Objetivos:
•Estimular o gosto pela leitura desde a Educação
Infantil;
•Promover momentos de contação de histórias;
•Proporcionar momentos de manuseio de livros;
•Estimular as crianças a lerem imagens e construírem
histórias a partir delas.
1-Contar Histórias
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1-Para essa atividade serão escolhidas histórias
conforme a faixa etária das crianças. Elas serão contadas através de teatro
de fantoches com entonação de voz criando a diferenciação das personagens e
chamando a atenção das crianças para essa diferença.. Após a apresentação
mostrar às crianças que as histórias também podem ser encontradas em livros,
e deixá-las manusear os mesmos e os fantoches para que possam recriar as
histórias.
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2-Contar história com livro
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2-A história será contada através de um livro rico em
gravuras, e antes de trocar a página o educador deverá questionar com as
crianças o que elas acham que acontecerá na próxima página, estimulando-as a
falar (oralidade) e incentivando a imaginação e o raciocínio lógico entre uma
cena e outra.
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3- Histórias a partir de gravuras
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3-Deverão ser confeccionadas placas grandes com
gravuras que estabeleçam uma lógica de continuidade entre elas. As placas
serão apresentadas uma de cada vez ao grupo de crianças e as mesmas farão a
locução do texto oral a partir das gravuras que vêem. O professor não irá
contar a história, as crianças é que a contarão através das gravuras.
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4-Produção individual de história
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4-A professora deverá contar uma história (com
entonação e utilizando o livro) para as crianças, em seguida deverá pedir às
crianças que a passem para o papel através de seus desenhos. Serão oferecidos
às crianças materiais como folhas, lápis de cor, canetinhas, giz de cera e
lápis de escrever. Caso algumas crianças conheçam algumas letras,
incentivá-las a utilizá-las em suas produções. As produções dos alunos
deverão ser expostas para toda a turma ver o que os colegas produziram. A
professora deve estimular e valorizar as produções das crianças.
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5-Produção oral coletiva da história.
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5-O professor deverá iniciar uma história oralmente
(uma história que não seja conhecida pelas crianças, ou uma fictícia) e uma
de cada vez irá dar continuidade à história, assim cada criança deverá
prestar atenção na continuidade que o colega deu para que possa construir a
história a partir do ponto em que parou (poderão ser colocados novos
personagens na história, mudança de eventos entre outros). O professor deverá
transcrever a história produzida pelas crianças e depois contá-la à elas.
Pode ser sugerido que as crianças façam a ilustração da história.
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6- Contato com livros
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6-A professora deverá
contar uma história com um livro, e apresentar às crianças outros livros,
contar-lhes seus títulos e deixa-las manusear os livros, tentando “ler” as
histórias. A atividade pode ser desenvolvida em um primeiro momento
individualmente, e depois em duplas cada criança contará a história a seu
parceiro, utilizando a leitura que faz das imagens.
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