Produção de texto
1. Antes de realizar a produção de seu texto, leia a próxima canção e pinte
com lápis de cor as palavras que rimam no final de cada linha.
A TARTARUGUINHA
Ouvi contar uma história.
Uma história engraçadinha
Da tartaruguinha, da tartaruguinha
Houve uma festa lá no céu
Mas o
céu era distante era distante e a tartaruguinha viajou
Na
orelha do elefante
Quando a
festa terminou
A bicharada se mandou
Quem viu a tartaruguinha
Quem viu? Lá do céu ela caiu, São Pedro o céu
varreu
E da
pobrezinha se esqueceu
Ela disse eu quebrei toda
Ai meu corpinho está de fora
Como é que eu vou fazer Pai do céu?
Como vou viver agora?
Pai do céu juntou os caquinhos e colou
Mais bonita ela ficou!
A tartaruguinha. CD Eliana.
|
2. Escolha trechos da canção e, em cada quadro,
faça
um desenho e escreva uma legenda para cada cena escolhida.
________________ __________________
________________ __________________
________________ __________________
________________ __________________
________________ __________________
_________________ __________________
_____________ _______________
_______________________ __________________________
______________________ _________________________
Produção de conto
Você percebeu que essa
canção conta uma história. Só que ela está escrita em forma de poema: um
verso embaixo do outro. A canção também apresenta rimas.
A sua tarefa é a de
transformar a canção em um conto,
ou seja, você vai contar a mesma
história, mas não em forma de poema.
Para escrevê-la em forma
de conto, siga as próximas orientações:
Produza o texto fazendo
parágrafos e usando a linha até o final.
Escreva a história na
seqüência apresentada na canção.
Conte sobre a fala da
tartaruguinha quando se dirige ao Pai do céu. Peça ajuda ao seu
professor para saber como escrever essa fala.
Você pode imaginar o que a
tartaruguinha teria dito para os outros animais e enriquecer a sua história
contando novos acontecimentos.
Dê um título para a
história.
Atenção: não se esqueça de
usar os sinais de pontuação. Você já sabe o que é ponto final, ponto de
interrogação e de exclamação e porque são usados.
Antes de passar o texto a
limpo, leia-o e faça uma avaliação de seu texto.
Faça o texto em folha
avulsa.
AVALIAÇÂO DO PROPRIO ALUNO
Marque um X nos espaços em branco, conforme a
orientação da tabela.
|
Realizei o que foi pedido
|
Não realizei o que foi pedido
|
O texto foi escrito em forma de parágrafos?
|
|
|
Eu usei pontuação?
|
|
|
As palavras estão escritas corretamente?
|
|
|
Dei um título à história?
|
|
|
Eu contei tudo o que era importante para o
entendimento da história?
|
|
|
Orientações para o professor
Estabeleça critérios de
avaliação, levando em conta o processo de aquisição da escrita de seus
alunos. É natural que os textos apresentem questões relacionadas à
segmentação de palavras, uso do espaço na folha, construção de
parágrafos, omissão ou troca de letras e fonemas, pontuação. Desse modo,
é importante combinar com os alunos alguns procedimentos para a
produção, de acordo com o contexto de ensino–aprendizagem. Por exemplo,
no primeiro bimestre os alunos estudaram, entre outros assuntos, o uso
da letra m antes de p e b. O professor poderá
eleger esse item na avaliação da ortografia combinando esse procedimento
com os alunos.
Sem desprezar as relações
entre estrutura e conteúdo do texto, é preciso considerar a não
conveniência de avaliar tudo ao mesmo tempo. Por esse motivo, os
critérios precisam estar claros e os alunos orientados a respeito dos
principais procedimentos.
Para avaliar, você poderá
adotar como base a auto-avaliação (tabela que os alunos preencherão) e
verificar o que eles assinalaram. Ela ajudará a perceber se estão
compreendendo os itens pedidos.
Respostas
Rimas da canção: engraçadinha / tartaruguinha; distante / elefante; terminou
/ mandou; viu / caiu; varreu / esqueceu; fora / agora; colou / ficou.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são bases para uma grande construção: