- A
atividade permanente de leitura pelo professor não pode se transformar em um
momento burocrático da rotina. Não basta ler todos os dias para as crianças,
é fundamental que esta leitura tenha um propósito comunicativo muito bem
definido, caso contrário ela passa a ser somente uma atividade escolar a
ser cumprida durante a rotina.
- A seleção dos textos
deve seguir determinados critérios que justificam sua escolha. Por exemplo,
elegem um texto porque é original, propõe um tema interessante e divertido,
pela qualidade de suas ilustrações, O critério que define a escolha do texto
deve ser compartilhado com as crianças porque se constitui em um comportamento
leitor importante. A partir desta
informação os alunos aprendem a selecionar materiais de leitura e a justificar
sua escolha fundamentada em determinados critérios.
- A atividade permanente de leitura pelo
professor não é uma situação na qual o professor é o leitor e as crianças os
ouvintes. Se considerarmos que ler é produzir sentido e não apenas
decodificação, então os alunos são leitores pelos olhos do professor. Os
alunos realizam uma atividade mental extremamente complexa para compreender o
texto compartilhado pelo professor, o que faz com que este momento se constitua
em uma situação de leitura para todas as crianças.
- A
ilustração dos livros de literatura infantil fazem parte da obra literária. Por
isto é imprescindível que as crianças vejam as ilustrações durante a leitura do
texto.
- A
atividade permanente de leitura pelo professor é uma situação de intercâmbio de
impactos e impressões que o texto lido produziu em cada leitor. Um dos
propósitos didáticos desta situação é formar leitores proficientes que
compartilham entre si a produção cada vez mais elaborada de sentidos. Por isto
permita que os alunos comentem os efeitos que a obra produziu, que façam
perguntas e observações sobre o conteúdo do texto.
Dicas
didáticas:
Prepare a leitura
Ensaie
a leitura do livro em voz alta para transmitir ao grupo os efeitos que o texto
pode produzir: sensibilidade para ler a explicação de “saudade”, tranqüilidade
para “felicidade”, espanto para “preocupação”, alegria para “sucesso”, dúvida
para “indecisão.
Prepare o espaço
Sente-se em uma cadeira e peça para os alunos
sentarem no chão diante de você. Leia o texto com a ilustração virada para as
crianças.
Apresente o livro para os alunos
Comece
pela capa e pelo título. Deixe as crianças emitirem impressões sobre o livro
espontaneamente. Explicite o seu critério
para a escolha deste livro. Você pode também perguntar ao grupo se lembram do
comentário que você fez sobre a história ou determinado personagem. Relacione
ao título do livro.Fale um pouco sobre a autora.
Faça acordos para a leitura
compartilhada
Antes
de iniciar a leitura combine com seus alunos algo muito importante: diga aos
alunos que você fará uma primeira leitura de todo o livro e que eles não
poderão interrompê-la. Desta maneira é
possível construir um sentido global da obra literária. Combine também, é
claro, que após a primeira leitura você voltará às páginas que eles indicarem.
Diga assim: “Vamos fazer um acordo?! Eu vou ler a história, vocês vão escutá-la
com atenção, observar as ilustrações e depois voltarei a ler as páginas que
vocês indicarem. Faremos juntos os comentários da história, certo?”
Promova o espaço de intercâmbio
Após
a leitura compartilhada abra um espaço de intercâmbio com seus alunos sobre o
livro que você leu, tal como os leitores proficientes realizam. A interação
grupal ajuda os alunos a avançar na compreensão do significado. Esses
intercâmbios podem ser iniciados por algum aluno de maneira espontânea, ou pelo
próprio professor, que se apresenta como leitor e inicia os comentários.
Avaliação
Analise
se as crianças escutam a história com atenção, comentam assuntos ligados a ela,
relacionam as ilustrações ao texto e se manifestam preferências por trechos ou
episódios específicos na própria aula ou, posteriormente, numa roda de
conversa, por exemplo.
Fonte
de pesquisa: Lerner, Delia. Ler e
escrever na escola — o real, o possível e o necessário. Porto Alegre : Artmed;
2002.
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