sábado, 21 de julho de 2012

Alfabetização: Algumas atividades podem ajudar as crianças e os jovens no processo de alfabetização


Leitura em rodas

O que é: o professor organiza a turma em uma roda e faz a leitura em voz alta de diferentes tipos de texto (contos, poemas, notícias, receitas, cartas etc.).

Quando propor: diariamente, tomando o cuidado de trabalhar cada tipo de texto várias vezes, para que a turma se familiarize com ele, e de variar os gêneros, para que o repertório se amplie.

O que a criança aprende: esse é o principal canal de acesso ao mundo da escrita, essencial para os filhos de pais analfabetos ou que têm pouco contato em casa com livros, revistas e outros materiais. Na atividade, a criança se familiariza com a linguagem dos livros (onde há histórias que divertem), dos jornais (que trazem notícias), dos manuais (que ensinam a usar um aparelho) etc. Assim, ela aprende que cada um é produzido e apresentado de uma forma diferente e, assim, começa a perceber a diferença entre a língua falada e a escrita.



Ler para aprender a ler

O que é: a confrontação da criança com listas (de nomes, frutas, brinquedos etc.) e textos que ela conhece de cor - como cantigas, parlendas e trava-línguas -, propondo que neles ela encontre palavras ou "leia" trechos (antes mesmo de estar alfabetizada).

Quando propor: em dias alternados com as atividades de escrita. A atividade deve ser realizada só com alunos não alfabéticos. Para os alfabetizados, é aconselhável propor outras tarefas de leitura, já que eles conseguem ler com autonomia.

O que a criança aprende: acompanhando o texto com o dedo enquanto recita os versos, o aluno busca meios de "descobrir" as palavras fazendo o ajuste do falado para o escrito. Isso acontece porque ele já sabe "o que" está escrito (condição para a realização da atividade) e precisa pensar somente no "onde". Ele reconhece as primeiras letras e partes de palavras conhecidas ou identifica as que se repetem. Para isso, ele se vale de estratégias de leitura, como a antecipação. No caso das listas, ele prevê qual será determinada palavra por já conhecer o tema em questão - frutas, cores - e, no caso dos textos memorizados, por já saber o que está escrito. Outra estratégia é a verificação, que consiste na identificação de uma letra conhecida que esteja no começo ou no fim da palavra e que confirme a antecipação feita.



Escrever para aprender

O que é: a escrita de textos memorizados - como cantigas, parlendas, trava-línguas e quadrinhas - ou de listas (de nomes, frutas, brinquedos etc.) que podem ser escritos com lápis e papel ou com letras móveis.

Quando propor: em dias alternados com as atividades de leitura para reflexão sobre o sistema de escrita. A atividade deve ser realizada com alunos não alfabéticos. Para os alfabetizados, é aconselhável propor um trabalho sobre ortografia ou pontuação, uma vez que eles já sabem escrever.

O que a criança aprende: concentrada apenas no sistema de escrita - pois o conteúdo ela já sabe de cor -, a criança pode se voltar apenas ao "como escrever", pensando em quantas e quais letras usar. Ela se esforça para encontrar formas de representar graficamente o que necessita redigir, avançando no processo de alfabetização.



Ditado para escriba

O que é: a turma cria oralmente um texto num gênero específico - conto, carta, bilhete, receita, notícia etc. -, mesmo sem estar alfabetizada, e a professora escreve no quadro. É condição didática para a atividade as crianças conhecerem o gênero. Dessa forma, mesmo sem saber definir o que são uma carta ou um conto de fadas, a criança sabe diferenciá-los.

Quando propor: várias vezes por semana. Sempre que o uso da escrita se fizer necessário no dia-a-dia da sala de aula (escrita de bilhetes, convites etc.) e no desenvolvimento de projetos de leitura e escrita.

O que a criança aprende: ela se aprimora na linguagem escrita ao adaptar a linguagem oral (mais coloquial) às exigências de um texto no que se refere às suas características. Há ainda o trabalho de revisão dessa produção, eliminando palavras repetidas.



                    Fonte: Revista Nova Escola

segunda-feira, 16 de julho de 2012

POESIA E POEMAS EM SALA DE AULA


Leitura e planejamento

Ensino fundamental

Poesia da minha aluna

Eu juro que vi

Eu vi uma aranha

Brincando com o homem- aranha.



Eu vi um leão

Comendo sopa com a mão.



Eu vi meu irmão

Caído no chão.



Eu vi uma girafa

Mordendo uma garrafa.



Eu vi um pelicano

Dentro do cano.



Eu vi no mar

Golfinhos a saltitar.



Eu vi um elefante

Muito grande.



Eu vi um fantasma

Tentando pegar uma bolacha de plasma.



Eu vi um macaco

Pulando pelo caco.



Eu vi uma mosca careta

Que pousou na sua careca.



Eu juro que vi

Que eu vi.

                          Autora: aluna Emilly da Cunha, 9 anos, 2012

Objetivos

O aluno deverá ser capaz de escutar, ler, compreender, interpretar, declamar e produzir poemas. Também deve reconhecer e fazer uso de recursos da linguagem poética, quanto à sonoridade

Organização da sala

Para a discussão dos temas, divida a turma em pequenos grupos, em duplas e, às vezes, em trios. Em outros momentos, abra uma roda, para que todos participem.

Materiais necessários

- Fotos e biografias de alguns autores, cujos poemas serão estudados em classe.

- Computadores com acesso à internet, livros de poesia.

DESENVOLVIMENTO

Comece esta sequência explicando para a classe que eles vão conhecer como alguns poetas explicam poeticamente o que é fazer poesia, e assim, ampliar o estudo da linguagem poética.

Para introduzir o assunto e conhecer o que pensam os alunos sobre o tema, pergunte a eles: O que é poesia? O que move alguém a fazer um poema? Alguém da turma já escreveu um poema? Poesia e Poema querem dizer a mesma coisa?

Roda de conversa

Depois, abra uma roda de conversa e solicite que contem o que pensaram. Essa conversa dará a você, professor, uma idéia do que seus alunos já sabem ou pensam sobre poesia. Na roda de conversa, eles vão expor o conhecimento prévio que têm do tema.

Prepare-se para ler

Em seguida, diga aos alunos que você vai ler para eles. Os poemas são semelhantes no tema: os três falam do fazer poético. Não leia todos os poemas de uma vez. Dê uma atenção especial a cada um. Estude previamente a leitura dos textos. Prepare-se para ler. Leia os poemas para a classe com bastante expressividade

Atividade : Produção de texto 

Por meio dos textos que os alunos irão produzir, você avaliará o que compreenderam do que foi estudado e se os seus objetivos de aprendizagem foram atingidos. Ensine que nenhum texto nasce pronto. Para ficar bom, é preciso escrevê-lo e reescrevê-lo muitas vezes, como fazem os bons escritores.

Diga à classe que cada um planeje o que vai escrever, faça rascunho, revise e finalmente passe a limpo seu poema. Reúna as produções dos alunos e exponha-as num mural.

Peça que produzam um poema em que falem o que é o fazer poético. Esse texto deve ser em versos, distribuídos em estrofes, com rima. Enfatize que poesia é invenção.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Sugestões de Atividades- Matemática- 4 e 5 anos


NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO

·        Contar com as crianças o número de alunos presentes na aula;

·        Agrupar meninos e meninas em cantos opostos da sala;

·        Brincadeira de amarelinha;

·        Criar situações onde as crianças utilizem a contagem em pequenas compras na sala;

·        Utilizar o calendário da sala.

·        Trabalhar com Bingo;

·        Atividades utilizando o Dado, calendário, etc.;

·        Atividade com amarelinha;

·        Trabalhar com quebra-cabeça;

·        Utilização de tampinhas de garrafas

·        Trabalhar com músicas que esteja presente a noção de quantidade;

·        Pedir à criança que distribua atividades e materiais para os colegas e no final conferir se houve sobras ou a falta dos mesmos;

·        A dança da cadeira.

·        Trabalhar como o número é utilizado na sociedade, em diferentes contextos (telefone, relógio, etiquetas de camisas, etc.)

·        Marcar o tempo utilizando o calendário;

·        Trabalhar com os alunos a importância do numeral na localização de um endereço;

·        Registro das datas de aniversários mensal dos alunos para ser exposto na sala.

·        Ler os números, compará-los e ordená-los;

·        Pesquisar os diferentes lugares em que encontramos números;

·        Investigar em situações cotidianas como os números estão ordenados e para que servem;

·        Ao ler histórias para os alunos, incluir a leitura do índice e da numeração de páginas, organizando a situação de tal maneira que todos possam participar;

·        Pesquisar informações numéricas dos colegas da sala (idade, altura, número do sapato, etc.).

·        Dominó de números e gravuras;

·        Distribuir em vários saquinhos quantidades diferentes de materiais diversos, fazer fichas com numerais e distribuí-las para os alunos, solicitar que os alunos peguem o saquinho com o número correspondente de objetos de acordo com a ficha;

·        Brincadeiras e cantigas que incluem diferentes formas de contagem. Ex: a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um bota dois...



GRANDEZAS E MEDIDAS

·        Comparar de dois em dois objetos de comprimentos diferentes;

·        Atividades de despejar, utilizando recipientes de capacidades diversas

·        Atividade com elástico: suspender dois objetos em elásticos do mesmo comprimento preso em madeira, o maior ou menor estiramento dos elásticos indicará seu peso;

·        Ordenar objetos de mesmo tamanho, mas de pesos diferentes;

·        Encher recipientes de diferentes tamanhos para que se estabeleça diferença de capacidade entre eles.

·        Jogos de esconder ou de pega, nos quais um dos participantes deve contar enquanto espera os outros se posicionarem.

·        Fazer cartaz com o calendário e pedir para as crianças identificarem o dia do aniversário dos colegas;

·        Identificar o dia da semana e o mês (atividade diária);

·        Solicitar que os alunos identifiquem datas passadas de fatos reais ou fictícios narrados pela professora;

·        Explorar o calendário solicitando dos alunos que identifiquem em que coluna está o dia de Domingo;

·        Contar no calendário os dias da semana, do mês.

·        Simular ida às compras;

·        Confeccionar dinheiro de brincadeira com os alunos;

·        Jogos





ESPAÇO E FORMA

·        Brincadeira de esconder e achar. A professora esconde um objeto para as crianças localizarem enquanto as crianças procuram à educadora media a brincadeira usando os termos quente (perto) e frio (distante);

·        Uma criança com os olhos vendados tem que localizar um objeto escondido seguindo as referências dadas pela professora;

·        Com os alunos sentados em círculo pedir que as crianças indiquem aposição que um coleguinha está sentado;

·        Trabalhar com blocos lógicos;

·        Construção de cata-vento com as crianças;

·        Trabalhar a forma geométrica com o próprio mobiliário da sala.

·        Construção de um dado com as crianças.

·        Trabalhar com pontos de referências do próprio bairro;

·        Desenhar o caminho de casa até a escola, da sala de aula até a cozinha, etc;

·        Circuito;

·        Desenhar o local do bairro onde a escola está localizada



TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

·        Leitura e interpretação de informações contidas em imagens.

·         Coleta e organização de informações.

·         Exploração da função do número como código na organização de informação (linhas de ônibus, telefones, placas de carro, roupas, calçados.

·        Produção de textos escritos coletivos, tendo o professor como escriba, a partir da interpretação de gráficos e tabelas.