As
aulas de Educação Física são
importantes durante toda a vida escolar, mas no Ensino Fundamental I elas
merecem atenção especial. Nessa fase, os alunos que receberam poucos estímulos
ao movimento em casa têm a possibilidade de desenvolver sua coordenação motora,
além de descobrir e superar os limites do corpo. Isso é essencial especialmente
nas grandes cidades, em que os pequenos vivem em residências com espaço
restrito e quase não andam a pé ou brincam na rua.
-Pula-pula canguru
Materiais:
★ 2 cones
★ 2 bolas
★ 2 bolas
Como realizar
★ Divida os alunos em dois grupos.
Eles
podem discutir
qual
será
o nome de sua equipe.
★ Peça para os grupos formarem duas filas paralelas e posicione os cones 10 metros à frente do primeiro aluno de cada uma das equipes. Os primeiros alunos de cada fileira ficam cada um com uma bola.
★ Ao sinal do professor, eles prendem a bola entre os joelhos e saem pulando.
★ Peça para os grupos formarem duas filas paralelas e posicione os cones 10 metros à frente do primeiro aluno de cada uma das equipes. Os primeiros alunos de cada fileira ficam cada um com uma bola.
★ Ao sinal do professor, eles prendem a bola entre os joelhos e saem pulando.
Não é permitido
ajudar com as mãos.
Eles devem dar a volta
no
cone e retornar até sua
equipe passando a bola
para o segundo da fileira e assim sucessivamente, até que todos façam o
percurso. Caso a bola escape dos joelhos, o aluno deve voltar ao lugar onde a
bola caiu e continuar a atividade.
★ Vence quem realizar a trajetória no menor tempo.
★ Vence quem realizar a trajetória no menor tempo.
-Nó humano
Como realizar
★ Divida a classe em grupos de nove
alunos.
★ Peça que os alunos do grupo fiquem em círculo. Eles devem dar as mãos uns aos outros, entrelaçando-as. Não pode dar as mãos para o colega que está ao lado nem dar as duas mãos para a mesma pessoa.
★ A tarefa é desfazer o nó humano sem soltar as mãos, formando um círculo.
★ Peça que os alunos do grupo fiquem em círculo. Eles devem dar as mãos uns aos outros, entrelaçando-as. Não pode dar as mãos para o colega que está ao lado nem dar as duas mãos para a mesma pessoa.
★ A tarefa é desfazer o nó humano sem soltar as mãos, formando um círculo.
-Jogo da velha corporal
Materiais:
★Corda ou giz
Como realizar
★Dispor as cordas no chão no formato do
jogo da velha tradicional.
★Dividir a classe em
vários grupos de seis alunos, e estes em trios que deverão escolher um aluno do
seu grupo, alternadamente, e solicitar que fiquem no local escolhido.
★O trio que conseguir fazer a reta deverá
descriminar (horizontal, vertical ou diagonal) que foi atingida, marcando assim
um ponto para a sua equipe.
Avaliação
e reflexão
Em roda, converse com os
alunos sobre as duas atividades. Embora simples, elas podem gerar reflexões
interessantes. Por exemplo: na atividade do pula-pula, qual é o papel
de cada colega do grupo para realizar a atividade? Seria possível realizá- la
sozinho? O que o grupo que "perdeu" poderia ter feito diferente? Que
estratégia o grupo "vencedor" adotou e pode ser aprimorada pelos outros?
Na atividade do nó humano o conceito de cooperativismo fica ainda mais
evidente. Quem liderou a formação do círculo? Alguém tentou levar vantagem e
burlar as regras? Como isso afeta o desempenho do grupo? Como cada um
contribuiu para a formação do círculo?
Fonte:
Revista
Guia Fundamental.
Amei as atividades.Carla prof de educação fisica de Campinas
ResponderExcluirOlá fico feliz que tenha gostado.
ExcluirVolte Sempre!
Continue acompanhando.
Excluir