Maternal
LOE- Histórias infantis, contos de fadas e
histórias sem textos
Ouvir a História do CD Clássicos
Inesquecíveis
|
O.D- A professora colocará o CD Clássicos
Inesquecíveis com a História da Chapeuzinho Vermelho.
|
Roda de conversa
|
O.D- Em
roda de conversa, a professora questionará os alunos a cerca da história:
Quais histórias vocês conhecem? Quem já conhecia a história da Chapeuzinho
Vermelho? Onde escutaram pela primeira vez? Etc.
|
Apresentação do livro
|
O.D- Apresentação do livro: capa, material,
título, editora, ilustrações. A professora contará a história mostrando as
figuras.
|
Reconto oral e manipulação de histórias infantis
|
O.D- A professora disponibilizará no meio da roda
diversas histórias infantis para os alunos manipularem, escolherá alguns
alunos para recontar a história e os demais recontarão
nas próximas aulas.
|
Dialogo sobre contos de fadas
|
O.D- A professora irá dialogar com os alunos sobre os contos de fada e
que uma das fadas da bela adormecida deixou um presente. Dentro da caixa
estará uma varinha. A professorá abrirá a caixa com os alunos e tirará a varinha mágica. Os alunos irão fazer seus pedidos e a professora
registrará no blocão.
|
Apresentação da história sem texto : Ida e
volta
|
O.D- A professora irá apresentar o livro e perguntará as crianças se há
alguma diferença entre este e os outros livros, para que observem que não há
letras e após pedir para que contem a história de acordo com as imagens do
livro.
|
Pré 1
LOE- Parlendas
Brincando com a parlenda: Cadê o toucinho?
|
O.D- A professora irá convidar as
crianças a brincarem com a seguinte parlenda: Cadê o toucinho? , dividir a
turma em dois grupos para brincar com esta parlenda, por exemplo: as meninas
perguntam e os meninos respondem, na proxima vez os meninos perguntam e as
meninas respondem.
- Cadê o
toucinho que estava aqui?
- O gato
comeu.
- Cadê o
gato?
- Fugiu pro
mato.
- Cadê o
mato?
- O fogo
queimou.
- Cadê o
fogo?
- A água
apagou.
- Cadê a
água?
- O porco
bebeu.
- Cadê o
porco?
-Virou
toucinho.
|
Leitura da Parlenda: Cadê o toucinho?
|
O.D- A professora fixará a parlenda: Cadê o
toucinho? na lousa escrita fará a recitação para as crianças ouvirem em
seguida, os questionar, o que nós acabamos de ouvir? Era uma história? Uma
receita culinária? Uma notícia? Vocês já ouviram este texto em algum lugar.
Onde? Quem recitou? Logo após explicará o que é uma "parlenda".
Depois a professora irá propor que todos ouçam novamente a parlenda e repitam
a recitação.
|
Leitura da parlenda escrita
|
O.D- a professora fará a leitura da parlenda: Cadê o toucinho e distribuirá uma folha
Impressa para cada aluno, pedirá aos alunos que façam a leitura acompanhando
com o dedo em cima de cada palavra, em seguida deverão fazer a ilustração
da mesma (interpretação com
desenho)
|
Leitura e escrita da parlenda
“Cadê o toucinho”
|
O.D- A professora previamente escreverá a parlenda
na lousa e lerá várias vezes com o grupo. Após apagará a palavra gato e
escreverá 3 palavras com a mesma sonoridade, como por exemplo pato,
mato,gato,as crianças deverão ler para identificar qual é a palavra que
completa a parlenda.
|
Produção escrita coletiva
|
O.D- Os alunos deverão criar parlenda de acordo
com as imagens já recortadas, junto com a professora farão as reformulações
necessárias e reescrita da parlenda no sulfitão, tendo a professora como escriba
|
Pré2
LOE- Parlendas e Adivinhas
Apresentação do livro com cantigas, adivinhas e
outros versos
|
O.D- A
professora apresentará a capa, autora e editora do livro e os alunos
conhecerão as adivinhas depois propor a confecção das adivinhas que serão colocadas no
mural da sala. Cada adivinha será realizada por um grupo de 3 crianças
|
Adivinha - O QUE É QUE CAI
EM PÉ E CORRE DEITADO? RESPOSTA CHUVA.
|
O.D- Confeccionar
um envelope com a adivinha .
Realizar a escrita da resposta
e depois fazer o desenho correspondente a resposta |
Descubra a adivinha em grupo
|
O.D- A professora colocara as adivinhas em uma mesa e cada grupo
irá retirar uma adivinha tentando descobrir a resposta.
|
Brincando com parlendas no boliche
|
O.D- Faça os pinos do boliche com
garrafas plásticas recicláveis e a bola de boliche, de borracha, um pouco
mais pesada que a de plástico. Coloque dentro das garrafas versos infantis
rimados, que são as PARLENDAS. Divida a turma em dois grupos. A brincadeira
consiste em cada componente do grupo derrubar, um de cada vez, somente a
garrafa plástica que tiver a tampinha da mesma cor sorteada pelo seu grupo.
Caso o aluno acerte, abre a
garrafa que derrubou, retira uma parlenda e passa para o final da fila. Caso
contrário, ele retira uma parlenda da garrafa do professor e, assim,
sucessivamente. Ao final da partida, forme uma roda com os alunos e peça para
cada um ler o verso que retirou da garrafa.
Parlendas
a serem trabalhadas:
Parlenda:
Dedo
mindinho,
Seu
vizinho,
Pai-de-todos,
Fura-bolo
Mata-piolho.
Parlenda:Era
uma bruxa
Era
uma bruxa
À
meia-noite
Em
um castelo mal-assombrado
Com
uma faca na mão
Passando
manteiga no pão
Passando
manteiga no pão.
Parlenda:
Vamos
passear na floresta
Enquanto
seu lobo não vem
-
Seu lobo está pronto?
-
Não, ele está tomando banho.
-
Não, ele está comendo.
-
Não, ele está dormindo.
-
Tá!
Parlenda:
Com
quem você
Pretende
se casar
Loiro,
moreno,
Careca,
cabeludo,
Soldado
ou ladrão
Qual
é a letra do seu coração?
A,
B, C, D......
Parlenda:
Meio
dia,
Macaco
assobia
Panela
no fogo
Barriga
vazia.
Parlenda:
O
rei mandou me chamar
Pra
casar com sua filha
Só
de dote ele me dava
Europa,
França e Bahia.
Me
lembrei do meu ranchinho
Da
roça, do meu feijão
O
rei mandou me chamar
Ó
seu rei, não quero, não.
Parlenda:
Um
homem bateu em minha porta
E
eu abri
Senhoras
e senhores
Dá
uma voltinha,
Senhoras
e senhores
Pulem
de um pé só,
Senhoras
e senhores
Põe
a mão no chão,
E
vai ... pro olho ... da rua!
Parlenda:
Quem
cochicha
O
rabo espicha
Come
pão
Com
lagartixa
Quem
escuta
O
rabo encurta
Quem
reclama
O
rabo inflama
Come
pão
Com
taturana.
Parlenda:
Pisei
na pedrinha
A
pedrinha rolou
Pisque
pro mocinho
Mocinho
gostou
Contei
pra mamãe
Mamãe
nem ligou
Contei
pro papai
Chinelo
cantou.
Parlenda:
O
tempo perguntou para o tempo:
Quanto
tempo o tempo tem?
O
tempo respondeu para o tempo
Que
o tempo tem tanto tempo
Que
nem o tempo poderá dizer
Quanto
tempo o tempo tem.
|
Leitura e ilustração de parlendas
|
O.D- Cada
dupla recebe a sua cópia da parlenda Era uma bruxa para ler e depois
ilustrar. Durante a atividade o professor vai passando pelas duplas
observando como procedem na leitura, solicitando que leiam acompanhando com o
dedo, tendo cuidado para que o dedo acompanhe o que o olho vê e o que a boca
fala. Ao chegar junto a uma dupla que já realizou a leitura da parlenda, o
professor pode questionar a respeito de como fizeram para descobrir o que o
texto conta. Pode também aproveitar este momento para solicitar que as
crianças indiquem onde se encontra alguma palavra do texto, indagando-as como
sabem que naquela parte está escrita a palavra indicada.
|
Parlenda enigmática
|
O.D-. Colar imagens de acordo com as parlendas trabalhadas na
lousa e distribuir uma folha ofício A4 para cada criança. A professora pedirá
que as crianças reescrevam a parlenda, substituindo o desenho pela palavra
correta.
|
Avaliação: Observação e participação dos
alunos nas
atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são bases para uma grande construção: