terça-feira, 16 de julho de 2013

AULA DE EDUCAÇÃO FISICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL


As aulas de Educação Física são importantes durante toda a vida escolar, mas no Ensino Fundamental I elas merecem atenção especial. Nessa fase, os alunos que receberam poucos estímulos ao movimento em casa têm a possibilidade de desenvolver sua coordenação motora, além de descobrir e superar os limites do corpo. Isso é essencial especialmente nas grandes cidades, em que os pequenos vivem em residências com espaço restrito e quase não andam a pé ou brincam na rua.

-Pula-pula canguru
Materiais:
 2 cones
 2 bolas
Como realizar
 Divida       os       alunos       em       dois       grupos.    Eles       podem     discutir   qual   será     o    nome    de    sua     equipe.
 Peça para os grupos formarem duas filas paralelas e posicione os cones 10 metros à frente do primeiro aluno de cada uma das equipes. Os primeiros alunos de cada fileira ficam cada um com uma bola.
 Ao sinal do professor, eles prendem a bola entre os joelhos e saem pulando.
Não    é    permitido    ajudar    com    as    mãos.    Eles    devem     dar    a    volta    no   cone  e  retornar  até  sua  equipe  passando  a  bola para o segundo da fileira e assim sucessivamente, até que todos façam o percurso. Caso a bola escape dos joelhos, o aluno deve voltar ao lugar onde a bola caiu e continuar a atividade.
 Vence quem realizar a trajetória no menor tempo.
-Nó humano
Como realizar
 Divida a classe em grupos de nove alunos.
 Peça que os alunos do grupo fiquem em círculo. Eles devem dar as mãos uns aos outros, entrelaçando-as. Não pode dar as mãos para o colega que está ao lado nem dar as duas mãos para a mesma pessoa.
 A tarefa é desfazer o nó humano sem soltar as mãos, formando um círculo.

-Jogo da velha corporal
Materiais:
Corda ou giz

Como realizar
Dispor as cordas no chão no formato do jogo da velha tradicional.
Dividir a classe em vários grupos de seis alunos, e estes em trios que deverão escolher um aluno do seu grupo, alternadamente, e solicitar que fiquem no local escolhido.
O trio que conseguir fazer a reta deverá descriminar (horizontal, vertical ou diagonal) que foi atingida, marcando assim um ponto para a sua equipe.

Avaliação e reflexão
Em roda, converse com os alunos sobre as duas atividades. Embora simples, elas podem gerar reflexões interessantes. Por exemplo: na atividade do pula-pula, qual é o papel de cada colega do grupo para realizar a atividade? Seria possível realizá- la sozinho? O que o grupo que "perdeu" poderia ter feito diferente? Que estratégia o grupo "vencedor" adotou e pode ser aprimorada pelos outros? Na atividade do nó humano o conceito de cooperativismo fica ainda mais evidente. Quem liderou a formação do círculo? Alguém tentou levar vantagem e burlar as regras? Como isso afeta o desempenho do grupo? Como cada um contribuiu para a formação do círculo?

Fonte: Revista Guia Fundamental.

3 comentários:

Comentários são bases para uma grande construção: