segunda-feira, 9 de julho de 2012

Sugestões de Atividades- Matemática- 4 e 5 anos


NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO

·        Contar com as crianças o número de alunos presentes na aula;

·        Agrupar meninos e meninas em cantos opostos da sala;

·        Brincadeira de amarelinha;

·        Criar situações onde as crianças utilizem a contagem em pequenas compras na sala;

·        Utilizar o calendário da sala.

·        Trabalhar com Bingo;

·        Atividades utilizando o Dado, calendário, etc.;

·        Atividade com amarelinha;

·        Trabalhar com quebra-cabeça;

·        Utilização de tampinhas de garrafas

·        Trabalhar com músicas que esteja presente a noção de quantidade;

·        Pedir à criança que distribua atividades e materiais para os colegas e no final conferir se houve sobras ou a falta dos mesmos;

·        A dança da cadeira.

·        Trabalhar como o número é utilizado na sociedade, em diferentes contextos (telefone, relógio, etiquetas de camisas, etc.)

·        Marcar o tempo utilizando o calendário;

·        Trabalhar com os alunos a importância do numeral na localização de um endereço;

·        Registro das datas de aniversários mensal dos alunos para ser exposto na sala.

·        Ler os números, compará-los e ordená-los;

·        Pesquisar os diferentes lugares em que encontramos números;

·        Investigar em situações cotidianas como os números estão ordenados e para que servem;

·        Ao ler histórias para os alunos, incluir a leitura do índice e da numeração de páginas, organizando a situação de tal maneira que todos possam participar;

·        Pesquisar informações numéricas dos colegas da sala (idade, altura, número do sapato, etc.).

·        Dominó de números e gravuras;

·        Distribuir em vários saquinhos quantidades diferentes de materiais diversos, fazer fichas com numerais e distribuí-las para os alunos, solicitar que os alunos peguem o saquinho com o número correspondente de objetos de acordo com a ficha;

·        Brincadeiras e cantigas que incluem diferentes formas de contagem. Ex: a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um bota dois...



GRANDEZAS E MEDIDAS

·        Comparar de dois em dois objetos de comprimentos diferentes;

·        Atividades de despejar, utilizando recipientes de capacidades diversas

·        Atividade com elástico: suspender dois objetos em elásticos do mesmo comprimento preso em madeira, o maior ou menor estiramento dos elásticos indicará seu peso;

·        Ordenar objetos de mesmo tamanho, mas de pesos diferentes;

·        Encher recipientes de diferentes tamanhos para que se estabeleça diferença de capacidade entre eles.

·        Jogos de esconder ou de pega, nos quais um dos participantes deve contar enquanto espera os outros se posicionarem.

·        Fazer cartaz com o calendário e pedir para as crianças identificarem o dia do aniversário dos colegas;

·        Identificar o dia da semana e o mês (atividade diária);

·        Solicitar que os alunos identifiquem datas passadas de fatos reais ou fictícios narrados pela professora;

·        Explorar o calendário solicitando dos alunos que identifiquem em que coluna está o dia de Domingo;

·        Contar no calendário os dias da semana, do mês.

·        Simular ida às compras;

·        Confeccionar dinheiro de brincadeira com os alunos;

·        Jogos





ESPAÇO E FORMA

·        Brincadeira de esconder e achar. A professora esconde um objeto para as crianças localizarem enquanto as crianças procuram à educadora media a brincadeira usando os termos quente (perto) e frio (distante);

·        Uma criança com os olhos vendados tem que localizar um objeto escondido seguindo as referências dadas pela professora;

·        Com os alunos sentados em círculo pedir que as crianças indiquem aposição que um coleguinha está sentado;

·        Trabalhar com blocos lógicos;

·        Construção de cata-vento com as crianças;

·        Trabalhar a forma geométrica com o próprio mobiliário da sala.

·        Construção de um dado com as crianças.

·        Trabalhar com pontos de referências do próprio bairro;

·        Desenhar o caminho de casa até a escola, da sala de aula até a cozinha, etc;

·        Circuito;

·        Desenhar o local do bairro onde a escola está localizada



TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

·        Leitura e interpretação de informações contidas em imagens.

·         Coleta e organização de informações.

·         Exploração da função do número como código na organização de informação (linhas de ônibus, telefones, placas de carro, roupas, calçados.

·        Produção de textos escritos coletivos, tendo o professor como escriba, a partir da interpretação de gráficos e tabelas.

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