Divisão das músicas
quanto ao tipo da brincadeira
As rodas e brincadeiras cantadas podem ser divididas
pelos seguintes agrupamentos:
• Cantigas e brincadeiras de roda: Ciranda cirandinha, Atirei o pau no gato, A galinha do vizinho, Tindolelê, Passa anel, Escravos de Jô, Batata quente, Lenço atrás
• Rodas de verso: Sereia; Ciranda cirandinha;
• Brincadeiras de palmas: Eu com as quatro, pirulito que bate, bate;
• Para selecionar: Lá em cima do piano, Mamãe mandou, uni duni tê;
• De adivinhar: Senhor Caçador;
• De esconder: Balança caixão; Gato Mia
• De fileira: Passa passa gavião, Passa passa cavalheiro (variação da anterior)
• De pegar: Enquanto seu lobo não vêm, Uni duni tê;
• Chamadas para brincar: Quem quer brincar põe o dedo aqui que já vai fechar...
• Histórias Cantadas: História da caveira
• Cantigas e brincadeiras de roda: Ciranda cirandinha, Atirei o pau no gato, A galinha do vizinho, Tindolelê, Passa anel, Escravos de Jô, Batata quente, Lenço atrás
• Rodas de verso: Sereia; Ciranda cirandinha;
• Brincadeiras de palmas: Eu com as quatro, pirulito que bate, bate;
• Para selecionar: Lá em cima do piano, Mamãe mandou, uni duni tê;
• De adivinhar: Senhor Caçador;
• De esconder: Balança caixão; Gato Mia
• De fileira: Passa passa gavião, Passa passa cavalheiro (variação da anterior)
• De pegar: Enquanto seu lobo não vêm, Uni duni tê;
• Chamadas para brincar: Quem quer brincar põe o dedo aqui que já vai fechar...
• Histórias Cantadas: História da caveira
Essas
brincadeiras são marcadas por versos, com ou sem rima. Exemplos são boneca
de lata,
de Embu (SP), cabeça,
ombro, joelho e pé
,
de Pirenópolis (GO), e chica,
chica bum,
de Campina Grande (PB).
Brincadeiras Cantadas
- Agá, agá
- Anatuê
- Balança
caixão
- Bambico, bambuê
- Baratinha
- Baygon
- Boi Barnabé
- Bom
barqueiro 1
- Bom
barqueiro 2
- Bom
barquinho
- Boneca de
lata
- Borboletinha
amarelinha
- Cabeça,
ombro, joelho e pé
- Cadê o
toucinho que estava aqui?
- Caí no poço
- Casarão
- Casinha de
bambuê 2
- Chica,
chica bum
- Chiclete
- Chicotinho
queimado
- Chocolate
inglês 1
- Chocolate
inglês 2
- Curuba
- Dança das
Caveiras
- De mavé
desci
- Gata
pintada
- Gata
pintada 2
- Gatinho
pardo
- Jacaré coiô
- Jacaré foi
à cidade
- Lagarta
pintada
- Língua do i
- Maria
cadeira
- Mariinha,
vem pro céu
- Matinho
queimado
- Meu galo
- Michael
Jackson
- Morcegão,
que horas são?
- Na casa da
vovó
- O pato
casou com a pata
- Ovo choco
- Panelinha
- Pão na casa
do João
- Passa,
passará
- Passarai
- Passarai 2
- Pato, pato,
ganso
- Perereca
- Pimenta,
pipoca, pitanga e pita
- Pipoca
- Pipoca 2
Músicas com Gestos:Ampliação do repertório Músical
1 -
CARANGUEJO
Palma,palma,palma
PÉ,pé,pé
Roda,
roda,roda,
Caranguejo,
peixe é
Caranguejo
não é peixe
Caranguejo,
peixe é
Caranguejo
só é peixe
Na enchente
da maré
Ora palma,
palma, palma
Ora, pé, pé,
pé
Ora roda, roda
,roda
Caranguejo,
peixe é!
_
PARTICIPANTES No mínimo dois.
_
ORGANIZAÇÃO Em roda.
_ COMO
BRINCAR As crianças giram e, no verso “Ora, palma, palma, palma!”, todas batem
palmas; em “Ora, pé, pé, pé!”,
batem os pés
no chão; e ao cantar “Ora, roda, roda, roda”, giram de mãos dadas até o fim da
música. No último verso, “Caranguejo peixe é!”, elas agacham
2 - João
trabalha com um martelo
João
trabalha com 1 martelo
João
trabalha com 1 martelo (fazer o movimento do martelo com um dos braços)
Agora
trabalha com 2 (mexer os dois braços)
João
trabalha com 2 martelos
João
trabalha com 2 martelos
Agora
trabalha com 3 (mexer os braços e uma perna)
João
trabalha com 3 martelos
João
trabalha com 3 martelos
Agora
trabalha com 4 (mexer os braços e as pernas)
João trabalha
com 4 martelos
João
trabalha com 4 martelos
Agora
trabalha com 5 (mexer os braços, as pernas e a cabeça)
João
trabalha com 5 martelos
João
trabalha com 5 martelos
Agora vai
descansar (relaxar o corpo)
3 - A Barca
Virou
A barca
virou,
No fundo do mar,
Porque a
(nome da pessoa)
Não soube
remar.
Adeus (nome
da pessoa) !
Adeus,
Maranhão !
Adeus, (nome
da pessoa) !
Do meu
coração !
Essa cantiga
é uma variação de “A Canoa Virou” e pode ser usada em brincadeira de roda.
Como usar em
brincadeira de roda:
As crianças
de mãos dadas formam uma roda e giram cantando. A criança cujo nome foi
mencionado nas quadras, sai da roda.
Repetem-se
as quadras, citando-se o nome de cada criança que estava à esquerda daquela que
saiu. Prossegue a brincadeira até que a roda desapareça.
4 -
Indiozinhos
Um, dois,
três indiozinhos
Quatro,
cinco, seis indiozinhos
Sete, oito,
nove indiozinhos
Dez num
pequeno bote
Iam
navegando pelo rio abaixo
Quando um
jacaré se aproximou
E o pequeno
bote dos indiozinhos
Quase, quase
virou,
Mais não
virou.
Otimo para
incentivar as crianças a começarem a contar.
5 -
Janelinha
A janelinha
fecha
Quando está
chovendo
A janelinha
abre
Se o sol
está aparecendo
Fechou,
abriu
Fechou,
abriu, fechou.
Abriu,
fechou
Abriu,
fechou, abriu.
6 - A BARATA
A BARATA DIZ
QUE TEM
SETE SAIAS
DE FILÓ.
É MENTIRA DA
BARATA
ELA TEM É
UMA SÓ.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
ELA TEM É
UMA SÓ.(bis)
A BARATA DIZ
QUE TEM
SETE SAIAS
DE BALÃO.
É MENTIRA DA
BARATA
NÃO TEM
DINHEIRO NEM PRO SABÃO
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
NEM DINHEIRO
PRO SABÃO.(bis)
A BARATA DIZ
QUE TEM
UM SAPATO DE
FIVELA.
É MENTIRA DA
BARATA
O SAPATO É
DA MÃE DELA.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
O SAPATO É
DA MÃE DELA.(bis)
7 - EU VI O
SAPO
EU VI O SAPO
NA BEIRA DO
RIO
DE CAMISA
VERDE
SENTINDO
FRIO
NÃO ERA SAPO
NEM PERERECA
ERA O (nome
da criança) SÓ DE CUECA
8 - LOJA DO
MESTRE ANDRÉ
Ai olé , ai
olé
Foi na loja
do mestre André
Foi na loja
do mestre André
Que eu
comprei um pianinho
Plim, plim,
plim, um pianinho
Foi na loja
do mestre André
Que eu
comprei um violão
Dão, dão,
dão um violão
Plim, plim
plim, um pianinho
Foi na loja
do mestre André
Que eu
comprei uma flautinha
Fá, flá,
flá, uma flautinha
Dão, dão,
dão um violão
Plim, plim
plim, um pianinho
9 - ESCRAVOS
DE JÓ
ESCRAVOS DE
JÓ
JOGAVAM
CAXANGÁ
TIRA,PÕE,
DEIXA FICAR
GUERREIROS
COM GUERREIROS
FAZEM
ZIGUE,ZIGUE,ZÁ
_ MATERIAL
Uma pedrinha para cada criança ou qualquer outro objeto pequeno.
_
PARTICIPANTES No mínimo dois.
_
ORGANIZAÇÃO Em círculo, sentados no chão.
_ COMO
BRINCAR Cada um coloca uma pedrinha à sua frente. Enquanto canta, a criança
pega a sua pedra e coloca na frente do colega, sentado à sua direita. Nos
versos “Tira, põe / Deixa ficar!”, todas tiram a pedrinha da frente do colega,
colocam na sua frente e a deixam ali por alguns segundos. Quando cantam
“Guerreiros com guerreiros”, as crianças retomam os movimentos até o verso
“Fazem zigue, zigue, zá!” Nesse momento, os participantes seguram a pedra
movimentando-a de lá para cá e deixando-a, por fim, na frente do colega.
10 - FUI AO
MERCADO
FUI AO
MERCADO COMPRAR CAFÉ
E A
FORMIGUINHA SUBIU NO MEU PÉ
EU SACUDI,
SACUDI, SACUDI
MAS A
FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO
MERCADO COMPRAR BATATA ROXA
E A
FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA COXA
EU
SACUDI,SACUDI, SACUDI
MAS A
FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO
MERCADO COMPRAR LIMÃO
E A
FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA MÃO
EU SACUDI,
SACUDI, SACUDI
MAS A
FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO
MERCADO COMPRAR JERIMUM
E A
FORMIGUINHA SUBIU NO MEU BUMBUM
EU SACUDI,
SACUDI, SACUDI
MAS A
FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
11 - Rosa
juvenil
A linda Rosa
juvenil, juvenil, juvenil
A linda Rosa
juvenil, juvenil
Vivia alegre
no seu lar, no seu lar, no seu lar
Vivia alegre
no seu lar, no seu lar
Um dia veio
uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio
uma bruxa má, muito má
E adormeceu
a Rosa assim, bem assim, bem assim
E adormeceu
a Rosa assim, bem assim
E o tempo
passou a correr, a correr, a correr
E o tempo
passou a correr, a correr
O mato
cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato
cresceu ao redor, ao redor
Um dia veio
um belo rei, belo rei, belo rei
Um dia veio
um belo rei, belo rei
E despertou
a Rosa assim, bem assim, bem assim
E despertou
a Rosa assim, bem assim
E tudo ficou
bem feliz, bem feliz, bem feliz
E tudo ficou
bem feliz, bem feliz
12 - Casinha
Fui morar
numa casinha- nha
Infestada-
da de cupim- pim- pim
Saiu de lá-
lá- lá
Uma
lagartixa- xá
Olhou pra
mim
Olhou pra
mim e fez assim:
Smack! Smack
Fui morar
numa casinha - nha
infestada-da
de morceguinho-nho
saiu de lá -
lá - lá
uma bruxinha
- nha
olhou pra
mim
olhou pra
mim e fez assim
(dar uma
gargalhada)
Fui morar
numa casinha - nha
infeitada-da
de florzinha - nha
saiu de lá -
lá - lá
uma
princesinha - nha
olhou pra
mim
olhou pra
mim e fez assim
(mandar
beijinhos)
13 - A
galinha do vizinho
A galinha do
vizinho
Bota ovo
amarelinho.
Bota um,
bota dois, bota três,
Bota quatro,
bota cinco, bota seis,
Bota sete,
bota oito, bota nove,
Bota dez!
Brincadeira:
Com ela, a
turminha vai aprender a contar
_
PARTICIPANTES: No mínimo dois.
_
ORGANIZAÇÃO Em roda.
_ COMO
BRINCAR As crianças cantam a música e ao chegar ao número dez dão um pulo e se
agacham.
14 -
CACHORRINHO ESTÁ LATINDO
Cachorrinho
está latindo
Lá no fundo
do quintal.
Cala a boca,
cachorrinho,
Deixa o meu
benzinho entrar.
Ô esquindô
lê, lê!
Ô esquindô
lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô
lê, lê!
Não sou eu
que caio lá!
Cachorrinho
está latindo
Lá no fundo
do quintal.
Cala a boca,
cachorrinho,
Deixa o meu
benzinho entrar.
Brincadeira:
Quem está no
centro da roda pula num pé só. O resto bate palmas, desenvolvendo o ritmo
PARTICIPANTES:
No mínimo três.
ORGANIZAÇÃO:
Em roda com uma criança no centro.
COMO
BRINCAR: A turma gira e canta. No verso “Ô esquindô lê, lê!”, as crianças batem
palmas. A do centro escolhe um colega. Os dois cantam essa parte pulando ora
com um pé, ora com outro. A criança do centro cede o seu lugar para a escolhida
da roda e todos recomeçam.
15 - PASSA,
PASSA, GAVIÃO
Passa,
passa, Gavião,
Todo mundo
passa.
Os carpinteiros
fazem assim,
Os
carpinteiros fazem assim,
Assim,
assim,
Assim,
assim.
Os
cavaleiros fazem assim,
Os
cavaleiros fazem assim,
Assim,
assim,
Assim,
assim.
Os
sapateiros fazem assim,
Os
sapateiros fazem assim,
Assim,
assim,
Assim,
assim.
Brincadeira:
PARTICIPANTES:
No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO:
Em roda.
COMO BRINCAR
As crianças giram e cantam sempre imitando um ofício( sapateiro, carpinteiro).
16 - SENHORA
DONA SANCHA
Senhora dona
Sancha,
Coberta de
ouro e prata,
Descubra seu
rosto,
Queremos ver
sua cara.
Que anjos
são esses,
Que andam
rodeando
De noite e
de dia,
Padre-Nosso,
Ave-Maria!
Somos filhos
de um rei,
E netos do
visconde
E o “seu”
rei mandou dizer
Para todos
se esconder.
Trabalhando com o silencio e os sons
Atividade 1
a) Peça aos alunos que evitem produzir
qualquer tipo de som e proponha a eles que simplesmente percebam tudo que
puderem ouvir durante 1 ou 2 minutos.
b) Liste no quadro os sons relatados pelos
alunos. Podem-se propor outras ‘rodadas’ do exercício buscando eliminar o
máximo de sons internos da sala, ou seja, sons que possam ser controlados pelo
grupo. Por exemplo, se ouvem o ventilador, o que acontece se desligarmos? E se
fecharmos a porta? Desligarmos o ar condicionado? Pararmos de bater os pés?
Respirarmos suavemente? Ao interromper algum som na sala, podem-se ouvir novos
sons antes imperceptíveis no ambiente externo? Repita a experiência. Os sons
ouvidos são música?
c) Para exemplificar o conceito de ruído,
proponha agora que os alunos interfiram com seus próprios sons na paisagem
sonora ouvida. Por exemplo, peça que todos falem ao mesmo tempo e pergunte se
conseguem compreender o significado do que dizem. Pergunte quantos sons suaves
e naturais deixamos de ouvir no momento em que ouvimos sons fortes e tecnológicos.
Proponha uma reflexão sobre o momento da aula sugerindo que os alunos
interrompam com sons toda vez que o professor falar. Pergunte a eles o que
acontece. A comunicação fica prejudicada? Interessa a noção de ruído como algo
que atrapalha a intenção sonora de um determinado momento. Se um aluno arrasta
as cadeiras enquanto alguém fala é um ruído? O som da cadeira arrastada é
necessariamente ruído ou pode ser musical? Proponha à turma que levante e
arraste suas cadeiras propositalmente. Isto tem algo de musical? Experimente
com seus alunos outras formas de organizar os sons das cadeiras.
Atividade 2
a) Proponha que a turma se divida em grupos de
cerca de 4 alunos. Os grupos podem ter mais integrantes se achar adequado.
Sorteie uma situação de paisagem sonora proposta. Ex: praia, shopping, estádio
de futebol, aeroporto, trânsito, feira livre etc. Acrescente outras ideias
possíveis a partir da sua realidade.
b) Dê tempo para que os grupos elaborem a paisagem
sonora com quaisquer objetos que tenham disponíveis, voz e/ou sons corporais.
Atividade 3
a) Apresentação das paisagens sonoras.
b) Escolha um ‘regente’ para dirigir as diversas
paisagens sonoras intencionalmente. O aluno poderá controlar os momentos em que
cada grupo de paisagem sonora é ativado apontando com as mãos. Propomos o
seguinte código:
- mão aberta – execução dos sons
- mão fechada – interrupção dos sons
- mãos ao alto – os sons são executados em volume
alto
- mãos abaixo – os sons são executados em volume
baixo
- movimentos rápidos com as mãos – andamento rápido
- movimentos lentos – andamento lento
Obs.: A complexidade
desta ‘regência’ pode variar de acordo com o grau de familiaridade que os
alunos já apresentem em relação a estes parâmetros do som (duração,
intensidade).
Montando uma bandinha: explorando os
sons e a percepção auditiva
Atividade
1: Professor/a leve
para a sala músicas clássicas ou outros sons de sua preferência. Algumas
sugestões, sons da natureza, sons de animais, sons diversos como carro andando,
buzina, dentre outros. Escolha um deles para começar seu trabalho. Se quiser,
eleja uma quantidade de sons para ser trabalhada. Coloque a música/som para as
crianças ouvirem. Torne esse momento o mais tranquilo possível conduzindo-as a
se envolverem na atividade. Na segunda vez que a música for tocada, dê uma
folha sulfite para que elas façam um registro de seus sentimentos e emoções
provocadas pela música. Exponha os trabalhos no mural da sala.
Atividade
2: Escolha uma
música fácil, de conhecimento das crianças para brincar com os ritmos e sons.
Para isso, explore várias canções infantis a fim de perceber quais eles dominam
melhor. Feito a escolha, coloque as crianças em roda e cante com elas a música
escolhida. Ao cantar vá fazendo alguns gestos, por exemplo: comece batendo
palmas no ritmo, depois os pés, estalando os dedos e assim por diante. Repita
essa brincadeira várias vezes até que as crianças estejam bem ritmadas.
Atividade
3: Em outro momento
promova novamente o trabalho com o ritmo das crianças oferecendo pedacinhos de
madeira para cantarem e ouvirem as músicas acompanhando com o som que os
pauzinhos provocam ao serem batidos de leve no chão.
Atividade
4: Convide as
crianças para montar uma bandinha com material reciclável. Faça um levantamento
sobre quais instrumentos elas conhecem e construa em um cartaz coletivo a lista
sugerida. Depois disso, mãos a obra. Construa um instrumento por vez explorando
todas as suas características, sons, formato, materiais necessários etc.
Sugestões de
instrumentos para a bandinha e orientações de como fazer :
§
Pauzinhos/Clava - dois pedaços de cabos de vassoura, o som varia de acordo com
o tamanho e a espessura da madeira; Ao bater um contra o outro é que produzimos
som.
§ Chocalho
de tampinhas; uma pequena madeira em forma de forquilha (Y), de forma que a
criança possa segurar. Pegue cinco ou seis tampinhas de garrafa de metal e
amasse bem, até virarem pequenos discos. Faça um furo no centro, do tamanho
suficiente para as tampinhas deslizarem através de um fio de arame; Passe o
arame no furo da tampinha; prenda o fio, como um varal, nas duas extremidades
superiores da forquilha. A criança segura o chocalho e movimenta-o com ritmo.
§ Cocos;
Casca de coco cortada ao meio e lixada.
§ Guizos; um
pedaço de cabo de vassoura. Passe os guizos no arame e prenda-os nas
extremidades do cabo de vassoura. Confeccionado os instrumentos é hora de
ensaiar, brincar e cantar com os sons e ritmos.
Os atributos do som:
Altura: agudo,
médio, grave.
Intensidade: forte,
fraco.
Duração: longo,
curto.
Timbre: é a
característica de cada som, o que nos faz diferenciar as vozes e os
instrumentos.
Os atributos
do som podem ser trabalhados por meio de comparação, diferenciando um som agudo
de um grave, forte de um fraco, ou longo de um curto. Mas é mais interessante o
uso de jogos musicais, como por exemplo, o Jogo do Grave e Agudo (baseado no
Morto Vivo, só que usa um som agudo para ficar em pé e um grave para abaixar, o
som pode ser produzido por um instrumento, por apitos com alturas diferentes ou
pela voz). O jogo de Esconde-Esconde onde as crianças escolhem um objeto a ser
escondido, e uma delas se retira da classe enquanto as outras escondem o
objeto. A criança que saiu retorna para procurar o objeto e as outras devem
ajudá-la a encontrar produzindo sons com maior intensidade quando estiver
perto, e menor intensidade quando estiver longe. O som poderá ser produzido com
a boca, palmas, ou da forma que acharem melhor. Essa brincadeira leva a criança
a controlar a intensidade sonora e desenvolve a noção de espaço.
Para trabalhar a noção de duração o educador pode pedir para que as
crianças desenhem o som. Não é desenhar a fonte sonora, mas sim descrever a
impressão que o som causou, se foi demorado ou breve, ascendente ou
descendente. Por fim, para se trabalhar o timbre o educador pode pedir para que
uma criança fique de costas para a turma enquanto estes cantam uma canção, ao
sinal do professor todos param de cantar e apenas uma criança continua, a que estava
de costas deve adivinhar quem continuou. Estas são apenas sugestões, existem
diversos outros jogos que podem ser realizados.
Fazer musical
Manuseia
objetos que produzem sons (ex.: pequenos tambores, chocalhos,
recipientes
de plásticos cheios de diferentes materiais).
Explora materiais
sonoros diversos.
1. Atividade com caixa: A educadora
pode trabalhar a intensidade do som
(forte/fraco) andando ou correndo,
pisando forte ou fraco de acordo com o
batuque da caixa;
2. Potes de iogurte ou danoninho e
bolinhas de papel imitando um chocalho
para trabalhar a duração do som
(curto/longo);
3. Trabalhar com garrafa plástica
imitando o som de um reco-reco;
4. O educador depois de ter
trabalhado, separadamente, as construções dos
instrumentos pode formar uma bandinha
com as crianças;
5. Fazer uma comparação do som dos
instrumentos instrumentais feitos com
materiais recicláveis com o som dos
instrumentos originais;
6. Trabalhar com a bandinha;
7. Fazer ruídos e sons com: pano,
semente e plástico.
Participa de
brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
1. Fazer com que as crianças repitam
sons generalizados, produzidos pelo
próprio corpo e instrumentais;
2. Dançar ao ritmo das músicas,
sozinhos em dupla, trio, ou pequenos grupos;
3. Ouvir músicas variadas, com ritmos
variados; brincar de dança das cadeiras
com diferentes ritmos;
4. Trabalhar com o corpo a partir de
ritmos associados a melodias;
5. Brincar de completar a música
cantada pela educadora.
Apreciação
musical
Escuta obras musicais
variadas
1. A educadora canta melodias curtas,
cantigas de ninar, encantados com o que
ouvem os bebês tentam imitar e
responder com balbucio;
2. Trabalhar com músicas de rodas e
cirandas;
3. Atividades com musicas que utilizam
instrumentos de percussão como
chocalhos, tambores, etc;
4. Trabalhar com músicas instrumentais
especialmente na hora do relaxamento;
5. Músicas educativas.
Escuta
diversos tipos de som (Ex.: telefone, companhia, a água correndo, a
chuva,
o cachorro latindo, o avião, etc.)
1. Trabalhar com as crianças a
observação de batimentos rítmicos corporais
(palmas, batidas nas pernas, pés,
etc.);
2. Escutar com atenção e diferenciar
os diversos toques de um telefone;
3. Atividade com bacia e água: encher
uma bacia com água. A educadora com
as mãos, irá produzir alguns sons
fazendo a diferença com o som produzido
por uma água correndo;
4. Em um dia de chuva convidar os
alunos a escutar o som produzido pela água
da chuva no solo;
5. Atividade com papeis de revistas,
encartes, etc: Pedir aos alunos para sacudir
os papéis para ouvirem os sons
produzidos.
Participa de
situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
1. Bater palmas marcando o tempo,
seguindo a música, ao sinal da educadora
parar de bater palmas e cantar;
2. Brincadeira de roda;
3. Brincadeira da Estátua;
4. Fazer teatrinho utilizando a música
como tema de acordo com a área de
conhecimento a ser explorada;
5. Brincadeira da cadeira.
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