sábado, 25 de julho de 2015

Sequência de luz e sombra


Nível: Berçário












I. Objetivos:

Proporcionar a investigação, por parte das crianças, de alguns fenômenos presenciados e vividos por elas;Despertar a curiosidade e o gosto pelas descobertas;Favorecer a participação em diferentes atividades, envolvendo a observação sobre a ação da luz e da sombra;Propor jogos e brincadeiras variadas com luz e sombra produzidas com materiais diversos (lanternas, abajures, cabanas, panos, etc.);Favorecer a interação entre as crianças por meio das brincadeiras;Socializar as experiências das crianças usando o registro fotográfico;Organizar o espaço físico com propostas que favoreçam a escolha das crianças.

II. Conteúdos:

Participação em diferentes atividades que envolvam a observação e a pesquisa sobre a ação da luz e da sombra;Exploração de diferentes brincadeiras e jogos;Exploração do espaço físico.

III. Etapas planejadas:

1º dia:

Observação das crianças e apresentação da proposta para as educadoras e explicação do que será realizado.

2º dia:

Brincadeiras com o retroprojetor com as mãos e o corpo;
Organizar um canto com livros e contar as histórias e apresentar as imagens, iluminando com a luz de um abajur ou lanterna

Teatro de sombras com lanterna

3º dia:

Teatro de sombras.
Brincadeiras com os fantoches de papel-cartão com a luz de lanternas em outros espaços da sala.

4º dia:

Produção de sombras simples com o auxílio de lanternas.
Cobrir lanternas com papel celofane de diferentes cores e deixar uma caixa com fundo branco para que as crianças apontem as lanternas para ele e observem o que acontece.

5º dia:

Divertindo-se com sombras – Sombras em movimento.Brincar no espaço externo da creche para observar as sombras produzidas no chão.Desenhar com giz as sombras das crianças em diferentes lugares.Oferecer peixes, cachorros, gatos, entre outros bichos confeccionados com papel-cartão.Brincar com sombras em vasilhas de água.

6º dia:

Organizar propostas variadas com o tema luz e sombra. Construir perto das crianças uma cabana, usando um pano escuro e cadeiras, mesas ou caixas. Tentar deixá-la completamente escura e chamar as crianças para que entrem e brinquem com luzes de lanternas.Brincar com a luz da lanterna sob as mãos e pés bem próxima a eles, para que observem o que acontece.Colocar uma lanterna acesa perto de alguns objetos para que observem quais deles a luz atravessa e quais não (separar potes plásticos transparentes, bexigas, bola, entre outros).Oferecer os animais de papel-cartão para que brinquem de fazer sombras nas paredes.

7º dia:

Coreografia atrás do lençol.Apresentar uma música coreografada.Assim que terminar, propor que as crianças se aproximem para que reinventem seus próprios movimentos.Oferecer chapéus, fantasias e objetos diversos e incentivar que observem umas as outras.

8º dia:

Oferecer caixas de imagens (toda preta por fora com apenas um furo na extremidade superior para encaixar uma lanterna). Haverá em uma das laterais um espaço para trocar as imagens e um furo para que as crianças possam observá-las.Colocar em uma caixa grande várias lanternas encaixadas em furos, encapadas com papel celofane colorido para que as crianças observem a produção de vários focos de luz em diferentes direções e cores.Projetar a sombra dos próprios rostos das crianças na parede com um papel branco fixado, para que brinquem com o contorno com o auxílio de canetas ou giz de cera.