sábado, 4 de maio de 2013

Sequências de atividades do 2º Bimestre: Maternal, Pré I e Pré II.


Maternal

LOE- Rimas e quadrinhas

Contar as quadrinhas com vários recursos (fantoches, dedoches e bonecos)
O.D- Sugestões de quadrinhas: A casinha da vovó, o rato Luca, meu nome entre outras...
 Contar estas quadrinhas uma de cada vez.
O.D- Para que as crianças se interessem pelas quadrinhas, a mesma será contada várias vezes, isso permite que elas elaborem as e fixem-na para depois recontar.
Apresentar o texto no sulfitão e as rimas
O.D- Pintar as rimas e ler as rimas.
Ilustração das rimas
O.D- Os alunos irão desenhar as rimas.
Ciranda das quadrinhas
O.D- Os alunos irão formam uma grande roda e cantarão
 ciranda cirandinha ,vamos todos cirandar
vamos dar a meia volta, volta e meia dar
Por isso_______(aluno)
Diga um verso bem bonito, diga adeus e vai se embora.
Cada aluno que ouvir o nome irá recitar uma quadrinha que aprendeu.



Pré 1

LOE- Brincadeiras Cantadas


Roda de conversa
O.D- Através de uma roda de conversa, ouvir os alunos sobre as brincadeiras cantadas conhecidas.
Apresentação do DVD do grupo “Palavra Cantada”

O.D- Levar as crianças para a sala de multimídia para assistirem ao DVD do “Palavra Cantada”. Perguntar às crianças se já conhecem e/ou ouviram as músicas.
Brincadeira cantada: Fundo do Mar”
O.D- Fazer com as crianças barquinhos de papel para brincarmos durante a música. Separar um pano bem grande para representar o fundo do mar. Em roda cada criança irá segurar um pedaço do pano, colocar os barquinhos no centro e conforme formos cantando e falando o nome da criança cada um deverá se esconder debaixo do pano, ou seja, no fundo do mar.
   : Brincadeira cantada: “A linda rosa juvenil”
O.D- Em roda, batendo palmas, as crianças cantam a música: A linda rosa juvenil/vivia alegre em seu lar/um dia veio a bruxa má/e adormeceu a rosa assim/e o tempo passou a correr/e o mato cresceu ao redor/um dia veio o belo rei/que despertou a rosa assim/e os dois puseram se a dançar, a dançar; enquanto encenam os acontecimentos narrados na música.
Leitura da lista de brincadeiras cantadas
O.D- A profª irá escrever uma lista das brincadeiras cantadas que os alunos participarão. Os alunos após irão ler acompanhando no blocão.
Repetição de uma brincadeira cantada
O.D- Os alunos irão escolher uma brincadeira que a classe mais gostou para repetir novamente.



Pré2

LOE- Histórias Infantis

Escutando a história

O.D- Os alunos vão escutar a história versão da história dos (irmãos Grimm) em CD , farão discussões sobre suas observações.
Depois vão recortar e colar a sequência da história de acordo com o que eles ouviram.
Assistindo uma nova versão da história
O.D- No Data show os alunos vão Assistir a versão de Chapeuzinho Vermelho ”Deu a louca na Chapeuzinho”.Vão fazer um relatório sobre a história.

Reconto do início da história
O.D- Os alunos farão o reconto do início da história oralmente do jeito que souberem e a professora será escriba.
Reescrita início da história
O.D- Os alunos farão a reescrita do início da história do jeito que souberem melhorando o texto e a professora será escriba.
Escrita dos nomes dos personagens
O.D- A professora irá pedir que os alunos escrevam o nome dos personagens da história que estamos aprendendo.
Dramatização da história
O.D- Os alunos poderão ser personagens e dramatizar a história já conhecida por eles.



Avaliação: Observação e participação dos
 alunos nas atividades propostas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bases para uma grande construção: