NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO
·
Contar
com as crianças o número de alunos presentes na aula;
·
Agrupar
meninos e meninas em cantos opostos da sala;
·
Brincadeira
de amarelinha;
·
Criar
situações onde as crianças utilizem a contagem em pequenas compras na sala;
·
Utilizar
o calendário da sala.
·
Trabalhar
com Bingo;
·
Atividades
utilizando o Dado, calendário, etc.;
·
Atividade
com amarelinha;
·
Trabalhar
com quebra-cabeça;
·
Utilização
de tampinhas de garrafas
·
Trabalhar
com músicas que esteja presente a noção de quantidade;
·
Pedir
à criança que distribua atividades e materiais para os colegas e no final
conferir se houve sobras ou a falta dos mesmos;
·
A
dança da cadeira.
·
Trabalhar
como o número é utilizado na sociedade, em diferentes contextos (telefone,
relógio, etiquetas de camisas, etc.)
·
Marcar
o tempo utilizando o calendário;
·
Trabalhar
com os alunos a importância do numeral na localização de um endereço;
·
Registro
das datas de aniversários mensal dos alunos para ser exposto na sala.
·
Ler os
números, compará-los e ordená-los;
·
Pesquisar
os diferentes lugares em que encontramos números;
·
Investigar
em situações cotidianas como os números estão ordenados e para que servem;
·
Ao ler
histórias para os alunos, incluir a leitura do índice e da numeração de
páginas, organizando a situação de tal maneira que todos possam participar;
·
Pesquisar
informações numéricas dos colegas da sala (idade, altura, número do sapato,
etc.).
·
Dominó
de números e gravuras;
·
Distribuir
em vários saquinhos quantidades diferentes de materiais diversos, fazer fichas
com numerais e distribuí-las para os alunos, solicitar que os alunos peguem o
saquinho com o número correspondente de objetos de acordo com a ficha;
·
Brincadeiras
e cantigas que incluem diferentes formas de contagem. Ex: a galinha do vizinho
bota ovo amarelinho, bota um bota dois...
GRANDEZAS E MEDIDAS
·
Comparar
de dois em dois objetos de comprimentos diferentes;
·
Atividades
de despejar, utilizando recipientes de capacidades diversas
·
Atividade
com elástico: suspender dois objetos em elásticos do mesmo comprimento preso em
madeira, o maior ou menor estiramento dos elásticos indicará seu peso;
·
Ordenar
objetos de mesmo tamanho, mas de pesos diferentes;
·
Encher
recipientes de diferentes tamanhos para que se estabeleça diferença de
capacidade entre eles.
·
Jogos
de esconder ou de pega, nos quais um dos participantes deve contar enquanto
espera os outros se posicionarem.
·
Fazer
cartaz com o calendário e pedir para as crianças identificarem o dia do
aniversário dos colegas;
·
Identificar
o dia da semana e o mês (atividade diária);
·
Solicitar
que os alunos identifiquem datas passadas de fatos reais ou fictícios narrados
pela professora;
·
Explorar
o calendário solicitando dos alunos que identifiquem em que coluna está o dia
de Domingo;
·
Contar
no calendário os dias da semana, do mês.
·
Simular
ida às compras;
·
Confeccionar
dinheiro de brincadeira com os alunos;
·
Jogos
ESPAÇO E FORMA
·
Brincadeira
de esconder e achar. A professora esconde um objeto para as crianças
localizarem enquanto as crianças procuram à educadora media a brincadeira
usando os termos quente (perto) e frio (distante);
·
Uma
criança com os olhos vendados tem que localizar um objeto escondido seguindo as
referências dadas pela professora;
·
Com os
alunos sentados em círculo pedir que as crianças indiquem aposição que um
coleguinha está sentado;
·
Trabalhar
com blocos lógicos;
·
Construção
de cata-vento com as crianças;
·
Trabalhar
a forma geométrica com o próprio mobiliário da sala.
·
Construção
de um dado com as crianças.
·
Trabalhar
com pontos de referências do próprio bairro;
·
Desenhar
o caminho de casa até a escola, da sala de aula até a cozinha, etc;
·
Circuito;
·
Desenhar
o local do bairro onde a escola está localizada
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
·
Leitura e interpretação de informações
contidas em imagens.
·
Coleta
e organização de informações.
·
Exploração da função do número como código na
organização de informação (linhas de ônibus, telefones, placas de carro, roupas,
calçados.
·
Produção de textos escritos coletivos, tendo
o professor como escriba, a partir da interpretação de gráficos e tabelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são bases para uma grande construção: