Maternal
LOE-
Brincadeiras cantadas
Apresentação da brincadeira cantada:
Conheço uma raposa
|
A
professora cantará com os alunos a música: Conheço uma raposa
Que gosta
de comer capim
De tanto
comer capim,
Sua cabeça
ficou assim
Assim,
assim, assim, assim
- perna...
- barriga...
Nesta
brincadeira, as crianças cantam a musica e na parte da cabeça remexe,
mostrando como ficou, depois fazendo com a perna e a barriga.
|
Registro da música no blocão: Conheço
uma raposa
|
A
professora irá escrever no blocão para os alunos acompanharem a brincadeira
cantada: Conheço uma raposa
|
Leitura da brincadeira cantada no
blocão: Conheço uma raposa
|
Os alunos irão ler em coletivo a música
Conheço uma raposa no blocão e depois irão acompanhar em sua folha de texto
da brincadeira cantada.
|
Ilustrando a brincadeira
|
Os
alunos irão ler novamente acompanhando no blocão e farão a ilustração.
|
Pré
1
LOE-
Nomes
Apresentação dos cartões com os nomes das
crianças.
|
Em
roda utilizando um quadro de pregas, apresentar cada nome devidamente
identificado por sua foto. Será proposto que cada criança faça um desenho no
cartão.
|
Fazendo a chamada
|
Mostrar
a ficha de chamada para os alunos. O dono da ficha deverá pegar a sua ficha e
retornar para o seu lugar. Serão mostradas para a turma as fichas dos alunos
ausentes.
|
Ouvir músicas que envolvam o nome do aluno.
(Varias aulas).
|
Cantar
música envolvendo o nome da criança com o apoio do cartão.
As
músicas serão variadas:
A
canoa virou,
Mamãe
é uma bola;
Comeu
pão na casa do João;
|
Onde está meu nome
|
Distribuir
os cartões na roda, todas as crianças deverá senta-se onde está o seu nome.
Essa brincadeira deve ser realizada com música.
|
A
Canoa Virou.
|
Formar
uma roda com as crianças e colocar no centro da roda os cartões com os nomes.
Cantar a música “A Canoa Virou...”. Ao ouvir seu nome a crianças irá ao
centro da roda, ficando junto do seu cartão.
|
Pré2
LOE-Quadrinhas
e rimas
Apresentar para as crianças os seguintes quadrinhas.
|
Na roda, a professora
mostrará os seguintes para quadrinhas para as crianças:
SOU PEQUENINA
CRIANÇA MIMOSA TRAGO NAS FACES AS CORES DA ROSA.
SOU PEQUENINA
DA PERNA GROSSA VESTIDO CURTO? PAPAI NÃO GOSTA.
BATATINHA QUANDO NASCE
ESPARRAMA PEPLO CHÃO
MEU BENZINHO QUANDO DORME
PÕE A MÃO NO CORAÇÃO.
|
Contar estas quadrinhas uma de cada vez.
|
Para que as
crianças se interessem pelas quadrinhas, a mesma será contada várias vezes, isso permite
que elas elaborem as e fixem-na para depois recontar.
|
Contar as quadrinhas com vários recursos.
|
Fazer uso de
fantoches, fantasias, caixas de histórias, livros, que serão utilizados como
recursos para contá-las.
|
Recontar as quadrinhas
|
As
crianças serão estimuladas a fazer o reconto das quadrinhas fazendo
o ajuste do falado com o escrito.
|
Listar as quadrinhas no sulfitão
|
A
professora irá listar com as crianças as quadrinhas que serão trabalhadas com
o grupo.
|
Rimas
das palavras
|
Pintar as rimas das quadrinhas.
Escrever palavras que rimam.
Completar as quadrinhas com palavras que
rimam.
|
Avaliação:
Observação e participação dos alunos
nas atividades propostas.
Parabéns pelo conteúdo!
ResponderExcluirCristina silva (crisartesetelas.blogspot.com.br)
Cristina Fico feliz que tenha gostado. volte sempre!!!
Excluir