irá ao centro da roda, ficando junto do seu cartão.

 

Pré2

LOE-Quadrinhas e rimas

 Apresentar para as crianças os seguintes quadrinhas.
Na roda, a professora mostrará os seguintes para quadrinhas para as crianças:
SOU PEQUENINA
CRIANÇA MIMOSA
TRAGO NAS FACES
AS CORES DA ROSA.
SOU PEQUENINA
DA PERNA GROSSA
VESTIDO CURTO?
PAPAI NÃO GOSTA.
 
BATATINHA QUANDO NASCE
ESPARRAMA PEPLO CHÃO
MEU BENZINHO QUANDO DORME
PÕE A MÃO NO CORAÇÃO.
 
 
 Contar estas quadrinhas uma de cada vez.
Para que as crianças se interessem pelas quadrinhas, a mesma será contada várias vezes, isso permite que elas elaborem as e fixem-na para depois recontar.
 Contar as quadrinhas com vários recursos.
Fazer uso de fantoches, fantasias, caixas de histórias, livros, que serão utilizados como recursos para contá-las.
 Recontar as quadrinhas
As crianças serão estimuladas a fazer o reconto das quadrinhas fazendo o ajuste do falado com o escrito.
 Listar as quadrinhas no sulfitão   
 A professora irá listar com as crianças as quadrinhas que serão trabalhadas com o grupo. 
Rimas das palavras
Pintar as rimas das quadrinhas.
Escrever palavras que rimam.
Completar as quadrinhas com palavras que rimam.

 

Avaliação: Observação e participação dos alunos
nas atividades propostas.

 

2 comentários:

  1. Parabéns pelo conteúdo!
    Cristina silva (crisartesetelas.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina Fico feliz que tenha gostado. volte sempre!!!

      Excluir

Comentários são bases para uma grande construção: