sábado, 5 de maio de 2012

Atividade: Ensino fundamental- Produção de Texto


Língua Portuguesa – 3º ao 4º ano

Produção de texto


1. Antes de realizar a produção de seu texto, leia a próxima canção e pinte com lápis de cor as palavras que rimam no final de cada linha.

A TARTARUGUINHA

Ouvi contar uma história.
Uma história engraçadinha
Da tartaruguinha, da tartaruguinha
Houve uma festa lá no céu
 Mas o céu era distante era distante e a tartaruguinha viajou
 Na orelha do elefante
 Quando a festa terminou
A bicharada se mandou
Quem viu a tartaruguinha
Quem viu? Lá do céu ela caiu, São Pedro o céu varreu
 E da pobrezinha se esqueceu
Ela disse eu quebrei toda
Ai meu corpinho está de fora
Como é que eu vou fazer Pai do céu?
Como vou viver agora?
Pai do céu juntou os caquinhos e colou
Mais bonita ela ficou!
A tartaruguinha. CD Eliana.
2. Escolha trechos da canção e, em cada quadro, faça
um desenho e escreva uma legenda para cada cena escolhida.








________________           __________________
________________           __________________
________________           __________________
________________           __________________
________________           __________________







_________________          __________________
_____________       _______________
_______________________         __________________________

______________________           _________________________
Produção de conto
  • Você percebeu que essa canção conta uma história. Só que ela está escrita em forma de poema: um verso embaixo do outro. A canção também apresenta rimas.
  • A sua tarefa é a de transformar a canção em um conto,
 ou seja, você vai contar a mesma história, mas não em forma de poema.
  • Para escrevê-la em forma de conto, siga as próximas orientações:
  • Produza o texto fazendo parágrafos e usando a linha até o final.
  • Escreva a história na seqüência apresentada na canção.
  • Conte sobre a fala da tartaruguinha quando se dirige ao Pai do céu. Peça ajuda ao seu professor para saber como escrever essa fala.
  • Você pode imaginar o que a tartaruguinha teria dito para os outros animais e enriquecer a sua história contando novos acontecimentos.
  • Dê um título para a história.
  • Atenção: não se esqueça de usar os sinais de pontuação. Você já sabe o que é ponto final, ponto de interrogação e de exclamação e porque são usados.
  • Antes de passar o texto a limpo, leia-o e faça uma avaliação de seu texto.
  • Faça o texto em folha avulsa.
AVALIAÇÂO DO PROPRIO ALUNO
Marque um X nos espaços em branco, conforme a orientação da tabela.

Realizei o que foi pedido

Não realizei o que foi pedido

O texto foi escrito em forma de parágrafos?
Eu usei pontuação?
As palavras estão escritas corretamente?
Dei um título à história?
Eu contei tudo o que era importante para o entendimento da história?

Orientações para o professor
  • Estabeleça critérios de avaliação, levando em conta o processo de aquisição da escrita de seus alunos. É natural que os textos apresentem questões relacionadas à segmentação de palavras, uso do espaço na folha, construção de parágrafos, omissão ou troca de letras e fonemas, pontuação. Desse modo, é importante combinar com os alunos alguns procedimentos para a produção, de acordo com o contexto de ensino–aprendizagem. Por exemplo, no primeiro bimestre os alunos estudaram, entre outros assuntos, o uso da letra m antes de p e b. O professor poderá eleger esse item na avaliação da ortografia combinando esse procedimento com os alunos.
  • Sem desprezar as relações entre estrutura e conteúdo do texto, é preciso considerar a não conveniência de avaliar tudo ao mesmo tempo. Por esse motivo, os critérios precisam estar claros e os alunos orientados a respeito dos principais procedimentos.
  • Para avaliar, você poderá adotar como base a auto-avaliação (tabela que os alunos preencherão) e verificar o que eles assinalaram. Ela ajudará a perceber se estão compreendendo os itens pedidos.
Respostas
Rimas da canção: engraçadinha / tartaruguinha; distante / elefante; terminou / mandou; viu / caiu; varreu / esqueceu; fora / agora; colou / ficou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bases para uma grande construção: