terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sequência de movimento: O corpo e o mundo


Nível: Educação Infantil- Pré II (5-6anos)

Período: 1ºbimestre

Objetivo: Desenvolver e estimular a psicomotricidade


Atividade 1 - Dançando com comando


Orientação didática: As crianças dançam algumas músicas. Enquanto dançam, a professora dará algum comando que deverá ser feito quando a música parar. Por exemplo: deitar no chão e juntar os pés com o do amiguinho, dar um abraço no amigo, colocar a mão no joelho do amigo, fazer massagem no ombro do amigo, sentar e encostar as costas com as costas do amigo, e assim por diante. Em seguida, para finalizar a atividade desse dia, as crianças dançarão em duplas uma música do mesmo CD, escolhida por elas, mas terão que segurar uma bola com seus troncos até finalizar a canção, fazendo o possível para não deixá-la cair.


Atividade 2 — Serpente


Orientação didática: Apresentar para as crianças a música A Serpente. Ao apresentá-la, a professora poderá iniciar uma serpente dançando pela quadra e, cada vez que a música chegar no trecho "você também faz parte do meu rabão" , uma criança passa no meio das pernas de todos que estiverem na serpente até chegar no fim.


Atividade 3 — Dança do bambolê:


Orientação didática: Para cada criança, haverá um bambolê no chão e, ao som de músicas, elas dançarão livremente pela quadra. Quando a professora parar a música, as crianças devem entrar no bambolê. A cada nova rodada, a professora tira um bambolê da brincadeira e, quando a música parar novamente, a criança que ficou sem bambolê deve entrar em outro bambolê, mesmo que já esteja ocupado. A brincadeira será finalizada quando sobrarem três bambolês no chão, para evitar que as crianças se apertem demais e acabem se machucando.



Atividade 4 — Brincar de ovelhas e lobos

Orientação didática: Uma criança é o lobo e as outras são as ovelhas. Ao som de uma música rápida, as ovelhas saem de seus refúgios (bambolês) para passear. Quando o ritmo mudar para o som de uma música lenta, sai o lobo para capturar as ovelhas, que devem voltar correndo para seus refúgios.



Atividade 5 — Dançando com a bola


Orientação didática: As crianças formarão uma roda e, no centro, haverá uma bola. Ao som das músicas do CD Quem Canta Seus Males Espanta, as crianças dançarão de mãos dadas e, ao mesmo tempo, deverão chutar a bola uns para os outros, tomando cuidado para não deixar a bola sair de dentro da roda


Obs: As atividades serão repetidas para  a participação de todos os alunos.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Expectativas de Aprendizagem em Matemática para educação infantil




Nível: Educação Infantil



A- Recitar a série numérica.

Atividades

- Competição de recitação.


- Brincadeiras de esconde-esconde e corda.



B- Estabelecer correspondência termo a termo,

respeitando a ordem convencional da série.

Atividades

- Jogos de percurso com números.

- Jogos de preenchimento.

- Guerra das pipocas.



C- Reconhecer os algarismos.

D- Interpretar números de um a dois dígitos.

E- Registrar quantidades.

F- Resolver problemas.

Atividades

- Bingo.

- Problemas da caixa.

- Jogo dos dados.

- Situações problemas.

- Histórias: Caminhão de laranjas, Gigi

comilona e Camilo comilão.