sábado, 11 de fevereiro de 2012

Atividades diversas de movimento


ARCO:
# Volante: como se o arco fosse uma direção.

# Túnel: fixar cada arco em duas garrafas pet cheias, pode-se fazer vários e

depois de dispô-los na seqüência coloca-se um TNT por cima para formar o

túnel.

# Passar o arco pelo corpo.

# Entrar e sair com o arco no chão.

# Construir caminhos, caminhar ou pular.

# Jogar a bola dentro (gol).

# Rolar o arco para os bebês pegarem, os bebês que conseguirem pode rolar o

arco.

# Usar o arco modificado para o formato de raquete como suporte para auxílio

no andar.

# Construir móbiles, utilizando elástico, deixar as crianças explorarem.

# Arcos dispostos em fileira, engatinhar

# Estimular as crianças a girarem o arco na forma de pião.

# Fazer casinha com o arco no chão, contar histórias onde em determinado

momento a criança deve se esconder em sua casinha.

CORDA
:

# Passar de um lado para outro da corda com o mesma no chão.

# Caminhar sobre a corda, de preferência descalço.

# Passar por baixo da corda, diversas alturas

# Cobrinha: o professor movimenta a corda segurando em uma das pontas e as

crianças tentam passar por cima sem pisar na corda.

# Rolar sobre a corda com o auxílio do professor.

BOLAS
:

GRANDE E COLORIDA:

# Deitar a criança em decúbito ventral sobre a bola, segurando-a pelos

membros inferiores movimentar lentamente.

# Lançar a bola para que a criança busque.

# Quicar a bola para que a criança visualize.

# Pendurar um elástico no teto e preso nele a bola, a uma distância do chão

que as crianças consigam bater e rebater a bola.

# Chutar, arremessar, acertar em alvo, colocar e tirar as bolas de dentro de

caixas, etc.

MÉDIA:

Em grupos, cada grupo com um adulto (professor ou estagiária) sentar no chão

com as pernas afastadas, o adulto rola a bola para uma criança e esta deverá

devolver para o professor.

# Buscar ou levar a bola para dentro do túnel conforme pedido pelo professor.

# Boliche com garrafas pet.

PEQUENA:

# Lançar a bola dentro de um cesto ou caixa.

# Buscar a bola superando obstáculos previamente colocados.

# Esconder muitas bolinhas e pedir que as crianças procurem e tragam para o

professor.

# Ensinar as cores, pedindo que tragam bolinhas só vermelhas, depois só azuis

e assim por diante ( bolinhas de plástico da piscina de bolinhas)

# Massagem suave.

# Colocar um velcro na parede e jogar ou colocar bolinhas peludas (de tênis) e

tirá-las depois.

# Com bolas de diversos tamanhos, colocá-las em recipientes de diversos

tamanhos.

JOGOS E BRINCADEIRAS:

RODA CUTIA:
cantar “roda cutia de noite e de dia, o galo cantava e a casa

caia
. Crianças em círculo de mãos dadas, canta-se a música e a roda gira, no

final todos caem. Pode-se trocar a palavra caia por girava, voava, etc. Os bebês

que não caminham podem ficar no meio da roda.

ESCONDE-ESCONDE:
Pode-se esconder objetos para as crianças procurarem,

pode-se pedir que alguns se escondam para os outros procurarem, pode a

estagiária ou o professor esconder-se para as crianças procurarem, esconder os

bebês com lençol e perguntar “cadê o fulano?” tira-se o lenços e diz-se

“achou”.

EU CONHEÇO UM JACARÉ:
Eu conheço um jacaré que gosta de comer,

esconda seus olhinhos senão o jacaré come seus olhinhos e o dedão do pé, vai

repetindo outras partes do corpo no lugar dos olhinhos ( as crianças escondem

a parte citada).

JOGOS DE ENCAIXE:
Pode-se brincar com peças, copinhos de iogurte, rolinhos

de papel higiênico, copinhos de danoninho coloridos, cones de linha e etc. para

brincadeiras de encaixar, selecionar por cores, tamanhos, formas, empilhar e

derrubar, construções, etc.

O SAPO NÃO LAVA O PÉ:
Cantar: O sapo não lava o pé, não lava porque não

qué, ele mora lá na lagoa não lava o pé porque não qué, mas que chulé. Trocar

a palavra sapo pelo nome das crianças, ex. O Rodrigo não lava o pé, não lava

porque não qué, ele mora na casa dele, não lava o pé porque não qué, mas que

chulé.

O MACAQUINHO SUBIU NA BANANEIRA:
Cantar: O macaquinho subiu na

bananeira, comeu muita banana e ficou com uma coceira ( 2x ), a cabecinha

coça, coça, coça, a orelhinha coça, coça, coça, o narizinho coça, coça, coça.

Repete-se o refrão e canta mais 3 partes do corpo, até chegar no pé, por último

canta-se o corpo todo coça, coça, coça.

BRINCADEIRA DA CEGONHA:
Duas pessoas, uma em cada ponta, carregar o

bebê dentro de um lençol, movimentar suavemente.

BRINCADEIRA COM COLCHONETES:
Com 3 colchonetes empilhados,

encostado nestes 2 colchonetes empilhados e depois um, fazer a criança subir

na pilha de 3 e ir descendo até sair no outro lado, onde tem apenas um,

inverter subindo onde tem um de descer onde tem 3.

BRINCADEIRA DAS SENSAÇÕES:
Com água morna, fria, gelada, gelatina, etc.

BRINCADEIRA COM PETECA

CAVALO GULOSO:
Cantar: Eu tinha um cavalo guloso que comia capim, de

tanto comer capim minha barriga ficou assim ( fazer gesto de barriga grande ).

EU VI:
Cantar: Eu vi, eu vi, eu vi uma abelha, será que ela queria morder a

minha orelha. (Troca-se o animal rimando com a parte do corpo, ex. perdiz com

nariz).

BATE PALMINHA:
Cantar: Bate palminha bate, palminha de São Tomé, bate

palminha bate prá quando mamãe vier. Pode-se substitui de São Tomé pelo

nome da professora e cantar uma vez para cada criança dizendo prá qual

criança e no final cita quem vem buscar a criança.

PALMINHAS, PALMINHAS:
Cantar: Palminhas, palminhas nós vamos bater

depois as mãozinhas prá trás esconder, pode-se ir trocando: dedinhos, dedinhos

nós vamos estalar, depois os dedinhos prá trás esconder, pezinhos, etc.

BOLINHAS DE SABÃO:
O professor faz e diz qual criança deve pegá-la.

CHOCALHOS:
Construir com sementes, arroz, feijão e etc., bem vedados para

que os bebês não possam abri-los, cantar músicas e estimular os bebês a

acompanharem o ritmo batendo os chocalhos no chão, sacudindo, etc.

PISTA, DADOS, CAIXA DE TEXTURAS:
Construir com lixa, esponja, algodão,

EVA, veludo, cânhamo (tela para tapeçaria), velcro e etc.

CAIXINHA DE CHEIROS:
Canela, cravo, noz-moscada, pimenta, café,

perfumes, chás,

etc.

CAIXINHA DE SABORES:
Alimentos ou frutas ácidos, doce, azedo, salgado.

CAIXAS COM FORMAS
(triângulos, círculos, quadrados, retângulos ) recortar

as formas na caixa e torná-las menores, solicitar que as crianças coloquem no

formato igual.

ESPELHO:
Jogar beijo, localizar partes do corpo, dar tchau, etc.

CAIXA GRANDE (
geladeira, fogão): pendurar móbiles e estimular que a criança

entre na caixa.

CÂMARA DE PNEUS GRANDES FORRADAS:
Sentar o bebê acavalado nela.

ESCONDER O ROSTO E OBJETOS E FAZER APARECER.

BALÕES:
Com ou sem música fazer atividades ou danças com os balões,

assoprar, jogar, etc.

JORNAL:
Rasgar, amassar (cuidar para não colocarem na boca)

VAI E VEM:
A professora e a estagiária demonstram para os bebês, através da

visão eles vão se apropriando de como é a brincadeira.

PNEUS:
Segurar o pneu para que passem por dentro, com o auxílio do

professor, caminhar por cima do pneu, ensinar os conceitos de dentro e fora do

pneu.

ELÁSTICO:
Andar sobre o elástico, colocar o elástico em diversas alturas para

ensinar alto e baixo, abrir o elástico para que entrem e saiam ensinando os

conceitos de dentro e fora, colocar bem baixo e pedir que passem por cima,

mais alto e pedir que rastejem por baixo, permitir que sintam a textura

esticando e encolhendo o elástico ( cuidar para que não se machuquem),

amarrar um objeto e jogar para a criança (objetos que não machuquem),

pendurar um elástico no teto e na altura das crianças amarrar uma bola leve,

incentivar que rebatam a bola que a professora joga.

NÍVEL MATERNAL

ARCOS:

# Volante: dirigir em diversas direções.

# Túnel

# Passar pelo corpo.

# Entrar e sair com o arco no chão.

# Construir caminhos e pular com os dois pés, começar a ensinar a pular com

um pé só.

# Gol.

# Rolar o arco.

# Girar o arco no chão.

# Trem ( com os bambolês já meio estragados ).

# Jogar para cima.

# Pular corda com o arco.

# Lançar em algum alvo.

# Girar no braço e no pé.

# Coelhinho sai da toca.

CORDA:

# Caminhar sobre a corda fazendo uso do faz de conta ( fazer as crianças

imaginarem situações que o professor vai falando ).

# Pular sobre a corda de um lado para outro, com os dois pés ou

alternadamente com um pé e outro, com a corda no chão ou a uma altura que

consigam pular.

# Passar por baixo da corda em várias alturas.

# Com várias cordas, em alturas alternadas: passar por baixo, por cima,

rastejar.

# Cobrinha.

# Fazer o trenzinho com a corda.

# Cabo de guerra ( em local com grama, para que não se machuquem ao cair e

também com um número pequeno de crianças ).

# Com cordas pequenas fazer de conta que está levando um animalzinho para

passear.

# Professor e auxiliar cada um pegando numa extremidade da corda, passar a

corda por cima e por baixo do grupo de alunos.

#
ENSINAR A PULAR CORDA (Provavelmente todos alunos que no ano

seguinte avançarão para o pré conseguirão aprender ).

BOLAS:

GRANDE:

# Chutar, rolar, quicar com as duas mãos, jogar para cima e tentar encaixar,

todas essas atividades de forma individual, em duplas ou grupos.

MÉDIA:

# Rolar a bola contornando o seu corpo.

# Quicar e pegar andando em espaço pré determinado.

# Atividades com as crianças de posse de uma bola e sentadas , rolar a bola de

um para outro, um sentado o outro contorna rolando a bola, sentados com

pernas afastadas ao comando do professor colocar a bola dentro (entre as

pernas), ao lado, em cima, etc.

PEQUENA:

# Bolinhas de tênis ou de meia, atividades variadas como: esconder as bolinhas

para que procurem, rolar, jogar pouquinho para cima e tentar pegar, etc.

JOGOS E BRINCADEIRAS:

ESCONDE-ESCONDE

ACORDA SEU URSO:
Uma criança será escolhida para ser o “seu urso” e

deverá ficar afastada do grupo fingindo que está dormindo, os demais ao

comando do professor irão passando por obstáculos pré determinados até

chegar ao local onde seu urso está dormindo, ao sinal do professor todos gritam

“acorda seu urso” e correm de volta para o local onde estavam anteriormente

sendo que o seu urso fica bravo que foi acordado e corre atrás dos demais ( o

professor pode ir contando historinhas onde os alunos imaginam pontes, rios,

jacarés, etc.).

GATO E RATO:
Pode-se brincar da maneira tradicional ou com as crianças em

círculo com as pernas afastadas e os pés encostados nos pés do colega, o gato

e o rato só poderão entrar e sair do círculo por entre as pernas dos colegas.

HISTÓRIA DA SERPENTE:
Canta-se: Esta é a história da serpente que subiu o

morro para procurar um pedaço do seu rabo, hei você aí faz parte do meu

rabãaoo. Cada criança que é apontada pelo professor passa por entre as pernas

dos demais que já estão na fila da serpente e seguram na cintura do último e

assim a brincadeira continua até que todos façam parte da serpente.

PINTINHOS E A RAPOSA:
A mamãe (professor) fica a uma distância do grupo

de alunos e um aluno ou a estagiária fica no meio, a mamãe diz: “meus

pintinhos venham aqui”, eles dizem: “não podemos mamãe temos medo da

raposa”, a mamãe diz: “MEUS PINTINHOS VENHAM JÁ AQUI”, os pintinhos

correm em direção a mamãe e a raposa tenta pegar alguém, a criança que foi

pega vira gavião.Pode-se fazer esta brincadeira utilizando-se todos os

predadores e suas presas, ex. cobra/passarinho, gato/rato, gavião/pintinhos,

outros.

OVO CHOCO:
Crianças sentadas em círculo, o professor com uma bola na mão

vai fazendo a volta por fora do círculo e cantando: “Ovo, ovo choco quem olha

prá trás leva um tapa no rosto e não brinca mais”, ao terminar o verso coloca a

bola atrás de um aluninho e este deverá pegar a bola e correr tentando acertála

no professor, se não conseguiu acertar ele segura a bola e a brincadeira

recomeça. Sugestão: trocar a palavra tapa no rosto por beijo no rosto ou

explicar para as crianças que é uma brincadeira que vem passando de pais para

filhos há tempos e antigamente era brincada assim.

JOÃO PALMADA:

DANÇA DAS CADEIRAS:
Com música, as crianças vão dançando e fazendo

algum movimento mostrado pelo professor, quando a música pára cada um

senta numa cadeira.

QUEBRA-CABEÇAS:
Com peças grandes e em número de 3 a 5 ou 6 peças.

BOLICHE

BOLA AO CESTO

JOGOS DE SEQUÊNCIA LÓGICA

JOGOS DE ENCAIXE

CIRCUITO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS

BRINCADEIRAS E DANÇAS COM BALÕES

PASSAR ANEL

DRAMATIZAÇÃO DE HISTÓRIAS

MORTO E VIVO

JOGO DA MEMÓRIA COM POUCOS PARES

ESTAFETAS

ALERTA COM O NOME DOS ALUNOS

BATATA QUENTE

CAÇAR URSINHOS:
Simular através da imaginação uma caçada de ursinhos.

ROUBAR O RABO

IMITAÇÃO DE ANIMAIS

JORNAL:
rasgar em tiras, fazer bolinhas de todos os tamanhos, jogar com elas,

etc.

AMARRAR CORDA NAS ÁRVORES:
Fazer atividades tais como: se pendurar,

balanço com um pedaço de madeira na ponta, corda presa numa árvore e em

outra a uma altura perto do chão e outra mais alta que a altura das crianças,

caminhar por cima da corda baixa se segurando na mais alta.Todas essas

atividades verificar muito a segurança das crianças.

ELEFANTINHO COLORIDO

AMARELINHA

ROLINHO:
Ensinar o rolamento para frente dando segurança para as crianças.

ELÁSTICO:
As mesmas atividades do berçário porém com grau de dificuldade

maior.

PNEUS:
Rolar, andar sobre os pneus, pular para dentro e fora, em duplas

carregar o pneu de um lugar a outro, entrar dentro do pneu e carregá-lo de um

lugar a outro, jogar bolas tentando acertar dentro do pneu.

NÍVEL PRÉ

ARCOS:

# Todas as atividades do maternal, mais:

# De mãos dadas em círculo, passar o arco para o colega da direita, até que

tenha passado por todos.

# Estafeta: em fileiras, passar o arco pelo corpo e entregar para o colega de

trás.

# Lançar na garrafa pet, no colega ou outros alvos.

# Basquete: o professor segura o arco.

# Ensinar a bambolear na cintura, braço.

# Espalhar arcos pelo espaço e desenhar letras dentro.

# Fazer o arco correr e passar por dentro dele.

# Em duplas, um rola o arco para o outro.

# Em duplas, um joga o arco para o outro.

# Atividades de dentro, fora, em cima, em baixo, alto, baixo, na frente, atrás,

direita, esquerda.

CORDA:

# Caminhar sobre a corda para frente, para trás, de lado.

# Com várias cordas: passar por cima, por baixo

# Corda esticada no chão: ir pulando para frente com os pés afastados (um pé

de cada lado da corda), pés afastados ir pulando de costas.

# Corda esticada no chão: pular com os dois pés juntos de um lado para outro

da corda.

# Corda esticada no chão: pular com um pé só de um lado para o outro.

# Corda esticada no chão: vários alunos ao mesmo tempo, pular para frente e

para trás da corda.

# Corda esticada no chão: o aluno deita em cima da corda (na cintura) e vai

rolando o corpo e se enrolando na corda até enrolar toda e depois desenrola.

# Ensinar as crianças que ainda não sabem a pular corda, as que já sabem

aumentar o grau de dificuldade como: pular dois juntos, reloginho.

# Pular corda cantando as músicas:

“salada saladinha bem temperadinha com sal, limão, pimenta, aguenta (quando

canta agüenta aumenta a velocidade da corda).

“Com quem você pretende se casar? Loiro, moreno, careca, cabeludo, rei,

ladrão, polícia, capitão, ursinho querido do meu coração”.

# O professor segura a corda em uma extremidade e uma criança na outra,

passar a corda por cima e por baixo do grupo de alunos.

# Alunos em círculo, o professor passa a corda rasteira por baixo dos pés das

crianças que deverão pular quando a corda se aproxima.

BOLA:

GRANDE:

# Estafeta: em filas passar um para o outro por cima da cabeça, variações:

passar pelo meio das pernas, um aluno passa por cima, o outro por baixo e

assim sucessivamente,um aluno passa a bola pela direita, o seguinte pela

esquerda e assim sucessivamente.

# Quicar a bola até um lugar demarcado, variações: por entre obstáculos, com

as duas mãos, uma mão, mão esquerda, mão direita.

# Jogar a bola para cima e encaixar, variação: em deslocamento, bem alto,

baixo, jogar com uma mão e pegar com as duas, jogar com as duas mãos e

segurar com uma, etc.

# Jogar para cima, deixar quicar no chão e depois segurá-la.

# Em duplas: um joga para o outro, variação: em grupos um joga para o outro,

podem ir soletrando o alfabeto cada vez que pega a bola.

# Rolar a bola e correr para pegá-la, variação: rolar a bola e correr na frente,

abrir as pernas para que a bola passe.

# Quicar a bola e pular por cima dela, variação: quicar e passar a perna por

cima da bola, só a perna direita, só a esquerda, alternando as pernas.

MÉDIA:

# Pode-se fazer as mesmas atividades acima, preferencialmente propiciando

que as crianças manuseiem bolas de diferente tamanhos e pesos, se alguma

criança não consegue realizar determinada atividade com uma bola menor

ofereça uma maior.

PEQUENA ( DE TÊNIS, MEIA, MASSAGEM, BORRACHA

# Lançar para o alto e segurar.

# Lançar em algum alvo.

# Boliche.

# Fazer o número 8 entre as pernas, rolando a bola com as mãos, variação:

sem rolar, passando de uma mão para outra.

# Lançar a bola de uma mão para outra.

# Lançar a bola na parede e tentar pegá-la.

# Com as garrafas pet cortadas, pega-se a parte do gargalo, com a bolinha

pequena dentro joga-se para cima e tenta encaixar, varição: em duplas ou

grupos, cada criança com dois pet, joga de um para o outro.

# Em círculo, as crianças bem próximas um do outro, viram todos para a direita

e faz massagem no colega da frente, troca o lado e faz no outro.

JOGOS E BRINCADEIRAS:

ROUBAR O RABO

SEMPRE DOIS, NUNCA TRÊS

PASSA PASSARÁ:
Duas crianças são destacadas, vão para longe do grupo e

cada uma escolhe uma fruta, depois disso erguem os braços encostando as

mãos uma na outra formando um túnel, as outras crianças passam em fila

cantando: “passa passará quem de trás ficará, a porteira está aberta para quem

quiser passar, passa um, passa dois,e o terceiro eu vou pegar”, no ouvido da

criança que foi presa perguntam de qual fruta gosta mais, conforme a resposta

vai na fila da criança que tinha escolhido aquela fruta, no final da brincadeira

verifica-se qual foi a fruta que teve mais preferência.

UM, DOIS, TRÊS, UM PALHAÇO E UM CHINÊS OU BATATINHA FRITA 1,

2 ,3:
O professor coloca-se a uma distância do grupo, as crianças ficam uma ao

lado da outra formando uma fileira, o professor ao dizer batatinha frita 1,2,3

vira-se de costas para o grupo, as crianças deverão deslocar-se rapidamente

para a frente enquanto o professor não volta-se para eles se, ao virar-se o

professor enxergar alguém ainda se deslocando ou mexendo-se volta para trás

do último.

JOGOS DA MEMÓRIA:
Se não houver no espaço é bem fácil de confeccionar.

QUEBRA-CABEÇAS:
De 6 a 20 peças dependendo da idade e do nível das

crianças.

DOMINÓ

CAÇADOR

QUEIMADA

ALERTA

TELEFONE SEM FIO

PÉ DE LATA

CADEIRINHA

BINGO ATÉ O NÚMERO 10:
Vai anotando o número no quadro para eles

procurarem na cartela.

DURO E MOLE

CABRA CEGA

GATO MIA

POLÍCIA E LADRÃO

PEGA-PEGA

ESTÁTUA

QUATRO CANTOS:
As crianças são divididas em 4 grupos, cada grupo escolhe

o nome de um animal, no meio fica um caçador. O professor diz bem alto: leão

e tigre, os 2 grupos devem trocar de lugar e o caçador tenta pegar alguém, se

conseguir este vira caçador e o caçador vai para o grupo dele.

ATIVIDADES VARIADAS PARA BERÇÁRIO, MATERNAL E PRÉ:

# Com música, mostrar movimentos que deverão ser realizados pelas crianças.

# Atividades com pneus de moto, carro, bicicleta: rolar, entrar dentro do pneu e

carregá-lo até um ponto determinado, carregar o pneu em duplas, grupos,

caminhar por cima de pneus enfileirados, pular para dentro de pneus

enfileirados, rolar e correr atrás para pegar o pneu, em duplas um rola o pneu

para o outro, alunos maiores pular sobre o pneu em pé, etc.

# Pés de lata que podem ser confeccionados com latas de leite em pó ou latas

de sardinha ( para crianças menores).

# Vai-vem confeccionado com corda de varal e litros pet, com as crianças do

maternal realiza-se o movimento mais devagar e o professor realiza o

movimento junto com a criança, nas turmas de pré as crianças fazem duplas

para brincar e pode-se aumentar a complexidade fazendo movimentos dos

braços para frente e para trás, um braço para cima e outro para baixo, soletrar

o alfabeto, mais velocidade no movimento, etc.

# Atividades com elástico: com as turmas de pré ensina-se os movimentos de

pular elástico, com as crianças do maternal pode-se por o elástico bem baixo e

fazê-los pular para dentro, fora, rastejar por baixo, andar sobre o elástico,

deixar as crianças manusearem o elástico sentindo sua textura, esticando e

encolhendo, amarrar uma bola na ponta do elástico e pendurá-lo no teto

fazendo um círculo de crianças onde cada uma joga a bola para outra.

# Caminhar sobre meio fio ou muro baixo.

# Atividades com jornal: rasgar, amassar, rasgar em tiras, confeccionar

pompons, bolas, rabos (para a brincadeira de roubar o rabo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bases para uma grande construção: