O
que é psicomotricidade? Qual sua importância?
Entendemos
a psicomotricidade como a ciência que tem como objeto de estudo o homem através
do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem como
suas possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro, com os objetos e
consigo mesmo. Desse modo, a psicomotricidade como ciência da educação, procura
educar o movimento ao mesmo tempo em que desenvolve as funções da inteligência.
O
desenvolvimento da psicomotricidade faz-se através da evolução da criança, na
sua troca com o meio, numa conquista que aos poucos vai ampliando sua
capacidade de adaptar-se as necessidades comuns.
Destacamos
assim, alguns fatores da psicomotricidade que são de importância para o
professor: a percepção, esquema corporal e lateralidade.
O brincar
como atividade livre e espontânea é responsável pelo desenvolvimento físico,
moral e cognitivo, e os dons dos brinquedos como objetos que subsidiam as
atividades infantis.
Sendo
assim, é importante ao educador ter consciência de que o “brincar” é uma
necessidade interior da criança e, por conseguinte, a necessidade de brincar é
inerente ao desenvolvimento.
O
desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da
aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da
lateralidade e do ritmo. A educação da criança deve evidenciar a relação
através do movimento de seu próprio corpo, levando em consideração sua idade, a
cultura corporal e os seus interesses. A educação psicomotora para ser
trabalhada necessita que sejam utilizadas as funções motoras, perceptivas,
afetivas e sócio-motoras, pois assim a criança explora o ambiente, passa por
experiências concretas, indispensáveis ao seu desenvolvimento intelectual, e é
capaz de tomar consciência de si mesma e do mundo que a cerca.
SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PSICOMOTORES:
·
Engatinhar,
·
Rolar,
·
Balançar,
·
Dar cambalhotas,
·
Se equilibrar em um só pé,
·
Andar para os lados,
·
Passar debaixo de cadeiras
·
Brincar no cavalinho balançando o corpinho pra frente
e pra trás,
·
Subir nos degraus e escorregar no escorregador
·
Assoprar e encher balões
·
Manter os balões no ar dando tapinhas e jogando para
cima,
·
Equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão
·
Andar em caminhos com obstáculos, latinhas, almofadas
ou garrafas pet com água.
·
Desenhar um caracol no chão e andar seguindo o caminho
do caracol,
·
Caminhar sobre materiais variados (passeios ao ar
livre), etc.....
Atualmente
a psicomotricidade ocupa um lugar importante na educação infantil, sobretudo na
primeira infância, em razão de que se reconhece que existe uma grande
interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais. A
psicomotricidade é a ação do sistema nervoso central que cria uma consciência
no ser humano sobre os movimentos que realiza através dos padrões motores, como
a velocidade, o espaço e o tempo.
Objetivos:
• Trabalhar a educação a partir do próprio
corpo.
• Perceber o corpo e seus movimentos.
Justificativa:
"O brincar" na
educação infantil, quer seja como recreação psicomotora orientada ou
livremente, aponta sempre para resultados positivos para a criança. Oferece
inúmeras oportunidades educativas: desenvolvimento corporal, desenvolvimento
mental harmonioso, estímulo à criatividade, à socialização, à cooperação.
Atividades:
·
Rolar no colchão.
·
Dar cambalhotas.
·
Pedalar como se estivesse andando de
bicicleta.
·
Passar debaixo de cadeiras.
·
Equilibrar e caminhar sobre uma linha
no chão.
·
Andar em caminhos com zig zag.
·
Andar com as pernas abertas.
·
Entrar dentro de caixotes.
Avaliação:
Avaliar se as crianças participaram das atividades orientadas ou se algumas
tiveram "resistência" em participar. Sabemos que dificuldades vão ser
encontradas porque até "alguns adultos" possuem dificuldades em dar
cambalhotas, rolar, andar em zig zag... No entanto, é importante que todos
participem das atividades.
DICAS BIBLIOGRÁFICAS
CHICON, José Francisco. Prática psicopedagógica integrada em crianças
com necessidades educativas especiais: abordagem psicomotora. Vitória:
CEFD/UFES, 1999.
FONSECA,Vitor.
Desenvolvimento psicomotor e
aprendizagem. Ed.Ancora,2006
LAPIERRE,
André; AUCOUTURIER, Bernard. A simbologia do movimento, psicomotricidade e
educação. São Paulo: Manole, 1986.
LE
BOULCH, Jean. Educação psicomotora: a psicomotricidade na idade escolar.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
Adoro suas postagens e já votei na enquete.Continue assim Evelin
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