Maternal
LOE-
Rimas e quadrinhas
Contar as quadrinhas com vários
recursos (fantoches, dedoches e bonecos)
|
O.D- Sugestões de quadrinhas: A
casinha da vovó, o rato Luca, meu nome entre outras...
|
Contar estas quadrinhas uma de cada vez.
|
O.D- Para que as
crianças se interessem pelas quadrinhas, a mesma
será contada várias vezes, isso permite que elas elaborem as e fixem-na para
depois recontar.
|
Apresentar
o texto no sulfitão e as rimas
|
O.D- Pintar
as rimas e ler as rimas.
|
Ilustração
das rimas
|
O.D- Os
alunos irão desenhar as rimas.
|
Ciranda
das quadrinhas
|
O.D- Os
alunos irão formam uma grande roda e cantarão
ciranda cirandinha ,vamos todos cirandar
vamos dar a meia volta,
volta e meia dar
Por isso_______(aluno)
Diga um verso bem bonito,
diga adeus e vai se embora.
Cada aluno que ouvir o
nome irá recitar uma quadrinha que aprendeu.
|
Pré
1
LOE-
Brincadeiras Cantadas
Roda de
conversa
|
O.D- Através de uma roda de conversa,
ouvir os alunos sobre as brincadeiras cantadas conhecidas.
|
Apresentação do DVD do grupo “Palavra Cantada”
|
O.D- Levar
as crianças para a sala de multimídia para assistirem ao DVD do “Palavra
Cantada”. Perguntar às crianças se já conhecem e/ou ouviram as músicas.
|
Brincadeira
cantada: “Fundo do Mar”
|
O.D- Fazer
com as crianças barquinhos de papel para brincarmos durante a música. Separar
um pano bem grande para representar o fundo do mar. Em roda cada criança irá
segurar um pedaço do pano, colocar os barquinhos no centro e conforme formos
cantando e falando o nome da criança cada um deverá se esconder debaixo do
pano, ou seja, no fundo do mar.
|
: Brincadeira cantada: “A linda rosa
juvenil”
|
O.D- Em
roda, batendo palmas, as crianças cantam a música: A linda rosa juvenil/vivia
alegre em seu lar/um dia veio a bruxa má/e adormeceu a rosa assim/e o tempo
passou a correr/e o mato cresceu ao redor/um dia veio o belo rei/que
despertou a rosa assim/e os dois puseram se a dançar, a dançar; enquanto
encenam os acontecimentos narrados na música.
|
Leitura
da lista de brincadeiras cantadas
|
O.D- A profª irá escrever
uma lista das brincadeiras cantadas que os alunos participarão. Os alunos
após irão ler acompanhando no blocão.
|
Repetição
de uma brincadeira cantada
|
O.D- Os
alunos irão escolher uma brincadeira que a classe mais gostou para repetir
novamente.
|
Pré2
LOE-
Histórias Infantis
Escutando a história
|
O.D- Os
alunos vão escutar a história versão da história dos (irmãos Grimm) em CD ,
farão discussões sobre suas observações.
Depois vão recortar e colar a sequência da história de acordo com o que eles ouviram. |
Assistindo uma nova versão da história
|
O.D- No
Data show os alunos vão Assistir a versão de Chapeuzinho Vermelho ”Deu a
louca na Chapeuzinho”.Vão fazer um relatório sobre a história.
|
Reconto do início da história |
O.D- Os
alunos farão o reconto do início da história oralmente do jeito que souberem
e a professora será escriba.
|
Reescrita início da história
|
O.D- Os
alunos farão a reescrita do início da história do jeito que souberem melhorando
o texto e a professora será escriba.
|
Escrita dos nomes dos personagens
|
O.D- A
professora irá pedir que os alunos escrevam o nome dos personagens da
história que estamos aprendendo.
|
Dramatização da história
|
O.D- Os
alunos poderão ser personagens e dramatizar a história já conhecida por eles.
|
Avaliação:
Observação e participação dos
alunos nas
atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são bases para uma grande construção: