segunda-feira, 16 de julho de 2012

POESIA E POEMAS EM SALA DE AULA


Leitura e planejamento

Ensino fundamental

Poesia da minha aluna

Eu juro que vi

Eu vi uma aranha

Brincando com o homem- aranha.



Eu vi um leão

Comendo sopa com a mão.



Eu vi meu irmão

Caído no chão.



Eu vi uma girafa

Mordendo uma garrafa.



Eu vi um pelicano

Dentro do cano.



Eu vi no mar

Golfinhos a saltitar.



Eu vi um elefante

Muito grande.



Eu vi um fantasma

Tentando pegar uma bolacha de plasma.



Eu vi um macaco

Pulando pelo caco.



Eu vi uma mosca careta

Que pousou na sua careca.



Eu juro que vi

Que eu vi.

                          Autora: aluna Emilly da Cunha, 9 anos, 2012

Objetivos

O aluno deverá ser capaz de escutar, ler, compreender, interpretar, declamar e produzir poemas. Também deve reconhecer e fazer uso de recursos da linguagem poética, quanto à sonoridade

Organização da sala

Para a discussão dos temas, divida a turma em pequenos grupos, em duplas e, às vezes, em trios. Em outros momentos, abra uma roda, para que todos participem.

Materiais necessários

- Fotos e biografias de alguns autores, cujos poemas serão estudados em classe.

- Computadores com acesso à internet, livros de poesia.

DESENVOLVIMENTO

Comece esta sequência explicando para a classe que eles vão conhecer como alguns poetas explicam poeticamente o que é fazer poesia, e assim, ampliar o estudo da linguagem poética.

Para introduzir o assunto e conhecer o que pensam os alunos sobre o tema, pergunte a eles: O que é poesia? O que move alguém a fazer um poema? Alguém da turma já escreveu um poema? Poesia e Poema querem dizer a mesma coisa?

Roda de conversa

Depois, abra uma roda de conversa e solicite que contem o que pensaram. Essa conversa dará a você, professor, uma idéia do que seus alunos já sabem ou pensam sobre poesia. Na roda de conversa, eles vão expor o conhecimento prévio que têm do tema.

Prepare-se para ler

Em seguida, diga aos alunos que você vai ler para eles. Os poemas são semelhantes no tema: os três falam do fazer poético. Não leia todos os poemas de uma vez. Dê uma atenção especial a cada um. Estude previamente a leitura dos textos. Prepare-se para ler. Leia os poemas para a classe com bastante expressividade

Atividade : Produção de texto 

Por meio dos textos que os alunos irão produzir, você avaliará o que compreenderam do que foi estudado e se os seus objetivos de aprendizagem foram atingidos. Ensine que nenhum texto nasce pronto. Para ficar bom, é preciso escrevê-lo e reescrevê-lo muitas vezes, como fazem os bons escritores.

Diga à classe que cada um planeje o que vai escrever, faça rascunho, revise e finalmente passe a limpo seu poema. Reúna as produções dos alunos e exponha-as num mural.

Peça que produzam um poema em que falem o que é o fazer poético. Esse texto deve ser em versos, distribuídos em estrofes, com rima. Enfatize que poesia é invenção.

Um comentário:

  1. Adorei o planejamento e o resultado está evidente, parabéns.Celina- São José dos Campos

    ResponderExcluir

Comentários são bases para uma grande construção: