sábado, 7 de setembro de 2013

Sequências de atividades do 4º Bimestre: Maternal, Pré I e Pré II.

Maternal

LOE- Nomes

Apresentação dos cartões com os nomes das crianças.
Em roda utilizando um quadro de pregas, apresentar cada nome devidamente identificado por sua foto. Será proposto que cada criança faça um desenho no cartão.
 Fazendo a chamada
Mostrar a ficha de chamada para os alunos. O dono da ficha deverá pegar a sua ficha e retornar para o seu lugar. Serão mostradas para a turma as fichas dos alunos ausentes.  
 Ouvir músicas que envolvam o nome do aluno. (Varias aulas).

Cantar música envolvendo o nome da criança com o apoio do cartão.
As músicas serão variadas:
A canoa virou,
Mamãe é uma bola;
Comeu pão na casa do João;
 Onde está meu nome
Distribuir os cartões na roda, todas as crianças deverá senta-se onde está o seu nome. Essa brincadeira deve ser realizada com música.
A Canoa Virou.
Formar uma roda com as crianças e colocar no centro da roda os cartões com os nomes. Cantar a música “A Canoa Virou...”. Ao ouvir seu nome a crianças irá ao centro da roda, ficando junto do seu cartão.



Pré 1

LOE- Poesias


Leitura da poesia
O.D-Ler a poesia no sulfitão : Infancia
INFÂNCIA
ANINHA PULA AMARELINHA
HENRIQUE BRINCA DE PIQUE
MARÍLIA BRINCA DE MÃE E FILHA
MARCELO É O REI DO CASTELO
MARIAZINHA SUA RAINHA
CAROLA BRINCA DE BOLA
JOÃO DE POLÍCIA E LADRÃO
JOAQUIM ANDA DE PATINS
TIETA DE BICICLETA
E JANETE DE PATINETE.
LUCINHA! EU ESTOU SOZINHA.
VOCÊ QUER BRINCAR COMIGO?
(Sonia Miranda. Pra boi dormir. Rio de Janeiro: Record, 1999).
Desenho da brincadeira
O.D-As crianças irão desenhar a brincadeira que mais gosta de acordo com a poesia.
Escrita com banco de palavras
O.D- Os alunos irão escrever de os nomes das imagens de acordo com a poesia e tendo como referência o banco de palavras.
Escrita e leitura de listagem
O.D- Os alunos irão escrever a brincadeira preferida de acordo com a poesia com alfabeto móvel e irão ler para seus colegas e professora.
Pintar palavras
O.D- Os alunos receberão a poesia impressa para pintar 3 palavras que a professora ditar na poesia.



Pré2 Atividade Permanente

LOE- Tirinhas

Leitura de uma “tirinha”
A professora realizará a leitura estimulando a observação dos alunos quanto aos personagens e suas expressões.
Listagem dos personagens
A listagem será realizada no blocão, os alunos falarão os nomes e a professora será a escriba. A listagem ficará exposta para a leitura coletiva.
Ordenar as cenas das tirinhas
A professora entregará para cada mesa uma história em tirinha de forma desordenada para que as organize e cole em sequência.
Produção de texto coletivo
Os alunos irão contar a história forme as imagens que organizarão formando uma história coletiva.
Escrita  e Revisão das falas em duplas.
Os alunos irão escrever em duplas nos balões das tirinhas as falas e depois trocarão com outras duplas para realizar a revisão da escrita das tirinhas.



Avaliação: Observação e participação dos
 alunos nas atividades propostas.