Maternal
Apresentação dos cartões com os nomes
das crianças.
|
Em roda utilizando um quadro de
pregas, apresentar cada nome devidamente identificado por sua foto. Será
proposto que cada criança faça um desenho no cartão.
|
Fazendo a chamada
|
Mostrar a ficha de chamada para os
alunos. O dono da ficha deverá pegar a sua ficha e retornar para o seu lugar.
Serão mostradas para a turma as fichas dos alunos ausentes.
|
Ouvir músicas que envolvam o
nome do aluno. (Varias aulas).
|
Cantar música envolvendo o nome da
criança com o apoio do cartão.
As músicas serão variadas:
A canoa virou,
Mamãe é uma bola;
Comeu pão na casa do João;
|
Onde está meu nome
|
Distribuir os cartões na roda, todas
as crianças deverá senta-se onde está o seu nome. Essa brincadeira deve ser
realizada com música.
|
A Canoa Virou.
|
Formar uma roda com as crianças e
colocar no centro da roda os cartões com os nomes. Cantar a música “A Canoa
Virou...”. Ao ouvir seu nome a crianças irá ao centro da roda, ficando junto
do seu cartão.
|
Pré 1
LOE- Poesias
Leitura da poesia
|
O.D-Ler a poesia no sulfitão : Infancia
INFÂNCIA
ANINHA
PULA AMARELINHA
HENRIQUE
BRINCA DE PIQUE
MARÍLIA
BRINCA DE MÃE E FILHA
MARCELO
É O REI DO CASTELO
MARIAZINHA
SUA RAINHA
CAROLA
BRINCA DE BOLA
JOÃO
DE POLÍCIA E LADRÃO
JOAQUIM
ANDA DE PATINS
TIETA
DE BICICLETA
E
JANETE DE PATINETE.
LUCINHA!
EU ESTOU SOZINHA.
VOCÊ
QUER BRINCAR COMIGO?
(Sonia Miranda. Pra boi dormir. Rio
de Janeiro: Record, 1999).
|
Desenho da brincadeira
|
O.D-As crianças irão desenhar a brincadeira que
mais gosta de acordo com a poesia.
|
Escrita com banco de palavras
|
O.D- Os
alunos irão escrever de os nomes das imagens de acordo com a poesia e tendo
como referência o banco de palavras.
|
Escrita e leitura de listagem
|
O.D- Os
alunos irão escrever a brincadeira preferida de acordo com a poesia com
alfabeto móvel e irão ler para seus colegas e professora.
|
Pintar palavras
|
O.D- Os
alunos receberão a poesia impressa para pintar 3 palavras que a professora
ditar na poesia.
|
Pré2 Atividade Permanente
LOE- Tirinhas
Leitura de uma “tirinha”
|
A professora realizará a leitura estimulando a
observação dos alunos quanto aos personagens e suas expressões.
|
Listagem dos personagens
|
A listagem será realizada no blocão, os alunos falarão
os nomes e a professora será a escriba. A listagem ficará exposta para a
leitura coletiva.
|
Ordenar as cenas das tirinhas
|
A professora entregará para cada mesa uma
história em tirinha de forma desordenada para que as organize e cole em
sequência.
|
Produção de texto
coletivo
|
Os alunos irão contar a história forme as imagens que
organizarão formando uma história coletiva.
|
Escrita e Revisão
das falas em duplas.
|
Os alunos irão escrever em duplas nos balões das
tirinhas as falas e depois trocarão com outras duplas para realizar a revisão
da escrita das tirinhas.
|
Avaliação: Observação e participação dos
alunos nas atividades
propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são bases para uma grande construção: