O PPP
define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade.
Saiba
como elaborar esse documento
Toda escola tem objetivos que deseja alcançar,
metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os
meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto
político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias
palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:
- É projeto
porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado
período de tempo.
- É político
por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos
conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e
coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
- É pedagógico
porque define e organiza as atividades e os projetos educativos
necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:
- Missão
O que é?
Conjunto dos valores nos quais a comunidade escolar acredita e das aspirações que tem em relação à aprendizagem dos alunos. Precisa responder a perguntas como: "Para nós, o que é Educação?" e "Que aluno queremos formar?" Também pode ser chamado de marco referencial.
Por que é importante?
Define a identidade da instituição e a direção na qual ela vai caminhar. Se um dos objetivos é formar pessoas críticas e autônomas, deve-se investir na gestão participativa e em projetos em que todos os segmentos tenham voz e assumam responsabilidades.
Conjunto dos valores nos quais a comunidade escolar acredita e das aspirações que tem em relação à aprendizagem dos alunos. Precisa responder a perguntas como: "Para nós, o que é Educação?" e "Que aluno queremos formar?" Também pode ser chamado de marco referencial.
Por que é importante?
Define a identidade da instituição e a direção na qual ela vai caminhar. Se um dos objetivos é formar pessoas críticas e autônomas, deve-se investir na gestão participativa e em projetos em que todos os segmentos tenham voz e assumam responsabilidades.
- Clientela
O que é?
Breve histórico da comunidade e da fundação da escola e um levantamento detalhado sobre as condições social, econômica e cultural das famílias.
Por que é importante?
Oferece informações para que a instituição elabore as diretrizes pedagógicas e defina a maneira pela qual vai se relacionar e se comunicar com a comunidade.
Breve histórico da comunidade e da fundação da escola e um levantamento detalhado sobre as condições social, econômica e cultural das famílias.
Por que é importante?
Oferece informações para que a instituição elabore as diretrizes pedagógicas e defina a maneira pela qual vai se relacionar e se comunicar com a comunidade.
- Dados
sobre a aprendizagem
O que são?
Informações quantitativas sobre matrículas,
aprovação, reprovação, evasão, distorção idade/série, transferências e
resultados de avaliações.
Por que são importantes?
Compõem um retrato da aprendizagem na escola e
permitem aferir a qualidade do ensino. "Por trás de cada número de evasão
ou repetência, está um problema de ensino que precisa ser solucionado",
diz Regina Celi Oliveira da Cunha, professora da Faculdade de Educação da
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
- Relação
com as famílias
O que é?
A definição da maneira como os pais podem contribuir
com os projetos da instituição e participar das tomadas de decisões.
Por que é
importante?
A escola existe para atender à sociedade e a
integração das famílias no processo pedagógico é garantida tanto pela LDB como
pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
- Recursos
O que são?
Descrição da estrutura física da escola (prédios,
salas, equipamentos, mobiliários e espaços livres), dos recursos humanos
(composição da equipe, qualificação e horas de trabalho) e financeiros
(Programa Dinheiro Direto na Escola, via Secretaria de Educação etc.) e dos
materiais pedagógicos.
Por que são importantes?
Os inventários deixam explícitas as condições do
espaço de que a escola dispõe para desenvolver os projetos, a formação atual da
equipe e as necessidade de capacitação e quanto está disponível para reformas,
construções, cursos, compra de material pedagógico etc.
- Diretrizes
pedagógicas
O que
são?
Formam o currículo da escola e descrevem os
conteúdos e os objetivos de ensino, as metas de aprendizagem e a forma de
avaliação, por série ou ciclo e por disciplina.
Por que
são importantes?
É baseado nelas que a equipe formula planos para
implantar programas e projetos e produz indicadores sobre o impacto das ações.
"As estratégias devem ser mantidas ou reformuladas de acordo com os
objetivos da escola", esclarece Regina Célia Lico Suzuki, diretora de
Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
- Plano
de ação
O que é?
Lista completa com todas as ações e os projetos institucionais da escola para o ano letivo.
Por que é importante?
Com base em tudo o que foi pesquisado e estudado nas etapas anteriores do PPP, estabelece o que será feito (na prática) em benefício dos processos de ensino e de aprendizagem para atingir os objetivos definidos inicialmente.
Onde buscar informações?
Em projetos que deram certo em anos anteriores, na própria escola ou em outras unidades com as mesmas necessidades de ensino, em livros de didáticas específicas e junto à equipe técnica da Secretaria de Educação.
Como fazer?
Esta parte do PPP deve, em especial, ser debatida com a equipe de gestores e professores. Assim, todos podem opinar sobre os projetos necessários ao processo de ensino e aprendizagem, conhecer o conjunto do trabalho que entrará em vigor na escola e oferecer ajuda e contribuição naquilo que for possível. Ao final dos debates, fica com os gestores a tarefa de redigir o texto que constará no projeto político pedagógico.
Lista completa com todas as ações e os projetos institucionais da escola para o ano letivo.
Por que é importante?
Com base em tudo o que foi pesquisado e estudado nas etapas anteriores do PPP, estabelece o que será feito (na prática) em benefício dos processos de ensino e de aprendizagem para atingir os objetivos definidos inicialmente.
Onde buscar informações?
Em projetos que deram certo em anos anteriores, na própria escola ou em outras unidades com as mesmas necessidades de ensino, em livros de didáticas específicas e junto à equipe técnica da Secretaria de Educação.
Como fazer?
Esta parte do PPP deve, em especial, ser debatida com a equipe de gestores e professores. Assim, todos podem opinar sobre os projetos necessários ao processo de ensino e aprendizagem, conhecer o conjunto do trabalho que entrará em vigor na escola e oferecer ajuda e contribuição naquilo que for possível. Ao final dos debates, fica com os gestores a tarefa de redigir o texto que constará no projeto político pedagógico.
Como
apresentar no PPP?
Os tópicos necessários em cada um dos projetos descritos são: objetivos, duração, profissionais responsáveis, parceiros, encaminhamentos, etapas e avaliação.
Os tópicos necessários em cada um dos projetos descritos são: objetivos, duração, profissionais responsáveis, parceiros, encaminhamentos, etapas e avaliação.
Fonte de pesquisa: Site Nova Escola pesquisar em < Projeto Político Pedagógico
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