Leitura e planejamento
Ensino fundamental
Poesia da minha aluna
Eu juro que vi
Eu vi
uma aranha
Brincando
com o homem- aranha.
Eu vi
um leão
Comendo
sopa com a mão.
Eu vi
meu irmão
Caído
no chão.
Eu vi
uma girafa
Mordendo
uma garrafa.
Eu vi
um pelicano
Dentro
do cano.
Eu vi
no mar
Golfinhos
a saltitar.
Eu vi
um elefante
Muito
grande.
Eu vi
um fantasma
Tentando
pegar uma bolacha de plasma.
Eu vi
um macaco
Pulando
pelo caco.
Eu vi
uma mosca careta
Que pousou
na sua careca.
Eu
juro que vi
Que eu
vi.
Autora: aluna Emilly
da Cunha, 9 anos, 2012
Objetivos
O aluno deverá ser
capaz de escutar, ler, compreender, interpretar, declamar e produzir poemas.
Também deve reconhecer e fazer uso de recursos da linguagem poética, quanto à
sonoridade
Organização da sala
Para a discussão
dos temas, divida a turma em pequenos grupos, em duplas e, às vezes, em trios.
Em outros momentos, abra uma roda, para que todos participem.
Materiais
necessários
- Fotos e biografias de alguns autores, cujos poemas serão estudados em
classe.
- Computadores com
acesso à internet, livros de poesia.
DESENVOLVIMENTO
Comece esta sequência explicando para a classe que eles vão conhecer
como alguns poetas explicam poeticamente o que é fazer poesia, e assim, ampliar
o estudo da linguagem poética.
Para introduzir o assunto e conhecer
o que pensam os alunos sobre o tema, pergunte a eles: O que é poesia? O que
move alguém a fazer um poema? Alguém da turma já escreveu um poema? Poesia
e Poema querem dizer a mesma coisa?
Roda de conversa
Depois, abra uma roda de conversa e
solicite que contem o que pensaram. Essa conversa dará a você, professor, uma
idéia do que seus alunos já sabem ou pensam sobre poesia. Na roda de conversa,
eles vão expor o conhecimento prévio que têm do tema.
Prepare-se para ler
Em seguida, diga aos alunos que você
vai ler para eles. Os poemas são semelhantes no tema: os três falam do fazer
poético. Não leia todos os poemas de uma vez. Dê uma atenção especial a cada
um. Estude previamente a leitura dos textos. Prepare-se para ler. Leia os
poemas para a classe com bastante expressividade
Atividade : Produção de texto
Por meio dos textos que os alunos irão produzir, você avaliará o que
compreenderam do que foi estudado e se os seus objetivos de aprendizagem foram
atingidos. Ensine que nenhum texto nasce pronto. Para ficar bom, é preciso
escrevê-lo e reescrevê-lo muitas vezes, como fazem os bons escritores.
Diga à classe que cada um planeje o que vai escrever, faça rascunho,
revise e finalmente passe a limpo seu poema. Reúna as produções dos alunos e
exponha-as num mural.
Peça que
produzam um poema em que falem o que é o fazer poético. Esse texto deve ser em
versos, distribuídos em estrofes, com rima. Enfatize que poesia é invenção.
Adorei o planejamento e o resultado está evidente, parabéns.Celina- São José dos Campos
ResponderExcluir