Atividade
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Foco de observação
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Materiais
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Orientações Importantes
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1. Exploração de papeis que
serão afixados no tapete
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- Como o bebê interagiu com
o celofane?
- Levou o papel no rosto,
amassou ou rasgou?
- Ficou feliz ao explorar o
material ou chorou?
- Demonstrou interesse em
pegar papeis de cores diferentes?
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- Papel celofane de diversas
cores
- Tapete de tecido ou feito com
diversos retalhos.
- agulha e linha grossa ou
barbante para costurar os materiais no tapete
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- Antes de iniciar a
exploração do papel celofane, confeccionar o tapete com retalhos de tecido
resistente.
- Explorar o material no
mínimo 3 vezes na semana, dando oportunidade dos bebês utilizarem papeis de
diferentes cores.
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2.
Manipulação e exploração do plástico bolha
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- Como o bebê reagiu ao
contato com o plástico bolha?
- Levou à boca? Apertou?
Assustou com o barulho?
- Deslocou-se pelo tapete ou
ficou no mesmo lugar?
- Buscou no tapete o
material exposto na atividade anterior?
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- Plástico Bolha
-Tapete da atividade anterior
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-Providenciar com
antecedência o plástico bolha.
- É ideal que a educadora
possibilite aos bebês oportunidade de explorar o plástico bolha em pequenos
grupos.
- Explorar o material no
mínimo 3 vezes na semana, dando oportunidade dos bebês utilizarem o tapete.
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3. Exploração do vários
tipos de esponjas (vegetal, de banho, de lavar louça)
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- Que expressões o bebê fez
ao tocar os materiais?
-Levou à boca? Apertou?
-Estranhou os materiais de
texturas mais grossas?
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- Esponja vegetal, esponja
de lavar louça e esponja de banho.
-Tapete da atividade
anterior
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-Providenciar os materiais
com antecedência.
-Deixar que as crianças
explorem o material de acordo com o interesse de cada uma.
As educadoras devem Interagir
com os bebês e estimular que possam também interagir com as outras crianças e
com os materiais pregados no tapete
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4. caixa de exploração de
materiais macios (tecido felpudo e algodão)
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- Os bebês dirigiram-se a
caixa?
- Os bebês pegaram os
materiais que estavam dentro da caixa?
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- Caixa
-Tecido felpudo
-Algodão
-Tapete da atividade
anterior
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-Providenciar o algodão e o
tecido felpudo com antecedência que será colocado dentro de uma caixa
surpresa.
- Apresentar a caixa no
tapete e incentivar os bebês a explorar os materiais.
-Os tecidos felpudos devem
também ser costurados posteriormente no tapete.
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5. Exploração de materiais
diversos
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- Os bebês exploraram todos
os materiais?
- Quais materiais mais exploraram?
- Os bebês se olharam no
espelho? Demonstraram gostar desta proposta?
- As crianças tentaram tirar
o material do tapete?
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- CD, tampinha de garrafa
pet, descanso de panela, jogo americano, tampinha de garrafa Pet, espelho,
escova de lavar mamadeira e argola.
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- As tampinhas deverão ser
previamente coladas no tapete.
- Os demais materiais
deverão estar à disposição das crianças, em cima do tapete, para exploração.
- A educadora deve
incentivar o bebê a olhar-se no espelho, brincar de perdeu-achou, brincar
passando as mãos na argola e explorar os outros materiais já fixados,
disponibilizados anteriormente.
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6. Exploração de todos os
materiais fixados ao tapete.
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- Qual a reação dos bebês ao
explorar os diversos materiais?
- Tentaram puxar os
materiais do tapete?
- O bebê interagiu com o
espelho?
- Tentou colocar a mãozinha
dentro das argolas?
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- Papel celofane, plástico
bolha, esponja de lavar louça, tecido felpudo, algodão, CD, tampinhas da
garrafa pet, descanso de panela, jogo americano, etc.
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- Fixar no tapete todos os
materiais já explorados com os bebês para manipulação.
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7. Mural de atividades
exploratórias (OPCIONAL)
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- Os bebês puderam explorar
os materiais disponíveis?
-Usaram mãos e pés para
brincar?
-Algum material foi difícil
para a manipulação dos bebês?
-Puderam exercer outra
posição do corpo ao explorar? (ficar de pé, ajoelhado etc?)
- Demonstraram interesse nos
diferentes sons produzidos pelos objetos disponíveis nos murais?
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-Pedaço de papelão firme
- espelho
- calculadora
-pedaço de corrente de
plástico
-concha de praia
-pena
-lixa
-corda
-botões grandes
-luminária de apertar
-interruptor
-hélice de ventilador
etc
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- preparar o mural com
antecedência, coletando todos os materiais a serem explorados;
-pregar os objetos com
firmeza, de modo a não soltar nas mãos das crianças.
- A educadora deve
incentivar o bebê a olhar-se no espelho, rodar os objetos possíveis de ter
movimento, dar oportunidade dos bebês brincarem diversas vezes no mural,
interagindo com eles.
(VER FOTOS)
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Observações: Propor a mesma
atividade no mínimo de 2 a 3 vezes. Os materiais deverão ser providenciados
com antecedência, dando preferência a utilizar os ambientes externos da
creche. Realizar as propostas no coletivo ou em grupos pequenos.
Após a apresentação de cada material, o mesmo deverá ser
incorporado ao tapete, de forma que, até o final da Sequência, o tapete
esteja todo montado com os diferentes materiais e texturas.
O registro das atividades
poderá ser feito por meio de fotografias, filmagem ou por escrito.
A Atividade número 7, Mural
de atividades exploratórias, foi indicado como opcional em virtude da
quantidade de materiais a serem adquiridos pela Creche, porém oportuniza
inúmeras e ricas experiências exploratórias aos bebês.
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quarta-feira, 24 de junho de 2015
SEQUÊNCIA: “DESLOCAMENTO NA SALA - TAPETES E MURAL DE EXPLORAÇÃO”
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