FALAR E ESCUTAR
1.Relato do final de semana na Rodinha
2.Reconto de historinhas
3.Faz-de-conta
4.Transmitir recados
5.Exposição de suas idéias nas conversas durante a rodinha
6.Dramatizações
7.Conversas
8.Exposições de idéia durante a rodinha
9.Ciranda de livro onde os alunos escolhem a história de sua
preferência
10.Brincadeira livre
11.Conversas informais com os colegas
12.Relação das habilidades trabalhadas em sala com
experiências pessoais
13.Contos de historinhas. Ao término da história incentivar
os alunos a fazerem questionamentos
14.Interação com a professora e funcionários
15.Solicitar que as crianças argumentem algum desenho feito
por eles
16.Trabalhar com a linha do tempo, desenhando os momentos
mais significativos em ordem
17.Jogos de contar histórias observando imagens e seguindo
sua seqüência
18.No final da aula fazer a avaliação do dia, seguindo a
ordem de acontecimento do dia
19.Pedir que as crianças façam um relato da historinha que
mais gostam
20.No final de um conto solicitar que as crianças descrevam
as características do personagem que mais gostou
21.No término de uma história solicitar que os educandos
façam o reconto
22.Através de desenhos fazer recontos de histórias
23.Aprender e reproduzir músicas relacionadas com os temas
desenvolvidos e outras, canções folclóricas e populares
24.Realização de jogo musical
25.Brincar de Mímica
26.Fazer a dramatização de um poema
PRÁTICAS DE LEITURA
1.Leitura freqüente, pelo professor, de vários tipos de
texto
2.Atividades com diferentes textos e suas funções na
sociedade: carta, bilhetes, documentos, convites, listas, textos literários,
receitas culinárias, manuais, regras de jogo, jornais, enciclopédias, história
em quadrinhos.
3.Conto e reconto
4.Faz-de-conta
5.Fazer trabalho com recorte de jornal levados pelos alunos
para socializar a notícia
6.Criar o jornalzinho da turma com informativo diário
7.Criar um projeto de correspondência entre as turmas da
escola e/ou entre escolas da mesma comunidade
8.Solicitar que as crianças levem para a escola embalagens
de produtos em que haja letras de alimentos que comem ou bebem normalmente e de
que gostam
9.Trabalhar com gravuras de placas que encontramos
facilmente na comunidade
10.Adivinhas
11.Cantar músicas conhecidas utilizando a letra impressa
ainda que os alunos não leiam de forma convencional
12.Trabalhar com receitas
13.Chamadinha: usar pedaços de cartolina com o nome das
crianças e fazer diariamente a chamadinha
14.Mostrar o nome e ler
15.Mostrar o nome e deixar as crianças descobrirem a quem
pertence
16.Pedir para que cada criança pegue seu cartão
17.Pedir para uma criança distribuir os cartões para seus
colegas
18.Bingo e dominó dos nomes
19.Atividades no cantinho da leitura
20.Levar as crianças para uma atividade na biblioteca do
bairro e/ou sala de leitura da escola
21.Pedir para as crianças levarem para a escola vários tipos
de materiais impressos que tem em casa
22.Criar projetos de leitura
23.Dramatizações simples
24.O mundo da leitura: pesquisar histórias que tenham sido
utilizadas para grandes produções em cinema e TV (filmes, novelas, etc.)
25.Criar na turma um projeto de empréstimo de livros
(Ciranda de livros), onde as crianças poderão levá-los para casa e devolver
depois.
PRÁTICAS DE ESCRITA
1.Elaboração de lista de acordo com os temas abordados;
2.Familiarizar com a escrita através do contato e manuseio
de livros, revistas, etc. Escrita do nome com auxilio da ficha de
identificação;
3.Confecção do jornalzinho coletivo;
4.Confecção de murais
5.Montar e desmontar: propor que as crianças recortem o seu
próprio nome, separando letra por letra, misture e remonte;
6.Cruzadinha utilizando os nomes das crianças;
7.Carteira de Identidade: fazer o modelo e pedir para que as
crianças levem uma fotografia ou façam um desenho e assinem seu nome;
8.Caderno de Endereços: Propor a organização de um caderno
com os nomes e endereços da turma.
9.Mostrar às crianças objetos para que elas criem
historinhas a partir deles e o professor copie no quadro
10.Mostrar às crianças seqüência de figuras e a turma irá
contando a história à medida em que as figuras são mostradas, a professora
anota.
11.Troca de atividades;
12.Fazer exposição com a produção dos alunos;
13.Produzir murais em conjunto;
14.Relato do final de semana e escrever espontaneamente
sobre ele;
15.Fazer um painel com gravuras em seguida pedir para que
escrevam o que estão vendo;
16.Trabalhar com receitas oralmente e escrita;
17.Trabalhar com imagens e pequenos textos;
18.Pedir que as crianças desenhem e escrevam sobre o que
desenharam;
19.Fazer comparação entre o desenho e a escrita.
20.Trabalhar com índice e paginação;
21.Identificar no dinheiro as letras e números;
22.Dominó de letras e números;
23.Placas de veículos.
24.Ler o jornal do dia e contar para as crianças noticia que
lhe interessem;
Seu blog está maravilhoso...que Deus continue sempre abençoando você...beijos.Leidi.
ResponderExcluirO blog fica feliz com sua participação volte sempre!!!
ExcluirExcelentes ideias! Adorei o blog!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmei as ideias, me ajudaram muito, obrigada.
ResponderExcluirExcelente! Me ajudou muito. Obrigada.
ResponderExcluir