ARCO:
pompons, bolas, rabos (para a brincadeira de roubar o rabo).
# Volante: como se o arco fosse uma direção.
# Túnel: fixar cada arco em duas garrafas pet cheias, pode-se
fazer vários e
depois de dispô-los na seqüência coloca-se um TNT por cima para
formar o
túnel.
# Passar o arco pelo corpo.
# Entrar e sair com o arco no chão.
# Construir caminhos, caminhar ou pular.
# Jogar a bola dentro (gol).
# Rolar o arco para os bebês pegarem, os bebês que conseguirem
pode rolar o
arco.
# Usar o arco modificado para o formato de raquete como suporte
para auxílio
no andar.
# Construir móbiles, utilizando elástico, deixar as crianças
explorarem.
# Arcos dispostos em fileira, engatinhar
# Estimular as crianças a girarem o arco na forma de
pião.
# Fazer casinha com o arco no chão, contar histórias onde em
determinado
momento a criança deve se esconder em sua
casinha.
CORDA
:
# Passar de um lado para outro da corda com o mesma no
chão.
# Caminhar sobre a corda, de preferência descalço.
# Passar por baixo da corda, diversas alturas
# Cobrinha: o professor movimenta a corda segurando em uma das
pontas e as
crianças tentam passar por cima sem pisar na corda.
# Rolar sobre a corda com o auxílio do
professor.
BOLAS
:
GRANDE E COLORIDA:
# Deitar a criança em decúbito ventral sobre a bola, segurando-a
pelos
membros inferiores movimentar lentamente.
# Lançar a bola para que a criança busque.
# Quicar a bola para que a criança visualize.
# Pendurar um elástico no teto e preso nele a bola, a uma
distância do chão
que as crianças consigam bater e rebater a bola.
# Chutar, arremessar, acertar em alvo, colocar e tirar as bolas
de dentro de
caixas, etc.
MÉDIA:
Em grupos, cada grupo com um adulto (professor ou estagiária)
sentar no chão
com as pernas afastadas, o adulto rola a bola para uma criança e
esta deverá
devolver para o professor.
# Buscar ou levar a bola para dentro do túnel conforme pedido
pelo professor.
# Boliche com garrafas pet.
PEQUENA:
# Lançar a bola dentro de um cesto ou caixa.
# Buscar a bola superando obstáculos previamente
colocados.
# Esconder muitas bolinhas e pedir que as crianças procurem e
tragam para o
professor.
# Ensinar as cores, pedindo que tragam bolinhas só vermelhas,
depois só azuis
e assim por diante ( bolinhas de plástico da piscina de
bolinhas)
# Massagem suave.
# Colocar um velcro na parede e jogar ou colocar bolinhas
peludas (de tênis) e
tirá-las depois.
# Com bolas de diversos tamanhos, colocá-las em recipientes de
diversos
tamanhos.
JOGOS E BRINCADEIRAS:
RODA CUTIA:
cantar “roda cutia de
noite e de dia, o galo cantava e a casa
caia
. Crianças em círculo de
mãos dadas, canta-se a música e a roda gira, no
final todos caem. Pode-se trocar a palavra caia por girava,
voava, etc. Os bebês
que não caminham podem ficar no meio da
roda.
ESCONDE-ESCONDE:
Pode-se esconder objetos
para as crianças procurarem,
pode-se pedir que alguns se escondam para os outros procurarem,
pode a
estagiária ou o professor esconder-se para as crianças
procurarem, esconder os
bebês com lençol e perguntar “cadê o fulano?” tira-se o lenços e
diz-se
“achou”.
EU CONHEÇO UM JACARÉ:
Eu conheço um jacaré que
gosta de comer,
esconda seus olhinhos senão o jacaré come seus olhinhos e o
dedão do pé, vai
repetindo outras partes do corpo no lugar dos olhinhos ( as
crianças escondem
a parte citada).
JOGOS DE ENCAIXE:
Pode-se brincar com peças,
copinhos de iogurte, rolinhos
de papel higiênico, copinhos de danoninho coloridos, cones de
linha e etc. para
brincadeiras de encaixar, selecionar por cores, tamanhos,
formas, empilhar e
derrubar, construções, etc.
O SAPO NÃO LAVA O PÉ:
Cantar: O sapo não lava o
pé, não lava porque não
qué, ele mora lá na lagoa não lava o pé porque não qué, mas que
chulé. Trocar
a palavra sapo pelo nome das crianças, ex. O Rodrigo não lava o
pé, não lava
porque não qué, ele mora na casa dele, não lava o pé porque não
qué, mas que
chulé.
O MACAQUINHO SUBIU NA BANANEIRA:
Cantar: O macaquinho subiu
na
bananeira, comeu muita banana e ficou com uma coceira ( 2x ), a
cabecinha
coça, coça, coça, a orelhinha coça, coça, coça, o narizinho
coça, coça, coça.
Repete-se o refrão e canta mais 3 partes do corpo, até chegar no
pé, por último
canta-se o corpo todo coça, coça, coça.
BRINCADEIRA DA CEGONHA:
Duas pessoas, uma em cada
ponta, carregar o
bebê dentro de um lençol, movimentar
suavemente.
BRINCADEIRA COM COLCHONETES:
Com 3 colchonetes
empilhados,
encostado nestes 2 colchonetes empilhados e depois um, fazer a
criança subir
na pilha de 3 e ir descendo até sair no outro lado, onde tem
apenas um,
inverter subindo onde tem um de descer onde tem
3.
BRINCADEIRA DAS SENSAÇÕES:
Com água morna, fria,
gelada, gelatina, etc.
BRINCADEIRA COM PETECA
CAVALO GULOSO:
Cantar: Eu tinha um cavalo
guloso que comia capim, de
tanto comer capim minha barriga ficou assim ( fazer gesto de
barriga grande ).
EU VI:
Cantar: Eu vi, eu vi, eu
vi uma abelha, será que ela queria morder a
minha orelha. (Troca-se o animal rimando com a parte do corpo,
ex. perdiz com
nariz).
BATE PALMINHA:
Cantar: Bate palminha
bate, palminha de São Tomé, bate
palminha bate prá quando mamãe vier. Pode-se substitui de São
Tomé pelo
nome da professora e cantar uma vez para cada criança dizendo
prá qual
criança e no final cita quem vem buscar a
criança.
PALMINHAS, PALMINHAS:
Cantar: Palminhas,
palminhas nós vamos bater
depois as mãozinhas prá trás esconder, pode-se ir trocando:
dedinhos, dedinhos
nós vamos estalar, depois os dedinhos prá trás esconder,
pezinhos, etc.
BOLINHAS DE SABÃO:
O professor faz e diz qual
criança deve pegá-la.
CHOCALHOS:
Construir com sementes,
arroz, feijão e etc., bem vedados para
que os bebês não possam abri-los, cantar músicas e estimular os
bebês a
acompanharem o ritmo batendo os chocalhos no chão, sacudindo,
etc.
PISTA, DADOS, CAIXA DE TEXTURAS:
Construir com lixa,
esponja, algodão,
EVA, veludo, cânhamo (tela para tapeçaria), velcro e
etc.
CAIXINHA DE CHEIROS:
Canela, cravo,
noz-moscada, pimenta, café,
perfumes, chás,
etc.
CAIXINHA DE SABORES:
Alimentos ou frutas
ácidos, doce, azedo, salgado.
CAIXAS COM FORMAS
(triângulos, círculos,
quadrados, retângulos ) recortar
as formas na caixa e torná-las menores, solicitar que as
crianças coloquem no
formato igual.
ESPELHO:
Jogar beijo, localizar
partes do corpo, dar tchau, etc.
CAIXA GRANDE (
geladeira, fogão):
pendurar móbiles e estimular que a criança
entre na caixa.
CÂMARA DE PNEUS GRANDES FORRADAS:
Sentar o bebê acavalado
nela.
ESCONDER O ROSTO E OBJETOS E FAZER APARECER.
BALÕES:
Com ou sem música fazer
atividades ou danças com os balões,
assoprar, jogar, etc.
JORNAL:
Rasgar, amassar (cuidar
para não colocarem na boca)
VAI E VEM:
A professora e a
estagiária demonstram para os bebês, através da
visão eles vão se apropriando de como é a
brincadeira.
PNEUS:
Segurar o pneu para que
passem por dentro, com o auxílio do
professor, caminhar por cima do pneu, ensinar os conceitos de
dentro e fora do
pneu.
ELÁSTICO:
Andar sobre o elástico,
colocar o elástico em diversas alturas para
ensinar alto e baixo, abrir o elástico para que entrem e saiam
ensinando os
conceitos de dentro e fora, colocar bem baixo e pedir que passem
por cima,
mais alto e pedir que rastejem por baixo, permitir que sintam a
textura
esticando e encolhendo o elástico ( cuidar para que não se
machuquem),
amarrar um objeto e jogar para a criança (objetos que não
machuquem),
pendurar um elástico no teto e na altura das crianças amarrar
uma bola leve,
incentivar que rebatam a bola que a professora
joga.
NÍVEL MATERNAL
ARCOS:
# Volante: dirigir em diversas direções.
# Túnel
# Passar pelo corpo.
# Entrar e sair com o arco no chão.
# Construir caminhos e pular com os dois pés, começar a ensinar
a pular com
um pé só.
# Gol.
# Rolar o arco.
# Girar o arco no chão.
# Trem ( com os bambolês já meio estragados ).
# Jogar para cima.
# Pular corda com o arco.
# Lançar em algum alvo.
# Girar no braço e no pé.
# Coelhinho sai da toca.
CORDA:
# Caminhar sobre a corda fazendo uso do faz de conta ( fazer as
crianças
imaginarem situações que o professor vai falando ).
# Pular sobre a corda de um lado para outro, com os dois pés
ou
alternadamente com um pé e outro, com a corda no chão ou a uma
altura que
consigam pular.
# Passar por baixo da corda em várias alturas.
# Com várias cordas, em alturas alternadas: passar por baixo,
por cima,
rastejar.
# Cobrinha.
# Fazer o trenzinho com a corda.
# Cabo de guerra ( em local com grama, para que não se machuquem
ao cair e
também com um número pequeno de crianças ).
# Com cordas pequenas fazer de conta que está levando um
animalzinho para
passear.
# Professor e auxiliar cada um pegando numa extremidade da
corda, passar a
corda por cima e por baixo do grupo de alunos.
#
ENSINAR A PULAR
CORDA (Provavelmente todos alunos que no
ano
seguinte avançarão para o pré conseguirão aprender
).
BOLAS:
GRANDE:
# Chutar, rolar, quicar com as duas mãos, jogar para cima e
tentar encaixar,
todas essas atividades de forma individual, em duplas ou
grupos.
MÉDIA:
# Rolar a bola contornando o seu corpo.
# Quicar e pegar andando em espaço pré determinado.
# Atividades com as crianças de posse de uma bola e sentadas ,
rolar a bola de
um para outro, um sentado o outro contorna rolando a bola,
sentados com
pernas afastadas ao comando do professor colocar a bola dentro
(entre as
pernas), ao lado, em cima, etc.
PEQUENA:
# Bolinhas de tênis ou de meia, atividades variadas como:
esconder as bolinhas
para que procurem, rolar, jogar pouquinho para cima e tentar
pegar, etc.
JOGOS E BRINCADEIRAS:
ESCONDE-ESCONDE
ACORDA SEU URSO:
Uma criança será escolhida
para ser o “seu urso” e
deverá ficar afastada do grupo fingindo que está dormindo, os
demais ao
comando do professor irão passando por obstáculos pré
determinados até
chegar ao local onde seu urso está dormindo, ao sinal do
professor todos gritam
“acorda seu urso” e correm de volta para o local onde estavam
anteriormente
sendo que o seu urso fica bravo que foi acordado e corre atrás
dos demais ( o
professor pode ir contando historinhas onde os alunos imaginam
pontes, rios,
jacarés, etc.).
GATO E RATO:
Pode-se brincar da maneira
tradicional ou com as crianças em
círculo com as pernas afastadas e os pés encostados nos pés do
colega, o gato
e o rato só poderão entrar e sair do círculo por entre as pernas
dos colegas.
HISTÓRIA DA SERPENTE:
Canta-se: Esta é a
história da serpente que subiu o
morro para procurar um pedaço do seu rabo, hei você aí faz parte
do meu
rabãaoo. Cada criança que é apontada pelo professor passa por
entre as pernas
dos demais que já estão na fila da serpente e seguram na cintura
do último e
assim a brincadeira continua até que todos façam parte da
serpente.
PINTINHOS E A RAPOSA:
A mamãe (professor) fica a
uma distância do grupo
de alunos e um aluno ou a estagiária fica no meio, a mamãe diz:
“meus
pintinhos venham aqui”, eles dizem: “não podemos mamãe temos
medo da
raposa”, a mamãe diz: “MEUS PINTINHOS VENHAM JÁ AQUI”, os
pintinhos
correm em direção a mamãe e a raposa tenta pegar alguém, a
criança que foi
pega vira gavião.Pode-se fazer esta brincadeira utilizando-se
todos os
predadores e suas presas, ex. cobra/passarinho, gato/rato,
gavião/pintinhos,
outros.
OVO CHOCO:
Crianças sentadas em
círculo, o professor com uma bola na mão
vai fazendo a volta por fora do círculo e cantando: “Ovo, ovo
choco quem olha
prá trás leva um tapa no rosto e não brinca mais”, ao terminar o
verso coloca a
bola atrás de um aluninho e este deverá pegar a bola e correr
tentando acertála
no professor, se não conseguiu acertar ele segura a bola e a
brincadeira
recomeça. Sugestão: trocar a palavra tapa no rosto por beijo no
rosto ou
explicar para as crianças que é uma brincadeira que vem passando
de pais para
filhos há tempos e antigamente era brincada
assim.
JOÃO PALMADA:
DANÇA DAS CADEIRAS:
Com música, as crianças
vão dançando e fazendo
algum movimento mostrado pelo professor, quando a música pára
cada um
senta numa cadeira.
QUEBRA-CABEÇAS:
Com peças grandes e em
número de 3 a 5 ou 6 peças.
BOLICHE
BOLA AO CESTO
JOGOS DE SEQUÊNCIA LÓGICA
JOGOS DE ENCAIXE
CIRCUITO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS
BRINCADEIRAS E DANÇAS COM BALÕES
PASSAR ANEL
DRAMATIZAÇÃO DE HISTÓRIAS
MORTO E VIVO
JOGO DA MEMÓRIA COM POUCOS PARES
ESTAFETAS
ALERTA COM O NOME DOS ALUNOS
BATATA QUENTE
CAÇAR URSINHOS:
Simular através da
imaginação uma caçada de ursinhos.
ROUBAR O RABO
IMITAÇÃO DE ANIMAIS
JORNAL:
rasgar em tiras, fazer
bolinhas de todos os tamanhos, jogar com elas,
etc.
AMARRAR CORDA NAS ÁRVORES:
Fazer atividades tais
como: se pendurar,
balanço com um pedaço de madeira na ponta, corda presa numa
árvore e em
outra a uma altura perto do chão e outra mais alta que a altura
das crianças,
caminhar por cima da corda baixa se segurando na mais alta.Todas
essas
atividades verificar muito a segurança das
crianças.
ELEFANTINHO COLORIDO
AMARELINHA
ROLINHO:
Ensinar o rolamento para
frente dando segurança para as crianças.
ELÁSTICO:
As mesmas atividades do
berçário porém com grau de dificuldade
maior.
PNEUS:
Rolar, andar sobre os
pneus, pular para dentro e fora, em duplas
carregar o pneu de um lugar a outro, entrar dentro do pneu e
carregá-lo de um
lugar a outro, jogar bolas tentando acertar dentro do
pneu.
NÍVEL PRÉ
ARCOS:
# Todas as atividades do maternal, mais:
# De mãos dadas em círculo, passar o arco para o colega da
direita, até que
tenha passado por todos.
# Estafeta: em fileiras, passar o arco pelo corpo e entregar
para o colega de
trás.
# Lançar na garrafa pet, no colega ou outros alvos.
# Basquete: o professor segura o arco.
# Ensinar a bambolear na cintura, braço.
# Espalhar arcos pelo espaço e desenhar letras dentro.
# Fazer o arco correr e passar por dentro dele.
# Em duplas, um rola o arco para o outro.
# Em duplas, um joga o arco para o outro.
# Atividades de dentro, fora, em cima, em baixo, alto, baixo, na
frente, atrás,
direita, esquerda.
CORDA:
# Caminhar sobre a corda para frente, para trás, de
lado.
# Com várias cordas: passar por cima, por baixo
# Corda esticada no chão: ir pulando para frente com os pés
afastados (um pé
de cada lado da corda), pés afastados ir pulando de
costas.
# Corda esticada no chão: pular com os dois pés juntos de um
lado para outro
da corda.
# Corda esticada no chão: pular com um pé só de um lado para o
outro.
# Corda esticada no chão: vários alunos ao mesmo tempo, pular
para frente e
para trás da corda.
# Corda esticada no chão: o aluno deita em cima da corda (na
cintura) e vai
rolando o corpo e se enrolando na corda até enrolar toda e
depois desenrola.
# Ensinar as crianças que ainda não sabem a pular corda, as que
já sabem
aumentar o grau de dificuldade como: pular dois juntos,
reloginho.
# Pular corda cantando as músicas:
“salada saladinha bem temperadinha com sal, limão, pimenta,
aguenta (quando
canta agüenta aumenta a velocidade da corda).
“Com quem você pretende se casar? Loiro, moreno, careca,
cabeludo, rei,
ladrão, polícia, capitão, ursinho querido do meu
coração”.
# O professor segura a corda em uma extremidade e uma criança na
outra,
passar a corda por cima e por baixo do grupo de
alunos.
# Alunos em círculo, o professor passa a corda rasteira por
baixo dos pés das
crianças que deverão pular quando a corda se
aproxima.
BOLA:
GRANDE:
# Estafeta: em filas passar um para o outro por cima da cabeça,
variações:
passar pelo meio das pernas, um aluno passa por cima, o outro
por baixo e
assim sucessivamente,um aluno passa a bola pela direita, o
seguinte pela
esquerda e assim sucessivamente.
# Quicar a bola até um lugar demarcado, variações: por entre
obstáculos, com
as duas mãos, uma mão, mão esquerda, mão direita.
# Jogar a bola para cima e encaixar, variação: em deslocamento,
bem alto,
baixo, jogar com uma mão e pegar com as duas, jogar com as duas
mãos e
segurar com uma, etc.
# Jogar para cima, deixar quicar no chão e depois
segurá-la.
# Em duplas: um joga para o outro, variação: em grupos um joga
para o outro,
podem ir soletrando o alfabeto cada vez que pega a
bola.
# Rolar a bola e correr para pegá-la, variação: rolar a bola e
correr na frente,
abrir as pernas para que a bola passe.
# Quicar a bola e pular por cima dela, variação: quicar e passar
a perna por
cima da bola, só a perna direita, só a esquerda, alternando as
pernas.
MÉDIA:
# Pode-se fazer as mesmas atividades acima, preferencialmente
propiciando
que as crianças manuseiem bolas de diferente tamanhos e pesos,
se alguma
criança não consegue realizar determinada atividade com uma bola
menor
ofereça uma maior.
PEQUENA ( DE TÊNIS, MEIA, MASSAGEM,
BORRACHA
# Lançar para o alto e segurar.
# Lançar em algum alvo.
# Boliche.
# Fazer o número 8 entre as pernas, rolando a bola com as mãos,
variação:
sem rolar, passando de uma mão para outra.
# Lançar a bola de uma mão para outra.
# Lançar a bola na parede e tentar pegá-la.
# Com as garrafas pet cortadas, pega-se a parte do gargalo, com
a bolinha
pequena dentro joga-se para cima e tenta encaixar, varição: em
duplas ou
grupos, cada criança com dois pet, joga de um para o
outro.
# Em círculo, as crianças bem próximas um do outro, viram todos
para a direita
e faz massagem no colega da frente, troca o lado e faz no
outro.
JOGOS E BRINCADEIRAS:
ROUBAR O RABO
SEMPRE DOIS, NUNCA TRÊS
PASSA PASSARÁ:
Duas crianças são
destacadas, vão para longe do grupo e
cada uma escolhe uma fruta, depois disso erguem os braços
encostando as
mãos uma na outra formando um túnel, as outras crianças passam
em fila
cantando: “passa passará quem de trás ficará, a porteira está
aberta para quem
quiser passar, passa um, passa dois,e o terceiro eu vou pegar”,
no ouvido da
criança que foi presa perguntam de qual fruta gosta mais,
conforme a resposta
vai na fila da criança que tinha escolhido aquela fruta, no
final da brincadeira
verifica-se qual foi a fruta que teve mais
preferência.
UM, DOIS, TRÊS, UM PALHAÇO E UM CHINÊS OU BATATINHA FRITA
1,
2 ,3:
O professor coloca-se a
uma distância do grupo, as crianças ficam uma ao
lado da outra formando uma fileira, o professor ao dizer
batatinha frita 1,2,3
vira-se de costas para o grupo, as crianças deverão deslocar-se
rapidamente
para a frente enquanto o professor não volta-se para eles se, ao
virar-se o
professor enxergar alguém ainda se deslocando ou mexendo-se
volta para trás
do último.
JOGOS DA MEMÓRIA:
Se não houver no espaço é
bem fácil de confeccionar.
QUEBRA-CABEÇAS:
De 6 a 20 peças dependendo
da idade e do nível das
crianças.
DOMINÓ
CAÇADOR
QUEIMADA
ALERTA
TELEFONE SEM FIO
PÉ DE LATA
CADEIRINHA
BINGO ATÉ O NÚMERO 10:
Vai anotando o número no
quadro para eles
procurarem na cartela.
DURO E MOLE
CABRA CEGA
GATO MIA
POLÍCIA E LADRÃO
PEGA-PEGA
ESTÁTUA
QUATRO CANTOS:
As crianças são divididas
em 4 grupos, cada grupo escolhe
o nome de um animal, no meio fica um caçador. O professor diz
bem alto: leão
e tigre, os 2 grupos devem trocar de lugar e o caçador tenta
pegar alguém, se
conseguir este vira caçador e o caçador vai para o grupo
dele.
ATIVIDADES VARIADAS PARA BERÇÁRIO, MATERNAL E
PRÉ:
# Com música, mostrar movimentos que deverão ser realizados
pelas crianças.
# Atividades com pneus de moto, carro, bicicleta: rolar, entrar
dentro do pneu e
carregá-lo até um ponto determinado, carregar o pneu em duplas,
grupos,
caminhar por cima de pneus enfileirados, pular para dentro de
pneus
enfileirados, rolar e correr atrás para pegar o pneu, em duplas
um rola o pneu
para o outro, alunos maiores pular sobre o pneu em pé,
etc.
# Pés de lata que podem ser confeccionados com latas de leite em
pó ou latas
de sardinha ( para crianças menores).
# Vai-vem confeccionado com corda de varal e litros pet, com as
crianças do
maternal realiza-se o movimento mais devagar e o professor
realiza o
movimento junto com a criança, nas turmas de pré as crianças
fazem duplas
para brincar e pode-se aumentar a complexidade fazendo
movimentos dos
braços para frente e para trás, um braço para cima e outro para
baixo, soletrar
o alfabeto, mais velocidade no movimento, etc.
# Atividades com elástico: com as turmas de pré ensina-se os
movimentos de
pular elástico, com as crianças do maternal pode-se por o
elástico bem baixo e
fazê-los pular para dentro, fora, rastejar por baixo, andar
sobre o elástico,
deixar as crianças manusearem o elástico sentindo sua textura,
esticando e
encolhendo, amarrar uma bola na ponta do elástico e pendurá-lo
no teto
fazendo um círculo de crianças onde cada uma joga a bola para
outra.
# Caminhar sobre meio fio ou muro baixo.
# Atividades com jornal: rasgar, amassar, rasgar em tiras,
confeccionar
pompons, bolas, rabos (para a brincadeira de roubar o rabo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são bases para uma grande construção: